Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Surgiu perto da zona onde pretendo um terreno a um preço bastante simpático em relação ao geral, mas ja tive a oportunidade de ir ver e o mesmo tem mesmo muita pedra, algumas delas de tamanho bastante considerável, que possivelmente inteiras não caberiam no camião.
    A minha dúvida é se por se tratar de um terreno destes que impacto possa ter pois tenho zero experiência nestes campos.
    De facto o terreno é brutal cerca de 1000m2 com possibilidade de construção de 2 moradias com até 3 pisos, mas a minha dúvida é não cair no ditado do barato sai caro.

Muito obrigado desde já!
    Cumps
  2.  # 2

imgs
  3.  # 3

imgs
      f047c7a9-1b52-4f28-a3d5-bacbb1eaa5be.jpg
      dc4f17a2-cb92-4b41-a2fb-8fafbd23d330.jpg
      cad40107-48bb-4be7-82dc-831d5795a719.jpg
  4.  # 4

Tem que gastar uns milhares na escavação, mas ninguém lhe consegue dizer quanto é que vai gastar.
    Concordam com este comentário: SrR, marize
  5.  # 5

Colocado por: PickaxeTem que gastar uns milhares na escavação

Olá,
    Poderá não ser necessária escavação por aí além. Constrói em cima das pedras. Garagem e acessos em zona onde não haja tanta pedra.
    Respeitar o terreno tende a embaratecer a obra.

Colocado por: ruiimelominha dúvida

Use as debilidades do terreno como os pontos fortes do projecto. Não pense no camião, pense em como pode tirar potencial da singularidade deste terreno.
    Concordam com este comentário: marco1
  6.  # 6

O cimento expansivo resolve?
  7.  # 7

Contactar uma empresa de terraplenagem para fazer uma avaliação/orçamento...
  8.  # 8

Como se desembaraçaram do problema as construções confinantes?

(Não tinha pedra?)
  9.  # 9

A engenheiria pode ter soluções menos convencionais?

-----

Construir por cima da pedra com sapatas individuais em resultado de perfuradora mecânica na próxima pedra?

(Como aquelas que usam para descobrir petróleo 😛)
  10.  # 10

Colocado por: PalhavaA engenheiria pode ter soluções menos convencionais?

A EngenhAria é versátil. Adapta-se às condicionantes.
    Não precisamos de estar já a dizer que estas pedras têm que se ir embora...
  11.  # 11

Exactamente!

(Casa da Cascata, FLW)
      transferir (6).jpeg
  12.  # 12

O polígono de implantação pode ter algum tipo de condicionante imposto pelo PDM?

Esse terreno já tem o projecto aprovado?

Como sabe que dá para 2 moradias?
  13.  # 13

ruiimelo, se eu puder escolher entre uma casa em terreno que foi mexido, terraplanado, que não faço ideia o que havia por baixo ou terreno com bastante pedra não penso duas vezes.

Na zona das Talhadas (Sever do Vouga), tem várias construções, inclusive algumas recentes, em que enquadram a pedra na mesma.

Além de muito bonito, pessoalmente sinto que (espero eu que a muito) longo prazo, com os desastres naturais e movimentos de terra decorrentes, estamos mais salvaguardados.

Provavelmente o que poupa no terreno, vai gastar num bom serviço, o que isso sim, seria a minha única preocupação em que já está difícil de encontrar bons profissionais em lotes retificados, imagino para esta peça de arte 🤔
  14.  # 14

Não sendo engenheiro civil, e com base apenas naquilo que se vai vendo e ouvindo de muita malta da área da construção (que pode valer zero, obviamente), construir em cima de pedra não pode ser problemático? Nomeadamente com questões de fissuração resultante da atividade (micro)sísmica? Sempre tive a ideia de que um edifício para ser mais imune a esses problemas deveria ser construído como um elemento monolítico, preferencialmente em cima de um terreno sem rocha, uma "cama" de areia compactada que permita esse bloco que forma o edifício seja imune às ondas sísmicas (e que no caso de contacto direto com a rocha, receberia essa vibração diretamente na estrutura, sofrendo mais danos).
    Mito?
  15.  # 15

Lidamos com alguns amigos do Equador (sísmico) que dizem que lá, os terrenos mais caros são os que ficam sobre rocha.

Não sei se será mito, mas tendo de "abrir" parece-me mais natural que ceda onde é só terra..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SrR
  16.  # 16

muita pedra...
    https://www.archdaily.com.br/br/794595/casa-em-lyngholmen-lund-hagem/56b40fb7e58ecee7e10009d1-lyngholmen-lund-hagem-image?next_project=no
    penso que uma casa aqui seria mais propicio algo fora da caixa mas...isso não não para todas as bolsas.
  17.  # 17

Eu olho para o lote da foto e penso, será que tem uma vista espetacular que valha a pena o investimento em terraplanagem e contenção da encosta com aqueles eucaliptos lá no alto?
  18.  # 18

Vítor, a vista é sem dúvida uma questão, a contenção da encosta já não sei... mas se o eucaliptal estiver legalizado, lá se perde os 50mts de terreno desde a extrema, em que nem uma garagem se pode fazer.

Eu fiquei foi curiosa no valor do terreno.

Rui pode partilhar o intervalo?
  19.  # 19

Colocado por: marizeextrema

Estrema

Colocado por: marizese perde os 50mts de terreno

Se assim fosse não havia maneira de construir!
    Do eucaliptal à estrada não faz 50 metros.
  20.  # 20

Colocado por: marco1muita pedra...
    https://www.archdaily.com.br/br/794595/casa-em-lyngholmen-lund-hagem/56b40fb7e58ecee7e10009d1-lyngholmen-lund-hagem-image?next_project=no
    penso que uma casa aqui seria mais propicio algo fora da caixa mas...isso não não para todas as bolsas.

Colocado por: PalhavaExactamente!

(Casa da Cascata, FLW)
      transferir (6).jpeg

Sim, sim e agora transponham isso para um terreno de 1K m2 numa zona de loteamento à face de uma via publica e às regras que isso implica.

0.0221 seg. NEW