Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Usar PRH para fazer frio é realmente tentador, contudo quando se fala com instaladores rapidamente se percebe que a maioria foge dessa solução.
    Não está em causa se funciona porque ha por aí vários relatos a comprovar isso mesmo, o grande problema é mesmo que são poucos os que o sabem colocar a funcionar corretamente, o que faz com que se fique praticamente “nas mãos” do instalador a meu ver
  2.  # 22

Assim como no quente.. no PRH estamos sempre nas mãos do instalador..
  3.  # 23

Colocado por: Bragas VAssim como no quente.. no PRH estamos sempre nas mãos do instalador..

Porque?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  4.  # 24

Colocado por: PedroMFernandesVou ter um recuperador de calor na sala apenas pelo ambiente que dá (visualmente ter presença de fogo)

Coloque antes uma Tv Oled, sai mais barato e é mais fácil de limpar!
    Conselho de quem tem um recuperador na sala só a enfeitar.
  5.  # 25

Colocado por: metRo_

Porque?
    Concordam com este comentário:jorgealves

Porque não é uma coisa eu você possa simplesmente reinstalar..

Tem que rezar para que pelo menos o que ficou debaixo do chão tenha ficado bem..

Em relação ao que fica em cima..
  6.  # 26

Colocado por: Bragas VPorque não é uma coisa eu você possa simplesmente reinstalar
    existe alguma solução que permita isso???

Colocado por: Bragas VTem que rezar para que pelo menos o que ficou debaixo do chão tenha ficado bem.
    só se contratarem sapateiros e deixarem andar ao sabor do vento é que pode dar bosta pois é a solução que menos problemas apresenta em fase de instalação e posterior serviço.

se depois o instalador sabe e ou consegue explorar devidamente o equipamento já são outros quinhentos.
    • SrR
    • 24 outubro 2024

# 27

Colocado por: jorgealvesexiste alguma solução que permita isso???
    um casaco de pêlo, nao esta bom é so trocar.
    • paulos
    • 24 outubro 2024 editado

# 28

Eu ponderei colocar radiante eletrico, a instalação ficaria em menos de 4000€ para 2 pisos de +/-90m2. No total teria 16kw de potência. Apesar de fazerem cálculos e estimativas não me convenceu nadinha, iria poupar na instalação mas depois ou não o ia ligar ou ia gastar tudo e mais alguma coisa ao longo do tempo.

Ponderei PRH pedi 2 ou 3 orçamentos. O empreiteiro retirava-me 5k por não colocar os AC de conduta, mas para o radiante eram 18k, teria ainda de desembolsar 13mil € a mais! Rapidamente desisti da ideia.

Deixei o empreiteiro colocar os ACs de conduta (LG) e do que testei até agora (dá para ter pouca noção pois a casa ainda não baixou os 22.5ºC) a pedir 24º, aquilo em 10min já se nota e muito o calor na divisão, por isso acho que fiz a escolha acertada.

Com os € que não gastei, mais os € que o empreiteiro me tirou por eu não querer o recuperador que ele colocava (Solzaima) meti mais qualquer coisa e coloquei um recuperador da ADF com saídas para o quarto de cima e sobrou para eletrodomesticos, cortinas, carpetes etc.

Hoje voltaria a fazer a mesma opção.

Se tivesse € para deitar fora, sim, colocaria o PRH.

(O empreiteiro tinha na casa dele PRH para frio e quente e disse-me que em frio não funcionava bem na zona da sala, quando no verão tinha visitas e estava a varanda de 5metros aberta durante a tarde toda, depois mais tarde quando fechava tudo, para a temperatura voltar a estabilizar demorava muito tempo e enquanto isso estavam a penar de calor. Na casa que fez agora colocou AC e radiadores com caldeira a pellets (que já se arrependeu por não colocar BC)
  7.  # 29

Colocado por: jorgealvesexiste alguma solução que permita isso???

só se contratarem sapateiros e deixarem andar ao sabor do vento é que pode dar bosta pois é a solução que menos problemas apresenta em fase de instalação e posterior serviço.

se depois o instalador sabe e ou consegue explorar devidamente o equipamento já são outros quinhentos.

Uma lareira com recuperado de calor.. é infinitamente mais fácil de trocar..
  8.  # 30

Colocado por: Bragas V

Uma lareira com recuperado de calor.. é infinitamente mais fácil de trocar..
    mas isso nao faz o que faz um radiante, não aquece a casa toda.
  9.  # 31

Eu não disse que fazia..

O que quero dizer é que o piso radiante é um solução complexa, e quanto mais complexa, mais dependemos da habilidade do instalador
  10.  # 32

Colocado por: Bragas VEu não disse que fazia..

O que quero dizer é que o piso radiante é um solução complexa, e quanto mais complexa, mais dependemos da habilidade do instalador

Da maneira como fala parece que é ciência aeroespacial... são só tubos no chão revestidos a betonilha, com informação mais que detalhada nos manuais das marcas.
    Concordam com este comentário: jorgealves, HideCode
    • SrR
    • 24 outubro 2024

# 33

Colocado por: rjmpires
    Da maneira como fala parece que é ciência aeroespacial... são só tubos no chão revestidos a betonilha, com informação mais que detalhada nos manuais das marcas.
    ainda tem as suas "manhas"
  11.  # 34

Colocado por: SrRainda tem as suas "manhas"

Certamente que há pormenores que se forem feitos por um profissional com "calo" no assunto, vai ajudar a um melhor desempenho.
    Mas qualquer profissional que siga as instruções de aplicação que vêm nos manuais das marcas, certamente que deixa o trabalho bem feito.
    Depois há toda a componente técnica de ajuste e programação da máquina, tanto ou mais importante que a instalação do piso.
    O ideal é ter uma equipa que faça bem as duas componentes.
  12.  # 35

Colocado por: Bragas VEu não disse que fazia..

tem mais complexidade um vulgar recuperador de calor hidráulico

O PRH é o sistema mais básico que existe é literalmente tubos enterrados em betonilhas, depois existem chatos picuinhas que gostam de fazer mais rigoroso mas não deixam de ser somente tubos tipo esparguete
  13.  # 36

Colocado por: rjmpires
    Concordam com este comentário:jorgealves
    para colocar a coisa a arrefecer não é bem assim 😂
  14.  # 37

Com as mãos dos outros é sempre tudo fácil e simples.
  15.  # 38

Colocado por: DR1982para colocar a coisa a arrefecer não é bem assim 😂

É seguir as instruções para que funcione.
    Não percebo o drama.
  16.  # 39

Colocado por: VarejoteCom as mãos dos outros é sempre tudo fácil e simples.

Os técnicos que me instalaram o piso também não tinham muita experiência com arrefecimento, mas foi só seguir as recomendações da marca, utilizar os produtos corretos, ajustar os limites máximos e mínimos.. e sem grandes problemas ficou a funcionar.
    Na altura do arranque da bomba de calor não achei que os parâmetros definidos pelo técnico da Carrier tivessem sido os corretos de acordo com as necessidades da casa, e fui ajustando os mesmos (isto no caso do aquecimento, no arrefecimento não achei necessário mexer).
  17.  # 40

Vou ter que passar por essas decisões todas nos próximos tempos. Actualmente temos AC para tudo e não somos esquisitos embora compreenda que a solução prh seja mais confortável para aquecimento.

0.0236 seg. NEW