Colocado por: RF3010 apartamentos
Colocado por: Palhava
Juntem-se e reivindiquem a limpeza semanal ou mensal 🙏
Colocado por: sizeJá falou com o senhorio sobre isso ?
Se nada constar no contrato de arrendamento sobre essa questão da limpeza das escada, não tem atender a essa pretensão dos outros inquilinos.
Terá que ser o senhorio a ter que resolver o problema, que poderá passar por não lhe renovar o contrato.
Colocado por: RF30
Não porque isto era um não problema para mim até há uns meses, passou a ser mas será algo que irei falar com o senhorio em breve. Queria apenas saber de quem é a obrigação de limpar as escadas, se minha e dos outros inquilinos se do senhorio.
Não me renovar o contracto porquê? 😅 Tendo em conta que sou a pessoa que lhe paga mais de renda, sem animais de estimação, crianças, que não faz barulho para incomodar os vizinhos e que paga a renda a tempo e horas todos os meses?
Algo que não irá acontecer porque 7 dos apartamentos são ocupados por reformados que limpam o seu piso. A meu ver não teriam de ser os inquilinos a fazê-lo mas pronto.
Colocado por: size
Se criar o suposto conflito de entre todos os outros inquilinos existir acordo da limpeza das escadas, o senhorio poderá ponderar se tiver que mandar limpar o seu lote de escadas, na próxima renovação do contrato escolher outro inquilino que o faça.
Colocado por: Soliva
Sou só eu que todos os fins de semana se junta aos demais vizinhos , e lavamos a escada do prédio onde moro ?
Sempre foi salutar até para a nossa convivência, chega a ser uma hora de conversa e gozo de verem um gajo novo a varrer o prédio e 5 minutos de limpeza 😂🤣😂
Mas enfim … acho esta situação absurda e ridícula .
O que custa lavar a área comum 1x por semana?
Espera-se agora que os senhorios contratem empresas de limpeza ?
Manutenção e preservação… ok , limpeza diária ? …🤦🏽
Só por causa disto …. Vou deixar de a lavar ….
( por causa disto e porque vou sair de Lisboa mas enfim 😂)
Colocado por: RF307 dos apartamentos são ocupados por reformados
Colocado por: RF30é obrigatório por lei existir um condomínio
Ninguém criou conflito nenhum a não ser a pessoa que me ameaçou de queixinhas ao senhorio. Se o senhorio entender que tem de ser limpo pelos inquilinos, farei a minha parte mas como tal não está especificado em lado nenhum que é minha obrigação nem me foi informado de tal, não levo como sendo a minha obrigação.
Colocado por: VarejoteQuando voltar ao mercado de arrendamento, vai se lembrar do que leu aqui.
Colocado por: size
Meu caro, o conflito já está criado por si, ao não continuar a limpar o seu vão de escadas, conforme o acordo dos restantes inquilinos.
Agora, é só aguardar pelo resultado, quando os seus vizinhos se queixarem da falta da sua comparticipação.
É verdade, que pelo suposto teor do contrato de arrendamento, não estar obrigado a limpar as escadas, mas também é verdade que o senhorio pode impedir a renovação do contrato, sem ter que lhe dar qualquer explicação. Percebe ?
Colocado por: Palhava
É obrigatório?
Vivo num prédio que pertence todo à mesma pessoa, tem 10 apartamentos e não pagamos condomínio, apenas renda mensal.
Colocado por: BoraBora
Só há condomínio quando, pelo menos, 2 fracções têm proprietários diferentes. Se o proprietário é único a figura de condomínio não se aplica e, consequentemente, terá de ser o proprietário a assumir essa tarefa.
Sim, é obrigatório. Caso os inquilinos do prédio não queiram constituir condomínio e haja desacordo na questão, pode ser levado a tribunal e o tribunal nomeia um gestor de condomínio. Que este país seja uma bandalheira já é outra questão.
Colocado por: Varejote
Desconhecia que inquilinos podiam criar um condomínio.
O senhorio não vai despejar ninguém, apenas faz oposição à renovação.
Colocado por: Varejote
Em circunstâncias normais é o proprietário que assume a "limpeza", mas se tem "acordo" com os inquilinos para serem eles a fazer a limpeza e com isso, pagam renda mais baixa que o mercado, nada a dizer.
Você não é obrigada a limpar, mas o senhorio antes do término do contrato pode fazer oposição à renovação.
É uma questão de ponderar a decisão e arcar com as possíveis consequências, simples.