Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.

Preciso de uma ajuda, tenho um termossifão de 200l há cerca de 14 anos e nesta ultima manutenção o glicol estava quase a zero, o que segundo o técnico pode indicar um fuga. Foi reposto o nível do glicol e durante algum tempo esteve a funcionar bem, mas agora não está a fazer aquecimento. Continua a aquecer bem com recurso à resistência elétrica.

O que consideram melhor solução a aquisição de um novo painel ou a opção por bomba de calor? Ou outra?

Somos dois adultos e duas crianças (7 anos), normalmente dois/três banhos à noite e um banho de manhã.

Obrigado desde já pela ajuda!
  2.  # 2

BC. e aproveite e meta uns paineis FV, para apoio.
    Concordam com este comentário: Pickaxe, jorgealves, bettencourt
  3.  # 3

Colocado por: hugodinismelhor solução

Tudo depende !
    Se morar no Alentejo ou no Algarve termossifão, sem dúvida
  4.  # 4

Colocado por: pkasaSe morar no Alentejo ou no Algarve termossifão, sem dúvida
    nessas localizações sem duvida que não, pois com as temperaturas locais vai consumir agua a rodos só para arrefecer o sistema, o que é somente estupido com a seca que vai persistindo.

até devia ser proibido
    Concordam com este comentário: fpacardoso, dom123, Ruikode
  5.  # 5

Pessoalmente acho o melhor um belo esquentador a gás, se tiver a hipótese. Os custos de aquisição, manutenção e de utilização são mínimos. Não vejo como o gasto considerável noutro sistema possa fazer sentido para 4 pessoas se o esquentador for possível. Mas considerando que já tem o sistema todo pronto para um termossifão, substituir por um novo baratucho é o mais fácil. Se o tanque e as tubagens estiverem em bom estado, ainda melhor. Por 500 paus deve fazer a festa.
    • HFSF
    • 22 agosto 2024

# 6

Esquentador para banhos?
    Aquela agua fria depois de fechar a torneira ninguém merece :)
    Concordam com este comentário: Dias12
  6.  # 7

Nos dias de hoje, claramente uma BC e uns paineis fotovoltaicos para apoio com a vantagem de permitir reduzir a factura de energia de outros electrodomesticos.

Vantagem da bomba de calor, baixo consumo, facilidade de instalação em interior, ao contrario de um sistema termossifão
    que requer instalação de tubarias dedicadas e manutenção periodica.

Aproveite os fundos e faça o investimento faseado, primeiro bomba (por necessidade) e depois uns FV.
  7.  # 8

Colocado por: jorgealvesarrefecer o sistema

Bem dimensionado, será que não se consegue manter equilibrada as temperaturas?
    • Dias12
    • 22 agosto 2024 editado

# 9

Colocado por: pkasa
    Bem dimensionado, será que não se consegue manter equilibrada as temperaturas?

Não porque se reduzir o numero de paineis no inverno gasta eletricidade a aquecer pela resistência. Se puser mais painéis no verão aquece demais e leva a consumo de água para baixar a temperatura.
    É um jogo de equilibrio complicado de atingir.
    Com bomba de calor apoiada por fotovoltaico no verão ela trabalhará com eletricidade do sol (o mesmo que o termossifão) e no inverno caso não haja sol aquecerá com eletricidade mas com um COP muito melhor que a resistência auxiliar.
    Se calhar, uma bomba de calor mesmo sem auxilio do fotovoltaico ao longo do ano até pode consumir menos que um termossifão apoiado por resistência. (Só fazendo as contas)
    Concordam com este comentário: fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pkasa
  8.  # 10

Estou com a mesma duvida para uma casa nova, na margem sul.
    Na anterior, a cerca de 3kns da nova, tinha termosifão e a resistência eletrica só ligava meia duzia de vezes por ano.
    Qual o custo aproximado do equipamento entre um painel termosifao e uma BC com 1 painel fotovoltaico de apoio?
  9.  # 11

Eu tenho BC Vaillant 270L sem fotovoltáicos, andam a sugerir BC + fotovoltáicos, eu que até gasto bastante AQS, atualmente a BC anda a gastar de 60/65kwh mês, cerca de 10/11€, metendo fotovoltáicos, quando é que recupero o investimento?
  10.  # 12

Colocado por: VarejoteEu tenho BC Vaillant 270L sem fotovoltáicos, andam a sugerir BC + fotovoltáicos, eu que até gasto bastante AQS, atualmente a BC anda a gastar de 60/65kwh mês, cerca de 10/11€, metendo fotovoltáicos, quando é que recupero o investimento?
    Essa é uma boa questão Varejote, mas temos que considerar todas as outras situações em que o fotovoltaico podem dar uma "mãozinha", mas aí já dependerá de cada perfil de utilizador, e do dimensionamento do sistema.

