Iniciar sessão ou registar-se
    • Ed-l
    • 10 março 2010

     # 41

    Cada um de nós têm o seu preço para trabalhar, se para alguns 1000,00€ é o suficiente não vejo problema se são jovens ou veteranos também não deve ser a condicionante, penso que o preço deve ser influenciado pela complexidade do projecto e pelos encargos dos gabinetes de engenharia...
    A única coisa que se deve preocupar é se a assinatura do responsável não contêm o nome Socrates, é que isto de licenciaturas ao Domingo e á distancia não me inspira confiança....looolll
    3000,00€+ IVA é o valor que me foi proposto.
  1.  # 42

    Bom Dia,
    sou novato nestas andanças de foruns, e pretendo cumprir com todas as regras, assim, aqui estou a dar conhecimento do resultado da Discussão lançada, e das importantes opiniões recebidas.

    Adjudiquei projectos de especialidades (civil e electro) + projectos de execução por 4100€+IVA. Pareceu-me valor ajustado atendendo às opiniões aqui formuladas e à qualidade, responsabilização e acompanhamento que exijo.

    Obrigado a todos.
  2.  # 43

    Maedagua
    O seu valor, para uma casa média m², parece-me um valor normal e dentro de mercado para todas as especialidades :)
  3.  # 44

    Boa tarde,

    gostaria que me dessem a vossa opinião sobre os dois orçamentos seguintes que me foram apresentados para os projectos de especialidades de uma casa de dois pisos cada um com 115 m2:


    Orçamento A

    Projecto de estabilidade 780 euros
    Projecto da rede de água 200 euros
    Projecto da rede de esgotos domésticos 200 euros
    ( Ensaio de velocidade de percolação não incluído)
    Projecto da rede de esgotos pluviais 170 euros
    Projecto de telecomunicações 200 euros
    Ficha electrotécnica devidamente visada
    Pedido de isenção do Projecto de Gás Natural
    Projecto de ventilação de WCs e evaquação de gases e fumos de combustão 150 euros
    Plano de Segurança e Saúde 100 euros
    Organização, cópias e entrada do processo – 100 euros

    Total - 1900 euros + IVA


    Projecto acústico, térmico e emissão da DCR 600 euros + IVA

    Total – 2500 euros + IVA

    NOTA: O custo de todos os trabalhos referentes a alterações ao projecto pretendidas pelo cliente após a assinatura do contrato, bem como os projectos de especialidades exigidos por novas leis após a entrada do processo na Câmara Municipal, acresce ao preço apresentado.


    Orçamento B

    Projecto de estabilidade
    Projecto da rede de esgotos - pluviais
    Projecto da rede de esgotos - domésticos
    Projecto da rede de água
    Projecto da rede de gás
    Projecto de exaustão e ventilação de fumos
    Projecto de telecomunicações
    Projecto térmico e emissão da DCR
    Projecto de arranjos exteriores
    Ficha de segurança contra incêndio
    Plano de Higiene e Saúde em fase de projecto

    Total: 3 850 euros + IVA

    Exclusões
    Pagamento de qualquer taxa relativa ao serviço
    Alterações após a apresentação do projecto
    Obtenção da ficha electrotecnia ou projecto de electricidade
    Adaptação do projecto de arquitectura às soluções das várias especialidades
    Cedência de direitos sobre os projectos
    Responsabilidade técnica pela fiscalização das obras e da coordenação de segurança em obra
    Outros assuntos exteriores ao âmbito desta proposta


    Diversos
    Encontra-se previsto:
    A entrega de dois exemplares do projecto aprovado
    Apoio técnico junto de todas as entidades a consultar
    Análise e discussão de orçamentos de empreiteiros
    Reunião com o empreiteiro seleccionado antes do início da obra
  4.  # 45

    Boas

    Orçamento A:

    - Os entendidos nisso que se pronunciem, mas acho que a ficha electrotécnica acabou; agora é mesmo preciso um projecto.
    - É ridículo o preço não incorporar o ensaio da velocidade de percolação.
    - Tem a certeza que pode usufruir da isenção do projecto de gás?
    - Falta o projecto acústico.
    - Falta a ficha de segurança contra incêndio

    Orçamento B:

    - Falta o projecto acústico.
    - Excluem o projecto electrotécnico
    - Apoio técnico junto das entidades a consultar? O que é isso?
    - Análise e discussão de orçamentos de empreiteiros - isso não faz parte dos projectos nem sequer das funções deles, a não ser que seja uma exigência sua.
    - Reunião com o empreiteiro seleccionado antes do início da obra - Para que? Se é para prestar esclarecimentos sobre os projectos, isso é obrigação dos autores dos projectos.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: emilia66
  5.  # 46

    Boas pessoal do forum

    Queria só fazer uma pergunta sobre este tema:

    Tendo em conta alguns dos valores que aqui foram colocados o que é que vos parece?
    a) que existe muita gente a trabalhar de borla?
    b) que existe muita construção que leva só um tipo de janela por divisão, uma tomada, um ponto luz, um interruptor e torneira e meia vá?
    c) que se trabalha à quantidade sem qualidade e que só assim se consegue fazer esse preço?

    como é que uma equipa orçamenta uma especialidade com um valor desses? será que já tinha lá uma casa parecida? será que conhece os locais onde passam as outras especialidades ou será que depois em obra se desenrasca metade?

    deixo aqui as tres hipoteses e gostava que fossem respondendo para depois com as opiniões fazermos um gráfico à lá Rui Santos. :)

    Cumps

    gnuno.torres
  6.  # 47

    Alguns dos valores de honorários apresentados neste fórum são, na minha opinião, um autentico absurdo.

    Um técnico que não saiba sequer avaliar a responsabilidade do trabalho que esta a efectuar, não deveria certamente estar a realizar projectos.

    Acho lamentável que a as respectivas ordens e associações profissionais, ignorem por complete o que se esta a passar em Portugal a este nível

    Para arquitectos e clientes que vejam este fórum, deixo a minha opinião pessoal:
    O Cliente final, vai pagar SEMPRE, o preço total de um BOM projecto de execução, quer o faça quer não o faça... ou o paga na fase de projecto, ou o vai pagar em obra ou o vai pagar em manutenção...

    Cumprimentos
    ACR
  7.  # 48

    A ficha electrotécnica Acabou??! cardoso, onde ouviu isso?! penso que para potências inferiores a 50Kva, continua a Ficha...
    A Ficha de Segurança contra incêndios deve ser preenchida pelo autor do Proj. de Arquitectura.

    Os valores das equipas com que trabalho, para areas na ordem dos 250m2,total de 2 pisos, apresentam intervalos entre os 2100€ a 3500€ + IVA.
    Consoante a dificuldade/ complexidade do projecto de arquitectura, escolho uns ou outros... estas escolhas vão-se reflectir no preço final ao Cliente. Mas quem gere essas escolhas sou eu na qualidade de Coordenador de Projecto...
  8.  # 49

    Boa

    Confusão minha, Pedro. As alterações forma no ITED.

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 50

    Colocado por: zedasilva
    Até concordo consigo mas a legislação permite que um técnico que não seja engenheiro ou arquitecto possa assumir a coordenação dos projectos.
    E a coordenação dos projectos é não mais que verificar a compatibilidade entre eles. Para isso não é preciso ser engenheiro ou arquitecto, basta saber ler projectos e muito mas muito de obra.


    Desculpe-me mas discordo.
    Segundo a sua lógica, o engenheiro projecta a estrutura e depois entrega ao arquitecto para fazer o projecto de arquitectura.

    Cmps
 
0.0185 seg. NEW