Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

A casa que quero comprar não tem licença de habitabilidade e não está conforme os projetos da câmara, fazer legalização da forma que está não é possível porque não cumpre certos requisitos.

Fui ao banco saber de que forma poderia conseguir CH sem a licença e disseram-me que se tivesse um "desenho" feito pelo arquiteto de como ficaria a casa e submete-se a aprovação do banco bastaria embora fosse um processo demorado , alguém conseguiu crédito nestes moldes?

Nota: futuramente seria necessário o projeto normal de um arquiteto, este desenho seria apenas para aprovação do banco e não gastar inicialmente dinheiro num projeto completo sem garantia de aprovação do crédito

Obrigada
  2.  # 2

Colocado por: Catia1511disseram-me que se tivesse um "desenho" feito pelo arquiteto
    vulgo processo de credito para construção.

Colocado por: Catia1511não está conforme os projetos da câmara, fazer legalização da forma que está não é possível porque não cumpre certos requisitos.
    será que pode ser legalizada?? é melhor falar com a camara e contratar imediatamente um arquitecto para aferir da possível legalização pois o que não falta é casos destes cujo destino é somente demolição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Catia1511
  3.  # 3

A casa tem projeto na câmara já de 1964, os anexos que foram feitos depois é que não, daí não ser possível por exemplo fazer a legalização da casa como ela está, demolir os anexo terá sempre que ser até porque quero fazê-lo

O problema é que os anexo "cobertos" têm telhado partilhado com a casa, para a casa estar conforme o projeto da câmara teria que demolir o telhado todo + anexos e reconstruir o telhado apenas da casa
  4.  # 4

A minha questão é mesmo se alguém já conseguiu crédito bancário apenas com o desenho de como a casa ficará futuramente e só depois fazer projeto completo e submeter à câmara
  5.  # 5

Colocado por: Catia1511A minha questão é mesmo se alguém já conseguiu crédito bancário apenas com o desenho de como a casa ficará futuramente e só depois fazer projeto completo e submeter à câmara

Naturalmente que não, nenhum banco vai fazer CH nesses termos.

Quando muito crédito pessoal.
  6.  # 6

Desculpe, mas nenhum banco a vai financiar nesses moldes..

E quer mesmo comprar uma casa ilegal?
  7.  # 7

A casa era dos meus avós e passou por herança para a minha tia, por isso insistir na compra desta casa em específico e também por ser um bom negócio

Obtive esta informação do gestor de um banco mas queria saber outras opiniões porque não quero estar a gastar dinheiro à toa
  8.  # 8

Qual banco?
  9.  # 9

Totta

O gestor disse não ser um processo fácil nem rápido mas possível
  10.  # 10

Colocado por: Catia1511Totta

O gestor disse não ser um processo fácil nem rápido mas possível

Se for tão rápido como a mudar o nome do banco, bem pode esperar, que o Totta já é Santander há anos.
  11.  # 11

Estou num processo parecido, mas através de imobiliária, meteu advogado ao barulho e tudo, se não tem licença de habitação maioria dos bancos vai mandar dar umas curvas, além de que se não tem licença, possivelmente está ilegal e mais dia menos dia tem o azar de os fiscais da câmara irem lá e mandar meter abaixo coisas que podem ter sido feitas ilegalmente, e depois como é que é? Espanta-me os bancos permitirem isso
  12.  # 12

Pois, não vai ser um processo fácil :(
  13.  # 13

Colocado por: Catia1511Pois, não vai ser um processo fácil :(

Eu tive na mesma situacao
    Comprei a casa dos meus avos, paguei a legalizacao, tive que deixar tudo legal igual a planta da camara, derrubei o que estava mal,so assim o santander me aprovou o credito
    • size
    • 31 julho 2024

# 14

Colocado por: Catia1511

Pois, não vai ser um processo fácil :(

Eu diria que será um processo de concretização impossível
    À partida, nenhum banco vai financiar com hipoteca um imóvel ilegal e sem licença de utilização.
  14.  # 15

Catia é um processo complicado.

Poderão é existir difrentes 'caminhos' para conseguir o objectivo final que seria ser proprietária desse imóvel.

Como o imóvel está atualmente (ilegal) o mesmo só poderá ser vendido a quem não precise de empréstimo à habitação.

Para o banco, enquanto a casa estiver ilegal, irá considerar o mesmo como um terreno 'limpo' (sem construção), logo o valor potencial do mesmo será substancialmente inferior e normalmente não dão crédito para aquisição de terrenos 'em regime' de crédito à habitação.

