Iniciar sessão ou registar-se
    • R10
    • 8 agosto 2024

# 1

Olá, gente de bem. E olá aos outros também.

Estou a criar este post pois no próximo mês irá ter início a construção da futura casa da família (uma moradia geminada, humilde) e como já tenho a cabeça meio tola de tanta coisa para tratar e pensar durante a fase de projeto, gostava de pedir a vossa ajuda.

Gostava de começar a pensar na organização e decoração da casa, tendo como objetivo a criação de uma boa experiência de utilização, e lembrei-me de vir aqui pedir dicas e truques "grátess". Aceitam-se coisas a fazer e coisas a não fazer. O projeto já está feito e aprovado, pelo que a ideia não é falar sobre arquitetura.

Vou dar alguns exemplos (que podem ou não fazer sentido):
    - "Coloquei um chão preto na cozinha e parece que está sempre sujo. Não recomendo";
    - "As gavetas para talheres e pratos ficaram na ilha porque depois é muito fácil empratar em cima da própria ilha";
    - "A altura do exaustor é muito importante para evitar cabeçadas constantes enquanto se cozinha";
    - Tenho um cabide de parede atrás da porta da rua, o que faz com que quase leve com a porta na cara quando tento entrar em casa porque o cabide está cheio";
    - "Coloquei as luzes XPTO, de frente para a porta, porque isto ou aquilo".

Encontrei apenas este post do género https://forumdacasa.com/discussion/68893/organizacao-geral-casa-ajuda/#Item_1 , mas a ideia não é bem a mesma.

Resumindo, coisas com que se deparem, ou depararam, no dia-a-dia, que tenham impacto na "experiência de utilização" do vosso lar, seja positiva ou negativamente.

Se este post não fizer sentido ou não estiver no sítio correto, digam ou atirem-me com pedras.
  1.  # 2

Este post faz muito sentido, no entanto para que esteja contextualizado diga:

. quantas pessoas e idades vão morar na casa
    . distribuição de cómodos por andar
    . trabalham a partir de casa ou longe
    . fazem todas as refeições em casa ou só jantar e fim de semana
    . quintal com relva artifical 🤮 ou uma hortinha

e o mais importante, o que vos moveu para essa aventura?
  2.  # 3

Colocado por: R10O projeto já está feito e aprovado, pelo que a ideia não é falar sobre arquitetura.

Pois por acaso, a experiência de utilização começa exatamente por se definirem muitas dessas coisas ainda no estágio da arquitetura, e tudo o resto se encaixa nessas definições.
    E muitas das opiniões farão sentido para a realidade de uma pessoa, e sentido nenhum para outra pessoa.
    Evidentemente que existirão certas dicas que servirão a toda a gente, mas eu acho que o mais importante começa a ser definido com a arquitetura.
    Acredito que para conseguir receber esse tipo de opiniões, seria importante perceber como irá ser realmente a casa, a sua volumetria e disposição dos espaços, circulação, vãos, incidência de luz natural (norte/sul), etc etc...
    Pode-lhe fazer pouco sentido o que uma coisa tem a ver com a outra (o que tem a planta da casa a ver com umas dicas de organização), mas tem tudo. Cada casa é uma casa, e terá o seu ambiente próprio. O que fica bem e aparentemente funcional numa casa pode ser um erro noutra casa...
    Concordam com este comentário: marize
    • R10
    • 8 agosto 2024

# 4

A ideia não era só receber dicas que se aplicassem ao meu projeto, mas sim algo mais aberto que qualquer pessoa que viesse aqui ler isto pudesse aproveitar.
    Daí não querer estar a esmiuçar o projeto e/ou a minha situação familiar porque já sei que vão direcionar o post para isso.

De qualquer das formas, mais logo já coloco aqui o projeto e posso responder à marize com maior detalhe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  3.  # 5

É importante ter um projeto de arquitetura com o mobiliário, para depois fazer um projeto com localização de interruptores e tomadas de corrente, TV e rede.
    Mas não pode ser um feito pelo arquiteto às 3 pancadas, tem que ser pensado pelo proprietário.
    Muita gente não pensa nisto, depois faz a marcação das tomadas com o eletricista, que não tem tempo a perder com isso, e no fim acabam a comprar extensões que andam no meio do chão da casa.
    Concordam com este comentário: marize, Ruikode
  4.  # 6

R10, naturalmente que colocando aqui o seu projecto, o post pode fugir para comentários que não lhe agradem, mas até o facto de ter ou não ter cão interfere se no sítio onde deixa os sapatos, deve ter espaço para um impermeável e a trela também 😉
  5.  # 7

Colocado por: RuikodeDaí não querer estar a esmiuçar o projeto e/ou a minha situação familiar porque já sei que vão direcionar o post para isso.

