Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Espero que este mensagem vos encontre bem.
    Venho colocar uma questão/pedido de partilha de opiniões acerca do estado das escadas da moradia da onde vivo há 1 ano.
    Logo quando me mudei para a casa (julho 23) começaram a aparecer umas manchas escuras ao longo das escadas (nos 4 pisos - cv, r/c, 1 andar e rooftop) que parecem estar relacionadas com humidades.
    O estranho é que a casa tem muita exposição solar e tenho zero humidades (a vista) dentro de casa.
    O construtor diz que só pod estar relacionado com má qualidade da madeira das mesmas (folha de carvalho) e não com humidades.
    É que se fosse só no piso da cave, por exemplo, eu também acharia que era humidade, mas está assim em todo os pisos (com menores dimensões nos pisos superiores).
    O que vos parece e como sugerem que lide com a situação?
    Estou a tentar colocar fotos sem sucesso :(
    Muito obrigada desde já pelo vosso feedback.
    Cumprimentos,
    Inês
  2.  # 2

Inês, vá ao seu arquivo de fotos, abre a foto, faz print screen, recorta e carrega essa nova imagem 🩷
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Colaco1986
  3.  # 3

Colocado por: Colaco1986O construtor diz que só pod estar relacionado com má qualidade da madeira das mesmas (folha de carvalho)

Se é folha de carvalho, não é madeira mas muito provavelmente peças de aglomerado ou MDF, folheadas a carvalho.
    Mesmo sem ver as fotos, eu diria que tem essas peças a absorver a humidade ambiente e a oxidar a folha de carvalho.
  4.  # 4

Que parvoíce, não sei se é do meu telemóvel, mas já tentei fazer o sugerido e não consigo adicionar na mesma. Recebo uma mensagem a dizer que não tenho autorização para adicionar a foto! :(
  5.  # 5

#zedasilva
    É exatamente esse o material que referiu! Sem ver, consegue saber mais do que eu, fantástico :)
    Obrigada pela sua resposta.
    Esse foi de facto o que a empresa fornecedora das das escadas folheadas a Carvalho sugeriu… mas é que não temos húmidades em casa, está sempre a ser arejada e temos um medidor de temperatura ambiente e humidades, e o bonequinho está sempre feliz.😀
    Que coisa mais estranha. Se calhar a solução é mudar de material pq se capearem novamente com o mesmo material, em pouco tempo deve ficar igual.
  6.  # 6

Bolas, afinal consegui 🎉🤩
      IMG_1640.jpeg
  7.  # 7

Segunda foto
      IMG_1641.jpeg
  8.  # 8

Parece estar a usar produtos e métodos de limpeza inadequados.
  9.  # 9

Colocado por: BelhinhoParece estar a usar produtos e métodos de limpeza inadequados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Colaco1986

Pode realmente ter piorado pela utilização de produtos impróprios para a limpeza deste material mas não foi por aí que as manchas começaram a aparecer.
    A serem causadas pelos produtos de limpeza, não deveriam aparecer em todos os degraus em vez de somente em alguns?
    Obrigada desde já pelo feedback e disponibilidade.
    Cumprimentos,
  10.  # 10

Colocado por: zedasilva
    Se é folha de carvalho, não é madeira mas muito provavelmente peças de aglomerado ou MDF, folheadas a carvalho.
    Mesmo sem ver as fotos, eu diria que tem essas peças a absorver a humidade ambiente e a oxidar a folha de carvalho.

É exatamente esse o material que referiu! Sem ver, consegue saber mais do que eu, fantástico :)
    Obrigada pela sua resposta.
    Esse foi de facto o que a empresa fornecedora das das escadas folheadas a Carvalho sugeriu… mas é que não temos húmidades em casa, está sempre a ser arejada e temos um medidor de temperatura ambiente e humidades, e o bonequinho está sempre feliz.😀
    Que coisa mais estranha. Se calhar a solução é mudar de material pq se capearem novamente com o mesmo material, em pouco tempo deve ficar igua
  11.  # 11

Terem proposto peças folheadas para os degraus é um erro de palmatória.
    A menos que andem sempre de pantufas nessa escada, com o uso, as peças vão começar a ter algum desgaste. O folheado tem uma espessura muito reduzida que certamente não vai aguentar esse desgaste. Em pouco tempo vai começar a ter o material da base (aglomerado ou MDF) à vista.
    Em relação às manchas, concordo que possa estar relacionado com os produtos de limpeza.
    As zonas escuras serão certamente as zonas onde a camada de verniz é mais fina. Os produtos de limpeza foram absorvidos e entraram em reação quer com a folha de madeira, quer com a cola e provavelmente até com a base.

