Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas a todos,
    Suponho que este tema já tenha sido amplamente debatido, mas além da vossa opinião, gostaria de conhecer as vossas experiências vividas.

Estou pedir orçamentos para a construção de uma moradia, que pretendo iniciar o quanto antes e deparei-me com a questão de pedirem entre 25% a 30% logo na assinatura do contrato de construção, depois mais 30%, assim que a obra esteja a 30% e depois outros 30% com a obra a 60% e ficando apenas 10% com a obra finalizada.
    Mesmo sendo um empreiteiro sério, que incentivo têm ele para terminar a obra rapidamente se já tem o dinheiro no bolso de uma coisa que ainda não fez.
    Isto quer dizer que as empresas de construção não têm capacidade financeira para arrancar com as empreitadas?
    Ou que não tem credibilidade perante os seus fornecedores?
    Para não se correr riscos desnecessários não se devia ir pagando em percentagem igual ao que já foi realizado em obra, acho estranho que esta prática não seja o normal!?
    Se o construtor desconfia ou quer jogar pelo seguro porque não pede uma garantia bancária?
  2.  # 2

E porque não paga os 30% e pede você a garantia bancária?
  3.  # 3

Colocado por: RicardoPortoE porque não paga os 30% e pede você a garantia bancária?

Não estou a perceber,
    Se peço um serviço, quero a obra terminada o quanto antes, certo?
    Não posso fugir com a obra ou deixar de aparecer, não percebo a questão!?
    Se eu falhar com algum pagamento, o que acontece?
    O construtor termina a obra mesmo sem receber o que tem direito?
  4.  # 4

Mas quer o quê, pagar os 30% quando a obra tiver a 30%?
  5.  # 5

Garantia bancária não era bem o que pretendia dizer, mas sim uma demonstração de capacidade financeira de cumprir o que foi acordado.
    Não haver um mecanismo financeiro onde o valor seja pago mas fique retido até ao cumprimento do acordado
  6.  # 6

Colocado por: VarejoteMas quer o quê, pagar os 30% quando a obra tiver a 30%?

Isso era o ideal, claro podia ser eu a pagar logo os materiais directamente aos fornecedores com a emissão de recibos e facturas. Julgo que os materiais são pagos após a entrega, eventualmente pode ser necessário sinal, mas as construtoras quando encomendam o cimento ou o ferro também pagam semanas antes de receberem material? Os pedreiros, e outros profissionais receberam adiantamento após serem contratados?
  7.  # 7

Colocado por: FTavares
    Isso era o idial, claro podia ser eu a pgar logo os materiais mais dispendiosos directamente aos fornecedores.

Normalmente os zés da carrinha costumam aceitar essas condições, até vão ao Leroy com os clientes às compras.

Quanto aos outros é o que tem recebido nos orçamentos.
  8.  # 8

paga 15% na adjudicação e depois faz autos mensais em que vai deduzindo esses 15%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FTavares
  9.  # 9

Colocado por: marco1paga 15% na adjudicação e depois faz autos mensais em que vai deduzindo esses 15%

Também pode ser, desde que a outra parte aceite.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  10.  # 10

claro por isso é que se assina ou não assina.
    agora a meio da obra já sensivelmente 90% pago é que acho nada justo.
    Concordam com este comentário: FTavares
  11.  # 11

Já recebi de uma empresa que fez 2 orçamentos, um com materiais incluídos e outro sem os materiais incluídos, dando-me a possibilidade de ser eu a pagar ou a fornecer todo o material para a construção da estrutura.
    Pode não me ser vantajoso, mas existem tantos relatos de burlas, que se torna complicado entregar milhares de euros só por assinar um papel que não oferece qualquer garantia.
  12.  # 12

Colocado por: marco1claro por isso é que se assina ou não assina.
    agora a meio da obra já sensivelmente 90% pago é que acho nada justo.
    Concordam com este comentário:FTavares

Também fiquei um pouco surpreendido, em querem 90% com praticamente a obra a meio. Embora o responsável tenha afirmativo que poderia haver alguma flexibilidade, e contou que tem clientes que recorrem a crédito bancário e por isso foram mais flexíveis. Ainda assim não é dos orçamentos mais em conta, sei que isso vale o que vale de ser mais barato ou mais caro. Mas em contrapartida oferecia os serviços de fiscalização e de segurança, quis dizer que já estava incluído no preço esses serviços, e referiu por isso poderia apanhar orçamento mais baixos, mas o dele incluía tudo.
    Deve ser engraçado a própria empresa a fiscalizar-se a ela própria.
  13.  # 13

a normalização do absurdo parece que é um sinal dos tempos, até parece normal...
    enfim a naturalidade com que se mandam essas tretas nos negócios.
  14.  # 14

Colocado por: marco1a normalização do absurdo parece que é um sinal dos tempos, até parece normal...
    enfim a naturalidade com que se mandam essas tretas nos negócios.

Sinais dos tempos, há alguns anos era um pequeno sinal quando entravam em obra, o restante à medida que a obra ia avançando.

Isto para particulares que ninguém conhece de lado nenhum.

Para profissionais com relações de anos, continua o vai fazendo, vai recebendo.
  15.  # 15

Colocado por: marco1normalização do absurdo

Mas é que é mesmo isso.
    A faca e o queixo estão na mão dum dos lados apenas...
    Quando começam todos a orçamentar assim é complicado.
    Menos mal, pode ser que com isso, comecem a ser profissionais a gerir as obras, os contratos, os pagamentos, etc... Em vez de levarem os DO de paleio...
  16.  # 16

Sei de uma mão cheia de donos de obra que ficaram a arder ou com as calças na mão com estes adiantamentos.

Compreeendo que para arrancar com uma obra o empreiteiro compre os materiais e pague os seus custos com o dinheiro do dono de obra, pelo que há que existir um valor justo. Contratos e palavra não valem de nada nos dias de hoje.
  17.  # 17

Também conheço DO que enganaram bem o empreiteiro. O contrato tem de ser justo e que ambas as partes se sintam confortáveis
  18.  # 18

existe de tudo um pouco,

é tudo uma questão de equilíbrio sendo que neste momento os DO são o elo mais fraco.
  19.  # 19

Elo mais fraco não digo. Mas neste momento ou existe adjudicação ou tem de arranjar outro. O restante poderá ser em autos mensais mas as chaves ou acesso à casa só com tudo pago. Parece-me justo para todos.
  20.  # 20

Venham morar para Mangualde.

Dois empreiteiros, três canalizadores e um serviço de tractor, ninguém quis receverantes e para receber ainda temos de ir ter com eles e insistir para marcar um dia para nos encontrarmos

A maior vantagem de adjudicar com uma empresa "familiar", é que moram umas casas aqui ao lado, são quem faz os serviços e quando não podem, têm sempre um primo que faz.
    Concordam com este comentário: Dias12, PJ2022

0.0223 seg. NEW