Colocado por: hugodinismelhor solução
Colocado por: pkasaSe morar no Alentejo ou no Algarve termossifão, sem dúvidanessas localizações sem duvida que não, pois com as temperaturas locais vai consumir agua a rodos só para arrefecer o sistema, o que é somente estupido com a seca que vai persistindo.
Colocado por: jorgealvesarrefecer o sistema
Colocado por: pkasa
Bem dimensionado, será que não se consegue manter equilibrada as temperaturas?
Colocado por: VarejoteEu tenho BC Vaillant 270L sem fotovoltáicos, andam a sugerir BC + fotovoltáicos, eu que até gasto bastante AQS, atualmente a BC anda a gastar de 60/65kwh mês, cerca de 10/11€, metendo fotovoltáicos, quando é que recupero o investimento?Essa é uma boa questão Varejote, mas temos que considerar todas as outras situações em que o fotovoltaico podem dar uma "mãozinha", mas aí já dependerá de cada perfil de utilizador, e do dimensionamento do sistema.
Colocado por: RuikodeEssa é uma boa questão Varejote, mas temos que considerar todas as outras situações em que o fotovoltaico podem dar uma "mãozinha", mas aí já dependerá de cada perfil de utilizador, e do dimensionamento do sistema.
Seja como for, para mim também é bomba de calor. E como faço questão de ter gás, deixo tudo preparado para se necessário montar um esquentador em 5min, para ter um backup em caso de extrema necessidade (alguma avaria que possa surgir, por ex.).
Colocado por: VarejoteDurante o dia o único consumo maior será a BC, não vou instalar fotovoltáico só para a BC, porque nunca mais recupero o investimento.Exato.
Colocado por: VarejoteUm familiar instalou painéis fotovoltáicos, porque ia poupar, na realidade 70% da produção oferece à eredes.Não fazem as tais contas antes, é instalar por instalar. Mas nesse caso, os excedentes sempre podem ser vendidos (só não sei é se os valores do retorno são alguma coisa de jeito, não acompanho essa vertente).
Como ele há muitos a serem comidos.
Colocado por: fpacardosoCada caso é um caso, meti BC mas não espero recuperar o investimento.
Como não queria meter gás, não foi uma casa nova, tinha de meter ou termosifão ou BC, dos orçamentos que pedi na altura, o investimento inicial era praticamente o mesmo. Decidi pela BC, só mais tarde meti painéis fotovoltaicos.
Os painéis sim, faço contas de recuperar o investimento mas se não recuperar paciência.
Os painéis nunca podem ser só para a BC, tem de ser para usar a produção o mais possível, MLR, MLL, AC e afins, o que não se usar é vender, nem que seja por pouco mas ao menos que se ganhe algum e não se ofereça.
Colocado por: zemvpferreiraA malta gosta de ir atrás das novidades. 2000-3000€ em equipamentos para 3-4 pessoas tomarem banho demoram muito a pagar-se a eles próprios...quanto mais a darem retorno.esse é o custo de um termo sifão gama de entrada, uma boa bomba de calor custa o mesmo