Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Tenho o sistema de aquecimento de agua sanitárias com problemas devido à bomba circuladora.

O problema é que a bomba fica presa, levando a que a temperatura do liquido nos paines suba bastante e visto que não circula também nao aquece a agua do deposito.

O que notei é que quando os valores de temperatura atingem os parâmetros definidos o "controlador" dá ordem à bomba para ligar mas ela começa a fazer um ligeiro barulho mas não arranca. Para resolver o problema tenho dado uma pancada com o cabo de uma chave de fendas na bomba o que a faz arrancar, no entanto se logo a seguir ela parar (porque a temperatura já baixou) volta a ficar presa.

Neste dias de mais calor, para evitar problemas o que faço é por volta das 11 da manha (já e temperatura está alta) e meto o controlador em modo manual, dou a tal pancada para a bomba arrancar e deixo sempre ligado até ao final da tarde quando o sol já está mais baixo.

A bomba tem pouco mais de 3 anos e é da marca Wilo Modvlvs.

Há algo que eu possa fazer para resolver?
    • SrR
    • 30 agosto 2024

# 2

Abrir a bomba e dar uma limpeza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Alves
  2.  # 3

Colocado por: Luis AlvesHá algo que eu possa fazer para resolver?

Mandar reparar ou substituir a bomba, certo?
    Terá de resolver o problema antes de parar por completo, e depois andar na aflição. Não conheço a bomba, nem se terá reparação possível (pode estar a agarrar, ou um simples condensador), mas deverá contactar alguém que trabalhe com isso.
  3.  # 4

Colocado por: SrRAbrir a bomba e dar uma limpeza.
  4.  # 5

Colocado por: SrRAbrir a bomba e dar uma limpeza.

Não me parece algo que eu consiga fazer, o melhor é insistir com o técnico (já chamei mas não há meio de vir).

Será que desapertar o parafuso que tem no centro e tentar rodar manualmente ajuda? Vi uns vídeos na net mas tenho medo de fazer, até porque pelo que percebi, neste circuito não é agua mas sim um liquido especifico para painéis, e se perder pressão não tenho forma (equipamentos) para repor.

Será que é seguro tentar ou é melhor não mexer?
  5.  # 6

Eu no início do inverno faço isso. Tiro o parafuso e rodo o veio para ver se está livre. As minhas são de água, cai um pouco. Na do painel nunca mexi. Tbm são wilo.
  6.  # 7

Problema resolvido!
    Fica aqui a solução, espero que possa ser útil para alguém.

Visto que o instalador me falhou, tive de encontrar outra pessoa e resolveu o problema em cerca de 20min por poucos euros.
    Afinal o problema era o condensador com problemas, simplesmente trocou por outro e agora a bomba arranca sem problemas. Aparentemente é um problema comum e barato de resolver mas convêm estar atento pois muitos técnicos podem sugerir avaria na bomba e necessidade de trocar o que custa algumas centenas de €€.

Espero poder ajudar alguém que passe pelo mesmo problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sognim, jorgemlflorencio
  7.  # 8

0.0142 seg. NEW