Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde! Actualmente, moro na casa da minha mãe, com o meu filho pequeno, e devido a questões financeiras, não consigo comprar casa própria. Estou a considerar transformar a garagem da casa num T2, pois é bastante espaçosa. A garagem é no sub-solo, no entanto uma das paredes tem acesso ao exterior, pelo que (e pela area/forma da mesma) consigo colocar janelas para a sala e a cozinha. No entanto, os quartos e WC ficariam sem ventilação natural. Como posso solucionar este problema? Aquelas grelhas de ventilação serão suficientes? (Pois a grelha ficaria "aberta" para a sala, que tem ventilação, mas não diretamente para o exterior). A garagem tem electricidade mas não água/esgotos, pelo que vão ter que ser colocados... quem tiver dicas sobre uma obra deste género, agradeço 😊
    • size
    • 5 agosto 2024

# 2

Necessariamente, tem que recorrer a um arquitecto para verificar e projectar essa suposta possibilidade.
  2.  # 3

questões legais à parte, porque estamos a falar de obras que necessitam de licenciamento, que à face do PDM da zona, podem nem ser legais de serem feitas.

os quartos e wc, se não tem ventilação natural, podem ter ventilação mecânica. e pelo menos o wc deverá ter obrigatóriamente porque a humidade dos banhos vai-se espalhar pela casa toda, vai ficar com os tetos todos pretos com o bolor, etc.

os quartos, pode fazer as paredes em cima em vidro, como algumas janelas, para ir buscar claridade e ventilação às janelas da sala.

o maior problema para mim são as humidades, como estão as paredes subterradas? existem vestigios de humidade?

mas olhe que isso para ficar bem feito não vai ficar barato e sem saber areas eu diria que gasta ai 50k sem problema nenhum.

até pode encontrar alguem que diz que faz por metade, mas corre o risco de gastar o dinheiro e passado meia duzia de anos ter uma casa cheia de bolor, onde não dá prazer nenhum viver.
  3.  # 4

Monte um AC com 1 ou 2 unidades interiores. Não gasta mais de 3K e resolve o problema de humidades e frio no inverno. E o consumo elétrico é muito razoável.
    As paredes interiores devem ser em pladur e as portas interiores podem ter as partes superiores em vidro martelado. Na cozinha coloque um extrator direto para a rua.
    Para a agua coloque tubagem exterior, os esgotos é mais complicado se não tiver um desnível para o esgoto principal.
    Claro que tudo isto é ilegal mas se não prejudicar nenhum vizinho pode sobreviver muitos anos.
    • marize
    • 5 agosto 2024 editado

# 5

Carina tem vizinhos próximos? Que pudessem denunciar a intervenção? E ainda, há outros eventuais herdeiros dessa casa?

Viver no andar abaixo da mãe é reviver as suas histórias do passado. Pense com carinho em como manifestar o seu futuro, tentando ficar nesse lugar o menor tempo possível.
  4.  # 6

Colocado por: marizeCarina tem vizinhos próximos? Que pudessem denunciar a intervenção? E ainda, há outros eventuais herdeiros dessa casa?

Viver no andar abaixo da mãe é reviver as suas histórias do passado. Pense com carinho em como manifestar o seu futuro, tentando ficar nesse lugar o menor tempo possível.
  5.  # 7

Tenho vizinhos, mas penso que nao trariam problemas, pois a minha casa é isolada da deles e não os afetaria em nada... os restantes herdeiros não levantaram objecções à construção...
  6.  # 8

Colocado por: Carinaabreuos restantes herdeiros não levantaram objecções à construção...

Se um deles mudar de ideias dentro de 2 anos, a Carina gastou o dinheiro próprio na casa "dos outros"?! Naturalmente que é também da sua mãe, mas na verdade as vidas mudam...
  7.  # 9

Colocado por: pauloagsantosquestões legais à parte, porque estamos a falar de obras que necessitam de licenciamento, que à face do PDM da zona, podem nem ser legais de serem feitas.

os quartos e wc, se não tem ventilação natural, podem ter ventilação mecânica. e pelo menos o wc deverá ter obrigatóriamente porque a humidade dos banhos vai-se espalhar pela casa toda, vai ficar com os tetos todos pretos com o bolor, etc.

os quartos, pode fazer as paredes em cima em vidro, como algumas janelas, para ir buscar claridade e ventilação às janelas da sala.

o maior problema para mim são as humidades, como estão as paredes subterradas? existem vestigios de humidade?

mas olhe que isso para ficar bem feito não vai ficar barato e sem saber areas eu diria que gasta ai 50k sem problema nenhum.

até pode encontrar alguem que diz que faz por metade, mas corre o risco de gastar o dinheiro e passado meia duzia de anos ter uma casa cheia de bolor, onde não dá prazer nenhum viver.
  8.  # 10

Colocado por: sizeNecessariamente, tem que recorrer a um arquitecto para verificar e projectar essa suposta possibilidade.

A questão do arquiteto, pode ser através de uma empresa de construções, ou tenho que procurar primeiro um arquiteto para avaliar e só depois avançar para a enpresa de construção?
  9.  # 11

Colocado por: marize

Se um deles mudar de ideias dentro de 2 anos, a Carina gastou o dinheiro próprio na casa "dos outros"?! Naturalmente que é também da sua mãe, mas na verdade as vidas mudam...

Não será um problema, pois já ficou combinado, que se no futuro tivermos que vender a casa, o que eu gastasse com estas obras, seria pago retirado do valor a receber dos outros herdeiros...
  10.  # 12

Colocado por: Carinaabreu

Não será um problema, pois já ficou combinado, que se no futuro tivermos que vender a casa, o que eu gastasse com estas obras, seria pago retirado do valor a receber dos outros herdeiros...

Não deve andar muito por este fórum... Normalmente acordos verbais entre família desaparecem quando os pais/avós falecem e toca a cada um receber a sua parte...

Acautele-se!!
    Concordam com este comentário: marize
  11.  # 13

Carina
    fale primeiro com um arquiteto, isso pelos vistos é uma garagem anexa a um apartamento, pode não ser possivel fazer isso.
    será que a garagem está num espaço individual ou está num piso com acesso comum de outras garagens dos vizinhos?
    • marize
    • 6 agosto 2024 editado

# 14

Colocado por: CarinaabreuNão será um problema, pois já ficou combinado, que se no futuro tivermos que vender a casa, o que eu gastasse com estas obras, seria pago retirado do valor a receber dos outros herdeiros...

Se (quando) a mãe falecer, os restantes herdeiros se desentenderem (costuma-se culpar, as esposas, os divórcios e o namorados, mas no fundo é só a vida a acontecer); a Carina fica com um filho e uma mão á frente e outra atrás.

Ponha isso por escrito.

0.0203 seg. NEW