E é perfeitamente compreensível, tem todo o direito à sua reserva e a querer manter os detalhes da sua casa privados. Eu próprio também vou começar a construir em breve e por opção nunca mostrei aqui esse tipo de detalhes. Mas "perdi" muitas horas (durante um ano) a tentar visualizar com o maior detalhe possível tudo aquilo que podia ser otimizado, melhorado e dentro do possível que fosse feito à prova de tudo... nunca o é, isso é um facto. Por mais que se estude todas as possibilidades há sempre coisas que podiam ser diferentes. Mas é sempre melhor ter de conviver com uma ou outra coisa menos boa, do que com muita coisa mal pensada, ou até apenas uma coisa extremamente mal definida.
    Julgo que o exercício mais importante que se pode fazer é tentar imaginar que já estamos nesse espaço antes mesmo de ele existir, ter uma noção real das dimensões das coisas, o que é que se vê de cada angulo, e até a linha de visão entre as diferentes divisões, etc. Pensamos frequentemente na estética, mas se o espaço não for bem bolado, não é a maquilhagem que o salva.
    Já tem o projeto definido e vai arrancar a obra, mas por vezes existem pequenas afinações que ainda se podem fazer e que pouco ou nada mexem no projeto, ou pode ser facilmente corrigido (em telas finais, ou de outra forma). Refiro-me a coisas básicas como movimentar um vão de porta uns centímetros para o lado para não interferir com um móvel de wc por exemplo, afinações finas. E pensar naquelas coisas a que não se dá importância antes de estar feito, como a parte elétrica referida pelo Pickaxe.
    O modo de estar e de como se quer viver a casa, irá definir essa opções relativamente a experiência de utilização.
  6.  # 8

Colocado por: R10A ideia não era só receber dicas que se aplicassem ao meu projeto, mas sim algo mais aberto que qualquer pessoa que viesse aqui ler isto pudesse aproveitar.
    Daí não querer estar a esmiuçar o projeto e/ou a minha situação familiar porque já sei que vão direcionar o post para isso.

De qualquer das formas, mais logo já coloco aqui o projeto e posso responder à marize com maior detalhe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize

Antes de mais, boa sorte!
    Ao colocar a planta e mais informações, ajuda..
    à primeira vista e sem grandes dados, posso sugerir que um empreiteiro com flexibilidade e disponibilidade para reuniões e alterações em etapas da obra e um bom projecto de iluminação, para mim são essenciais!
    Força
    • R10
    • 13 agosto 2024

# 9

Estão aqui as plantas.

Apenas uma ou outra nota:
    - A cozinha não está definida ainda, mas por exemplo, a ilha não vai ser desse tamanho de certeza
    - a arrumação em frente às escadas no piso 0, a existir, vai ser por baixo das escadas
    - a piscina, a existir (custos) irá ser crescer até ao muro do final do terreno.
      Piso2.png
      Piso1.png
      Piso0.png
  7.  # 10

A casa é em banda ou geminara?
    O projecto já está entregue na câmara e já tem empreiteiro?
    Em relação ao seu post inicial, na minha modesta opinião, visto a casa ser estreita e comprida, a luz natural parece pouca, pelo que um bom projecto de iluminação será essencial.. não precisa gastar muito dinheiro, apenas ser bem pensado..

Boa sorte e aguardamos por respostas de users mais experientes
  8.  # 11

humm
    deve dar um 3D bonito
    mas..aquela rampa com cerca de 20% de inclinação vai ser um bocado disfuncional meter e tirar o carro, mais valia assumir algo mais de nivel e ter uns degraus no acesso da garagem á casa.
    todo aquele vidro da sala..vai ser mesmo assim?
    a wc da entrada trocava o lavatório pela sanita
    a suite talvez fizessem outra coisa, a sanita e o bidé na parede que dá para o quarto não vai funcionar muito bem por causa dos barulhos da descarga.
    • R10
    • 15 agosto 2024

# 12

Colocado por: marco1humm
    deve dar um 3D bonito
    mas..aquela rampa com cerca de 20% de inclinação vai ser um bocado disfuncional meter e tirar o carro, mais valia assumir algo mais de nivel e ter uns degraus no acesso da garagem á casa.
    todo aquele vidro da sala..vai ser mesmo assim?
    a wc da entrada trocava o lavatório pela sanita
    a suite talvez fizessem outra coisa, a sanita e o bidé na parede que dá para o quarto não vai funcionar muito bem por causa dos barulhos da descarga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize

A rampa acaba por ser culpa minha. A ideia do arquiteto era ficar efetivamente mais baixo que a casa e ter os degraus. A garagem foi imposta pela câmara mas a ideia não é colocar o carro lá dentro. Isto tem uma longa história por trás mas pode resumir-se a questões orçamentais, visto que não me era possível acrescentar cave.