Prevejo hipoteses para conseguir o seu objectivo mas não será fácil. Mas ambos estão dependentes da vontade/disponibilidade/vontade da sua tia em a ajudar.
    O banco só permite crédito à habitação quando:
    - o imóvel está totalmente legal (ou)
    - existe projecto / licença de construção válida para a construção de obra nova / recuperação de imóvel existente.

No seu caso e como refere que a legalidade do imóvel 'obriga' a obra o 'caminho' mais facil seria a segunda opção (ter licença de construção para recuperação do dito imóvel)

Assim e como quem pode submeter projecto de construção na câmara é o proprietário do imóvel, o mesmo só poderá ser submetido por ela. (Aqui falamos da disponibilidade da sua Tia para o fazer)

Para pedir licença de construção necessita de ter uma equipa de projecto para tratar do projecto de arquitectura e especialidades logo existem custos.

Tanto o processo camarário como a equipa de projecto tem custos, esses custos têm de ser assumidos por alguém.

Agora se a sua tia estiver disponível/concordar em que a Cátia assuma esses custos e que assina o processo camarário sem problemas existe hipótese de sucesso se tiver capitais próprios para fazer face a esses custos, caso contrário esqueça.
  15.  # 16

Colocado por: Moradiacoimbra
    Eu tive na mesma situacao
    Comprei a casa dos meus avos, paguei a legalizacao, tive que deixar tudo legal igual a planta da camara, derrubei o que estava mal,so assim o santander me aprovou o credito
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Catia1511

Pois também será uma possibilidade, mas teria que ser a minha tia a fazer este processo porque não posso estar a gastar dinheiro com a demolição quando a casa não é minha
  16.  # 17

Para todos os efeitos, isso é um terreno com benfeitorias. Na melhor das hipotestes consegue um crédito para construção. Isto se o terreno seja urbano.
  17.  # 18

Colocado por: amartinsCatia é um processo complicado.

Poderão é existir difrentes 'caminhos' para conseguir o objectivo final que seria ser proprietária desse imóvel.

Como o imóvel está atualmente (ilegal) o mesmo só poderá ser vendido a quem não precise de empréstimo à habitação.

Para o banco, enquanto a casa estiver ilegal, irá considerar o mesmo como um terreno 'limpo' (sem construção), logo o valor potencial do mesmo será substancialmente inferior e normalmente não dão crédito para aquisição de terrenos 'em regime' de crédito à habitação.

Prevejo hipoteses para conseguir o seu objectivo mas não será fácil. Mas ambos estão dependentes da vontade/disponibilidade/vontade da sua tia em a ajudar.
    O banco só permite crédito à habitação quando:
    - o imóvel está totalmente legal (ou)
    - existe projecto / licença de construção válida para a construção de obra nova / recuperação de imóvel existente.

No seu caso e como refere que a legalidade do imóvel 'obriga' a obra o 'caminho' mais facil seria a segunda opção (ter licença de construção para recuperação do dito imóvel)

Assim e como quem pode submeter projecto de construção na câmara é o proprietário do imóvel, o mesmo só poderá ser submetido por ela. (Aqui falamos da disponibilidade da sua Tia para o fazer)

Para pedir licença de construção necessita de ter uma equipa de projecto para tratar do projecto de arquitectura e especialidades logo existem custos.

Tanto o processo camarário como a equipa de projecto tem custos, esses custos têm de ser assumidos por alguém.

Agora se a sua tia estiver disponível/concordar em que a Cátia assuma esses custos e que assina o processo camarário sem problemas existe hipótese de sucesso se tiver capitais próprios para fazer face a esses custos, caso contrário esqueça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Catia1511

Muito obrigada pelo seu comentário

Pois também já me disseram que seria possível fazer crédito como autoconstrução mas para isso a casa teria que ser considerada devoluta
  18.  # 19

Catia

não há almoços gratis...
    contate um gabinete de projetos por forma a aferir a possibilidade de legalização desse imovel, quem sabe se até não será preciso demilições.
    claro que tem de ficar escrito que as despesas com esse processo poderiam ficar refletidas no preço.
    ou seja tem de investir ou então partir para outra.
  19.  # 20

Colocado por: Catia1511

Muito obrigada pelo seu comentário

Pois também já me disseram que seria possível fazer crédito como autoconstrução mas para isso a casa teria que ser considerada devoluta

Cátia julgo que não é necessário o imóvel estar devoluta. A melhor coisa é pedir reunião na câmara para melhor preceber como legalizar, passos e requisitos depois logo vê

0.0200 seg. NEW