Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos os ilustres
    Os meus filhos são proprietários (pôr doação) de uma casa antiga que a minha avó já falecida herdou.
    A casa construída ante de 1951 tem registos precários. As medidas constantes dos registos estão incorrectas, já que a área exterior tem cerca de 90 m2 e a área total constante da CRP são 84m2.
    Era tudo marcado por marcos e não se percebe de onde vem esta área. Quem vai validar que a real medida é aquela que está assumido ser a real dimensão do espaço
    Alguém ajuda a perceber p.f. Como regularizar esta área a diferença?
  2.  # 2

Por que motivo precisa de mexer na papelada e regularizar a área?
  3.  # 3

Modelo 1.

E com estudo topográfico anexado.
    Mas como são só 6 metros pode haver isenção de se elaborar planta.
    Pois não corresponde a 10% da área total.
    Tem que justificar a dizer que "houve erro de medição".
    É perguntar nas finanças e no e-balcao.

https://www.legalblock.pt/saiba-o-que-deve-fazer-para-corrigir-a-area-do-seu-imovel/
    Como está o Registo na Conservatória?
  4.  # 4

Colocado por: InterruptorA casa construída ante de 1951 tem registos precários. As medidas constantes dos registos

Tanto nas Finanças como na Conservatória de Registo Predial?

----

A casa está em nome de 2 filhos?

Que uso vai dar ao imóvel?
  5.  # 5

Um processo destes tem início nas Finanças ou na Conservatória?

Alterar o registo na CRP custa 250€ pelo que há quem deixe estar assim até ser necessário por alguma situação específica.
  6.  # 6

Colocado por: PalhavaPor que motivo precisa de mexer na papelada e regularizar a área?

Acho que preciso ter o espaço bem identificado, em caso de venda, vendo o que não tenho?
  7.  # 7

Colocado por: Palhava

Tanto nas Finanças como na Conservatória de Registo Predial?

----

A casa está em nome de 2 filhos?

Que uso vai dar ao imóvel?

É uma casa de família, só para férias.
    O problema é que “tenho uma area” que na verdade deve estar ainda por partilhar, após morte! Não percebo nada, quanto mais mexo, menos percebo
    A casa e o logradouro são 84m2 mas na verdade tenho mais uns 90m2 que não estão descritos em lado nenhum!
  8.  # 8

Colocado por: Interruptorjá que a área exterior tem cerca de 90 m2 e a área total constante da CRP são 84m2.

Peço desculpa.
    Não tinha percebido.
    O imóvel tem 90m2 de área exterior que não está registada (mas está vedada e a uso exclusivo do imóvel, sem possível disputa com vizinhos) e área coberta de 84m2 a única que aparece nos papéis.
    É isso?

Tive um caso semelhante.
    Tive de contratar um topógrafo para fazer a planta (1).
    Depois (2) submeti o pedido de alteração das áreas para inscrever o "quintal ", na Conservatória.
    E(3) depois da alteração, como o Modelo 1 do IMI alterei nas Finanças.

Gastei uns 1000 euros em tudo ou mais pois fiz com ajuda minha advogada.(Levou 3 mil com a escritura e tudo o que foi preciso, eram 3 herdeiros e deu algum trabalho...)
    Mas talvez não fosse necessário.
    Foi na altura da pandemia e as repartições tinham atrasos de meses.
    Demorou bastante.
  9.  # 9

10.  # 10

Sim

Fui eu que tive o trabalho e mandei actualizar as áreas e era eu o comprador .
    Se não fosse isso não teria conseguido fazer o negócio e estar tudo coincidente nos papéis.

Tive que reunir assinaturas dos herdeiros não sei quantas vezes...
  11.  # 11

Ups,, herdeiros. Que cena.

Obrigada.
  12.  # 12

Colocado por: InterruptorUps,, herdeiros. Que cena.

Obrigada.

Mais vale receber alguma coisa do que não ter nada para receber.
    Desde que não seja uma "herança envenenada".
    🤮

0.0169 seg. NEW