Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

mesmo assim, ali, naquele terreno dava para fazer algo fora da caixa "explorando" os enormes pedregulhos, não é fácil nem barato mas...
    agora escavar e por plano é que não, tanto mais que as pedras estarão a suster as terras do eucaliptal
    Concordam com este comentário: marize
  2.  # 2

Fiquei com a sensação que o principal ponto de interesse do user foi o preço atrativo do terreno, logo, não me parece se safo estar a dizer “se quiser abrir os cordões à bolsa consegue fazer coisas muito bonitas”.

Acho que a questão é: “considerando a pedra existente no terreno, e por isso o seu preço abaixo do mercado, mesma pagando pela sua remoção, faço um bom negócio?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 3

Colocado por: Alexandre SilvaEstrema

😂😂😂😂😂😂
    Tenho de aumentar a lista com nome dos foristas que vestem a medalha de ortografia 😂😂😂😂
    Concordam com este comentário: Moradiacoimbra
  4.  # 4

Colocado por: Bragas VFiquei com a sensação que o principal ponto de interesse do user foi o preço atrativo do terreno, logo, não me parece se safo estar a dizer “se quiser abrir os cordões à bolsa consegue fazer coisas muito bonitas”.

Acho que a questão é: “considerando a pedra existente no terreno, e por isso o seu preço abaixo do mercado, mesma pagando pela sua remoção, faço um bom negócio?

O terreno é barato, porque é um limão azedo.
    Por isso é que está barato, desterro ou soluções alternativas, provavelmente passam o valor que estão a pedir por ele.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 5

Continuo com curiosidade para saber as Bistinhas e o valor 🥸
  6.  # 6

Colocado por: VarejoteO terreno é barato porque é um limão azedo.
    Por isso é que está barato, desterro ou soluções alternativas, provavelmente passam o valor que estão a pedir por ele.

Pelo valor da movimentação e contenção mais vale investir num terreno mais atrativo e investir num bom projeto.

Se existe orçamento para comprar o Bentley por que raio se vai comprar o Opel e transforma-lo para ficar igual ao Bentley? Só se for pelo desafio ou pelo histórico do Opel...
    Concordam com este comentário: marco1
  7.  # 7

As Bistas podem ser boas 😎
  8.  # 8

Colocado por: marizeAs Bistas podem ser boas 😎

A julgar pelo estado da pintura da moradia ao lado arrisco-me a dizer que a orientação deve ser a norte, portanto deve ver pouco sol durante os meses mais frios e consequente humidade. Mas posso estar enganado.
  9.  # 9

Colocado por: PalhavaExactamente!

(Casa da Cascata, FLW)

Não era a isto que me referia.
    Não precisa de ser algo a voar por cima das pedras.
    É uma questão de as medir, estudar um bocado as cotas.
    Por vezes estes projectos até são os mais fáceis, têm uma condicionante física de tal modo imponente que haverá menos respostas possiveis.

A casa já está ali no terreno. Só é preciso saber vê-la.

No Norte há muitos casos destes, é um terreno normal, não faltam exemplos. FLW é uma boa referencia, mas não me parece ser o tipo de carteira deste caso... nem aquilo que se pretenda como casa.

Há uns anos tivemos um projecto num terreno idêntico. A casa organizou-se em função das pedras, que apesar de estarem fora organizavam os espaços interiores e a vivência da casa. Já com a casa quase pronta, o empreiteiro usou a zona das pedras como "lixeira", restos de cimento, massas, etc... porque "sempre pensou" que aquilo era para aterrar e esconder com terra e gravilha. Enfim :( ... Só à paulada! Foi daqueles casos em que o cliente nunca quis mostrar os 3D do projecto por achar que isso iria encarecer o orçamento... hmmmmm. Talvez se os tivesse visto não teria arruinado a face das pedras presentes no local.
  10.  # 10

Colocado por: N Miguel OliveiraA casa já está ali no terreno. Só é preciso saber vê-la.