Seja como for, para mim também é bomba de calor. E como faço questão de ter gás, deixo tudo preparado para se necessário montar um esquentador em 5min, para ter um backup em caso de extrema necessidade (alguma avaria que possa surgir, por ex.).
  11.  # 13

Colocado por: RuikodeEssa é uma boa questão Varejote, mas temos que considerar todas as outras situações em que o fotovoltaico podem dar uma "mãozinha", mas aí já dependerá de cada perfil de utilizador, e do dimensionamento do sistema.

Seja como for, para mim também é bomba de calor. E como faço questão de ter gás, deixo tudo preparado para se necessário montar um esquentador em 5min, para ter um backup em caso de extrema necessidade (alguma avaria que possa surgir, por ex.).

Uma coisa é fotovoltáico para tudo e tentar consumir nas horas de maior produção.

Outra é alguém perguntar se compensa BC em relação a termossifão e respondem que é melhor BC + fotovoltáicos, o que não é verdade.

Por isso é que na minha casa, apesar de ter deixado tudo preparado para fotovoltáicos, ainda não instalei.

Durante o dia o único consumo maior será a BC, não vou instalar fotovoltáico só para a BC, porque nunca mais recupero o investimento.

Um familiar instalou painéis fotovoltáicos, porque ia poupar, na realidade 70% da produção oferece à eredes.
    Como ele há muitos a serem comidos.
  12.  # 14

A malta gosta de ir atrás das novidades. 2000-3000€ em equipamentos para 3-4 pessoas tomarem banho demoram muito a pagar-se a eles próprios...quanto mais a darem retorno.
  13.  # 15

O meu objetivo não é ter o fotovoltaico apenas para a BC.
    O que pretendo é usar fotovoltaico para durante o dia colocar a máquinha da piscina a filtrar as 8h/dia, AQS, máquinhas de roupa e louça.

Nos ultimos 7 anos tive termosifão e serviu completamente para o uso mas tendo que optar por um sistema, se a diferença de preço não foi muita e conseguir utilizar a energia produzida pelo fotovoltaico para as outras utilizações poderá justificar a diferença de investimento.
  14.  # 16

Colocado por: VarejoteDurante o dia o único consumo maior será a BC, não vou instalar fotovoltáico só para a BC, porque nunca mais recupero o investimento.
    Exato.

Colocado por: VarejoteUm familiar instalou painéis fotovoltáicos, porque ia poupar, na realidade 70% da produção oferece à eredes.
    Como ele há muitos a serem comidos.
    Não fazem as tais contas antes, é instalar por instalar. Mas nesse caso, os excedentes sempre podem ser vendidos (só não sei é se os valores do retorno são alguma coisa de jeito, não acompanho essa vertente).
    Concordam com este comentário: Dias12
    • HFSF
    • 23 agosto 2024

# 17

Vender o excesso vale sempre a pena.
    O que não vale é dimensionar para vender que o preço do khw é baixo.
  15.  # 18

Cada caso é um caso, meti BC mas não espero recuperar o investimento.
    Como não queria meter gás, não foi uma casa nova, tinha de meter ou termosifão ou BC, dos orçamentos que pedi na altura, o investimento inicial era praticamente o mesmo. Decidi pela BC, só mais tarde meti painéis fotovoltaicos.
    Os painéis sim, faço contas de recuperar o investimento mas se não recuperar paciência.
    Os painéis nunca podem ser só para a BC, tem de ser para usar a produção o mais possível, MLR, MLL, AC e afins, o que não se usar é vender, nem que seja por pouco mas ao menos que se ganhe algum e não se ofereça.
    Concordam com este comentário: pedrovil
  16.  # 19

Colocado por: fpacardosoCada caso é um caso, meti BC mas não espero recuperar o investimento.
    Como não queria meter gás, não foi uma casa nova, tinha de meter ou termosifão ou BC, dos orçamentos que pedi na altura, o investimento inicial era praticamente o mesmo. Decidi pela BC, só mais tarde meti painéis fotovoltaicos.
    Os painéis sim, faço contas de recuperar o investimento mas se não recuperar paciência.
    Os painéis nunca podem ser só para a BC, tem de ser para usar a produção o mais possível, MLR, MLL, AC e afins, o que não se usar é vender, nem que seja por pouco mas ao menos que se ganhe algum e não se ofereça.

O que falo é que o painéis são para ser utilizados para o consumo do imóvel.

O que critico é opiniões de TS ou BC, respondem BC + FV, não.
  17.  # 20

Colocado por: zemvpferreiraA malta gosta de ir atrás das novidades. 2000-3000€ em equipamentos para 3-4 pessoas tomarem banho demoram muito a pagar-se a eles próprios...quanto mais a darem retorno.
    esse é o custo de um termo sifão gama de entrada, uma boa bomba de calor custa o mesmo

0.0197 seg. NEW