Tenho acesso a água por periodos de tempo limitado que provem de uma fonte (A) a 3m de altura de um reservatório (B) IBC 1000 litros.
Tenho outro tanque (C) a 50m de distância e 3 metros de diferença de altura, mas com um percurso do tubo com subidas e descidas e que retem algum ar (quando o abastecimento em (A) é cortado), que recebe a água do IBC (B) a partir da descarga de fundo deste.
A minha questão é se há alguma válvula especial - três vias com flutuador, por exemplo - que me permita o fluxo direto do IBC (B) para o tanque (C) sem perder a pressão que já vem da fonte (A)? Ou terei de fazer algum sistema de eletroválvulas para o efeito?
Já coloquei umas válvula de purga de ar, que se nota a trabalhar por causa do ruído da passagem de ar, num ponto mais alto, entre "B" e "C", logo depois de uma zona onde o tubo desce para passar enterrado sob um caminho e tem de subir 50cm para passar sobre a padieira de um barraco. Ainda assim, continua a acumular ar quando o abastecimento é cortado.
O que penso que vai poder resolver é dar um pouco mais de pressão, a minha sugestão é, se conseguisse uma válvula que, com o enchimento do reservatório "B", desviasse automaticamente para o tanque "C" e mantinha a pressão que vem de "A".