O que eu vejo parece-me um loteamento e nesse caso, já não pode inventar muito.
  11.  # 11

Colocado por: PickaxeO que eu vejo parece-me um loteamento e nesse caso, já não pode inventar muito.

Muito provavelmente tem cotas de soleira definidas que implica mesmo o desaterro
  12.  # 12

Colocado por: Pickaxejá não pode inventar muito.

Ainda estou para apanhar uma alteração ao loteamento que não nos tenha sido autorizada. É uma questão de bom senso. Se fizer sentido, não vejo porque não tentar.

Mudar a cota de soleira ou implantação não é nada demais. Mesmo mantendo o estabelecido em loteamento, não vejo porque não conciliar o projecto com as pedras que lá estão.

Acho demasiado redutor e triste assumir que as pedras terão que sair dali e acabou o assunto... quando provavelmente essas pedras são o que tornam esse lote especial no bom sentido.

Colocado por: zedasilvaque implica mesmo o desaterro

Idem.
    Só para a morte é que não há remédio.
    Não existe o "tem mesmo que ser" nem neste nem noutro lote qualquer.

Agora, também sei que é bem mais simples para os "projectos de gaveta", "chapa 5", se não houver lá nem pedras, nem sobreiros, nem qualquer outra condicionante. Mas isso não é Arquitectura digna desse nome.
  13.  # 13

Colocado por: N Miguel OliveiraAcho demasiado redutor e triste assumir que as pedras terão que sair dali e acabou o assunto... quando provavelmente essas pedras são o que tornam esse lote especial.

Eu nunca comprava um terreno destes, para fazer uma casa encavalitada sobre um rochedo.
  14.  # 14

Colocado por: PickaxeEu nunca comprava um terreno destes, para fazer uma casa encavalitada sobre um rochedo.

Compreendo e respeito a ideia.
    Ainda bem que não pensamos todos igual.
    Encavalitada (tipo FLW) também não queria, preferia algo mais rasteiro em torno ou integrando o que existe.
    • AMG1
    • 12 agosto 2024

# 15

Colocado por: marco1muita pedra...
    https://www.archdaily.com.br/br/794595/casa-em-lyngholmen-lund-hagem/56b40fb7e58ecee7e10009d1-lyngholmen-lund-hagem-image?next_project=no
    penso que uma casa aqui seria mais propicio algo fora da caixa mas...isso não não para todas as bolsas.

Marco,
    Nessa zona, o que não faltam são casas "normais" construídas por cima ou entre essas pedras. São muitos os casos até aldeias inteiras. Pode ver isso p.e. nalgumas ilhas do arquipélago de Gotemburgo.
  15.  # 16

acho que vai ter mesmo que pensar fora da caixa, ou tirar a ideia do terreno.

com uma casa mesmo ao lado, fica fora de ideia usar dinamite para partir as rochas
  16.  # 17

Parte daquelas pedras e aterro vieram das moradias do lado 😉
    Concordam com este comentário: Dias12
  17.  # 18

Txiii, tanta repelência às pedras.

E ainda nem vieram com o radão para a conversa :)
  18.  # 19

Colocado por: Vítor Magalhães

Sim, sim e agora transponham isso para um terreno de 1K m2 numa zona de loteamento à face de uma via publica e às regras que isso implica.

Os PDMs em vigor e os regulamentos como o POOC ou do Parques Naturais inviabilizariam construções magníficas que hoje persistem.

Mas para isso servem os arquitectos.
    Para arranjar soluções de acordo com as linhas com que se cosem. E desde que o cliente tenha dinheiro para despender.

(imagem do Palácio Castro Guimarães em Cascais)
      transferir (18).jpeg
  19.  # 20

Colocado por: N Miguel OliveiraNão era a isto que me referia.

Como não?

Soluções de engenharia para casos bicudos.
    Acho que estamos a falar a mesma linguagem.

Agora se uma construção se transforma em arte isso é uma consequência.

0.0193 seg. NEW