Relativamente ao vidro da sala, sim. É mau?

Quanto à casa de banho, o ponto que referiu faz sentido. Obrigado.
  9.  # 13

bem, não permite cave mas permite grosso modo mais um piso em cima? aquele arrumo é um piso.
    nunca vi uma camara impor um estacionamento fechado, o que geralmente exigem é um ou dois estacionamentos dentro do lote, não é preciso que seja fechado e coberto. De qualquer maneira a questão é que o piso da garagem podia ficar a uma cota mais baixa mas o teto ao mesmo nivel do resto do teto de rc. tambem podia ter um arranjo exterior na frente da casa mais simples a talvez gastar menos €€.
    O vidro da sala fica bem mas haverá orçamento para uma janela tão larga? e vai ter estores ou é na verdade modernaça e sem estores e até ao teto? é que se não for vai ficar algo esquisito.
    • R10
    • 15 agosto 2024 editado

# 14

A câmara permite cave. O meu bolso é que não permitia. Por isso a câmara impôs um estacionamento dentro da volumetria do “edifício”. A justificação foi “já viu o que é deixar o carro ao sol o dia todo?”
  10.  # 15

pois não faz cave mas faz mais um piso...uma certa incoerencia...
    esse argumento do sol não tem sentido, a camara não pode opinar dessa forma, ou a implantação permite, afastamentos etc... ou não, esses são os argumentos válidos.
    já agora isso é construção em banda, por acaso já viu como estão as moradias ao lado, ou o projeto das mesmas? a sua é a primeira ou já tem alguma dos lados construida?
    em suma, essa garagem apos uma subida a 19% de inclinação não tem sentido, quanto muito entre 15/18 % e a descer para uma cave.
  11.  # 16

Colocado por: R10A câmara permite cave. O meu bolso é que não permitia. Por isso a câmara impôs um estacionamento dentro da volumetria do “edifício”. A justificação foi “já viu o que é deixar o carro ao sol o dia todo?”

Olá, e a sua resposta deveria ter sido:
    "Mas qual carro? Não tenho dinheiro para a cave, e acha que vou ter para o carro?"

Ainda assim, se não quer cave, o que deveria ter feito é uma alteração ao alvará de loteamento para mudar a cota de soleira da sua casa.

A estrutura terá que ir ao terreno firme na mesma... Ou seja, você querendo ou não vai ter sempre uma cave (acessivel ou não).
    Se não a quer, porque deixou a casa lá em cima na mesma? Baixe a casa toda... para o nivel da rua.
    Ou pelo menos baixe o piso da garagem e esqueça a rampa... faça-a de nivel com a rua.
    • alexpr
    • 16 agosto 2024 editado

# 17

R10, interessante você falar em dicas para optimizar a experiência em viver na sua nova casa e como falou em ilha:
    https://ibb.co/0yVGK0D

Vou colocar na minha ilha que ficou pronta ontem, já comprei a peça e vai ser instalado amanhã. Duas tomadas e duas portas usb, usb A e usb C.
    E no meio da sala tem duas tomadas de chão, a ideia é colocar um sofá entre as duas tomadas, e se for preciso colocar um candeeiro ao lado do sofá não é preciso passar cabos.
    Espero que seja esse tipo de dicas que procure.
  12.  # 18

Outra coisa que achei interessante foi usar o mesmo tipo de pavimento e nivelar o pavimento exterior ( terraço) com o interior, sendo que no exterior o pavimento é anti derrapante:
    https://ibb.co/CmHqsdV
    Na foto ainda falta uma fiada no exterior, já está colocado, não tenho uma foto melhor de momento. Eu pensei no factor estético mas é de uma enorme importância para pessoas de mobilidade reduzida, entrar/sair de casa sem se preocupar com os 5 cm de altura da pedra de soleira.
  13.  # 19

Colocado por: alexprOutra coisa que achei interessante foi usar o mesmo tipo de pavimento e nivelar o pavimento exterior ( terraço) com o interior
    E fica garantido o escoamento eficaz de agua em excesso devido a uma chuvada forte? Mesmo considerando alguma pendente no pavimento exterior.
    Pela questão da mobilidade é ótimo não haver desníveis, mas em termos funcionais alguns desníveis são barreiras importantes.
  14.  # 20

Sim, ficou garantido. Tem uma caleira oculta que drena para uma caixa.
    Vim a este forum buscar topicos acerca disso, desde fotos e pormenores e mostrar ao construtor.

0.0274 seg. NEW