Agora o mais importante, de quem é a responsabilidade?
    Depende de quem propôs a solução e de quem a aprovou.
    Em teoria eu acho que é fácil qualquer um livrar-se de responsabilidades.
    Ou seja, irá sobrar sempre para o mexilhão.
  12.  # 12

Mdf folheado para fazer escadas. Não hão-de os meus orçamentos terem diferenças gigantes… enfim, é o que temos
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, AlexMontenegro, Colaco1986
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sscmoreira, Colaco1986
  13.  # 13

Colocado por: zedasilvaTerem proposto peças folheadas para os degraus é um erro de palmatória.
    A menos que andem sempre de pantufas nessa escada, com o uso, as peças vão começar a ter algum desgaste. O folheado tem uma espessura muito reduzida que certamente não vai aguentar esse desgaste. Em pouco tempo vai começar a ter o material da base (aglomerado ou MDF) à vista.
    Em relação às manchas, concordo que possa estar relacionado com os produtos de limpeza.
    As zonas escuras serão certamente as zonas onde a camada de verniz é mais fina. Os produtos de limpeza foram absorvidos e entraram em reação quer com a folha de madeira, quer com a cola e provavelmente até com a base.

Agora o mais importante, de quem é a responsabilidade?
    Depende de quem propôs a solução e de quem a aprovou.
    Em teoria eu acho que é fácil qualquer um livrar-se de responsabilidades.
    Ou seja, irá sobrar sempre para o mexilhão.

O acordado foi a colocação de escadas em madeira de Carvalho, mas como há pessoas que tem vontades próprias, decidiu meter este aglomerado/mdf capeado em Carvalho sem nos consultar. Teríamos tido todo o gosto em pagar a diferença caso ele nos tivesse informado que colocar Carvalho sairia fora do orçamento inicialmente estipulado… mas enfim.
    Pelo menos já me disse que ia acionar o seguro do lado dele para fazer a reposição - novo capeamento. Eu é que tendo em conta o vosso feedback e a má qualidade do material já estou inclinada a mudar o material das escadas, se não daqui a um ano ou dois estão novamente neste estado.
    Uma vez mais um bem haja a todos!
    Vocês são incríveis 🙏
  14.  # 14

Colocado por: Joao DiasMdf folheado para fazer escadas. Não hão-de os meus orçamentos terem diferenças gigantes… enfim, é o que temos
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio,AlexMontenegro,Colaco1986

Exato, e eu preferia ter sido informada antecipadamente pois não teria problemas em pagar mais para ter realmente o material que pedimos…
    Enfim, vamos ver o que se segue…
    Obrigada e cumprimentos
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  15.  # 15

Duvido que o seguro do empreiteiro se responsabilize por isso.
    O perito vai alegar que a patologia deriva da utilização de produtos de limpeza imprópria e não de um erro construtivo
  16.  # 16

Quando diz que o acordado foi a aplicação de madeira de carvalho, isso ficou escrito onde?
  17.  # 17

Colocado por: Joao DiasMdf folheado para fazer escadas. Não hão-de os meus orçamentos terem diferenças gigantes… enfim, é o que temos
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio,AlexMontenegro,Colaco1986

Mas o mais engraçado é este costume de enganar os clientes já é antigo. Existe um móvel em casa dos meus pais e comprado em Paços de Ferreira que o meu pai garantia que era madeira maciça e que tinha não tinha sido barato. Desmontado e colocado noutro local constatámos que o "maciço" era aglomerado com folhas de madeirae até alguns torneados se consegue falsificar. E assim se enganam os clientes...
    Concordam com este comentário: Joao Dias, marize
  18.  # 18

Colocado por: zedasilvaDuvido que o seguro do empreiteiro se responsabilize por isso.
    O perito vai alegar que a patologia deriva da utilização de produtos de limpeza imprópria e não de um erro construtivo

Até ver o construtor tem-se mostrado positivo na resolução do problema das escadas e nunca referiu que iria ficar a cargo de qualquer outra pessoal além dele ou do fornecedor do material que foi colocado nas escadas, mas na volta vou ter uma surpresa.
    Nem o construtor nem o fornecedor referiram que o problema estaria relacionado com a má utilização de produtos de limpeza, espero que não venham mais tarde com essa conversa :(
  19.  # 19

Colocado por: zedasilvaQuando diz que o acordado foi a aplicação de madeira de carvalho, isso ficou escrito onde?

Salvo erro não ficou por escrito.
    Ficou somente acordado um valor em orçamento para aplicação de escadas, mas sem referir o material das mesmas.
    A conversa sobre o material foi feita por viva voz :(
    Dado que esta na garantia, penso que não têm forma de não se responsabilizar pq uma vez mais, só algumas peças estão afectadas, o que já de si, diria que as manchas eram derivado a defeito dessas peças (caso o argumento viesse agora a ser os produtos de limpeza). Faz sentido?
    Obrigada
  20.  # 20

Colocado por: Colaco1986Salvo erro não ficou por escrito.

Erro!

Colocado por: Colaco1986penso que não têm forma de não se responsabilizar

O empreiteiro é frequentador do fórum?
    Eu teria uma mão cheia de argumentos para justificar a não responsabilização dele neste problema.
    Como é obvio não os vou expor aqui porque isso só o iria prejudicar a si.

0.0248 seg. NEW