Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, estou interessado em comprar um terreno, que se encontra numa zona boa mas o terreno tem imensas rochas, praticamente só rochas e sem ter grande área em "terra". Isto é um impedimento muito grande ou muito dispendioso para construção?

Há outro terreno significativamente mais pequeno que este, mas sem as rochas, que fica 15k mais caro. A minha questão é: Será que vale a pena investir num terreno com estas características? Tenho medo de o comprar e depois gastar lá imenso dinheiro só para remover as rochas para fazer a casa e um jardim e talvez pomar.
      Google_Maps.png
      70b74b75-dd8e-4de7-86aa-ac8ac7204507.png
      31442e45-d4ad-4c18-828e-f2388bba6db8.png
  2.  # 2

podia-se construir uma casa tão interessante no meio desses rochedos se tiver a coragem de o fazer!

Adorava projectar nisso, se tiver ideia de ficar com esse terreno mande-me um email. Isso fica onde?

desde que nao tenha ideia de andar tentar partir as rochas não fica mais caro, pense antes em incorporar isso no desenho da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nagashi
    • SrR
    • 30 setembro 2024

# 3

Pelo menos em termos de fundações esta garantido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nagashi
  3.  # 4

Colocado por: antonylemospodia-se construir uma casa tão interessante no meio desses rochedos se tiver a coragem de o fazer!

Adorava projectar nisso, se tiver ideia de ficar com esse terreno mande-me um email. Isso fica onde?

desde que nao tenha ideia de andar tentar partir as rochas não fica mais caro, pense antes em incorporar isso no desenho da casa.

O Terreno é no concelho de Viseu... pois mas não me parece que vá muito de encontro ao que eu procuro numa casa, estava a pensar numa térrea com jardim com relva e afins, sem partir a pedra acho que é muito difícil conseguir isso neste terreno não?
  4.  # 5

Colocado por: nagashisem partir a pedra acho que é muito difícil conseguir isso neste terreno não?
    então é melhor deixar esse terreno para alguém com outras ideias... procure um onde nao tenha de gastar o dinheiro a partir rocha.
    Concordam com este comentário: nagashi, Ruikode
  5.  # 6

Colocado por: SrRPelo menos em termos de fundações esta garantido
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nagashi

E se houver sapatas em cima de rocha e outras em cima de terra?
  6.  # 7

Isso terá viabilidade de construção?!
    • SrR
    • 1 outubro 2024

# 8

Colocado por: JCoimbra

E se houver sapatas em cima de rocha e outras em cima de terra?
    é fazer com que as sapatas dêm em cima das rochas, alias as rochas ja sao autenticas sapatas, aqui esta um bom exemplo de que era interessante elaborar um projecto que se enquadre com o terreno e fazer disso uma mais valia.
  7.  # 9

Não sou engenheiro e desconheço genuinamente qual a forma correta de executar uma construção em zonas de maciço rochoso como parece ser este o caso. No entanto sempre que ouvi alguma discussão sobre isso, a argumentação alinhava-se no sentido de que construção em cima de rocha seria algo a evitar, pelo facto de esses maciços rochosos serem bons condutores de atividade sísmica (em intensidades "normais"), o que originava frequentemente fissuração nas estruturas.
    Por outro lado, a ideia consensual seria a de que idealmente a estrutura de uma construção deveria assentar numa "cama" arenosa, mas em terreno consolidado, firme, para que permitisse atenuar as tais pequenas vibrações sísmicas e assim evitar fissuras na estrutura.

Existe algum fundo de verdade nisto, ou tanto faz ter rocha (e existir um contacto direto) ou apenas terra, e apenas importa garantir que as fundações apanhem terreno firme e estável?
    • SrR
    • 1 outubro 2024

# 10

Se assim fosse nao se faziam estacarias à procura do leito rochoso como fazem por ex em nova york.
    • ndbro
    • 1 outubro 2024 editado

# 11

As ondas sísmicas são amplificadas em solos mais moles, arenosos.

A frequência (Hz) das ondas sísmicas são mais baixas que as vibrações de camiões, etc, por isso tem um comportamento diferente ao propagar pelos diferentes tipos de solo. O mais próximo não natural das ondas sísmicas, são explosões no solo, tipo em pedreiras.
  8.  # 12

Colocado por: SrRSe assim fosse nao se faziam estacarias à procura do leito rochoso como fazem por ex em nova york.

Sim claro, concordo. Mas não nos podemos esquecer que no exemplo que deu será imperativo que assim seja uma vez que o terreno não é firme devido à quantidade de água presente no solo. Na minha cidade também se conhecem alguns casos de edifícios construídos há bastantes anos e que pela sua dimensão (na altura) e proximidade à zona ribeirinha, têm afundado lentamente ao longo dos anos, embora sem colocar em causa a sua integridade (e julgo que entretanto foram alvo de intervenções para melhorar a estabilidade).

Eu referia-me inicialmente a condições de solo ideais, firme, compactado e não afetado pela presença de água.
    • SrR
    • 1 outubro 2024

# 13

Colocado por: Ruikode
    Eu referia-me inicialmente a condições de solo ideais, firme, compactado e não afetado pela presença de água
    acabou de descrever um penedo =)
  9.  # 14

Colocado por: antonylemosAdorava projectar nisso, se tiver ideia de ficar com esse terreno mande-me um email. Isso fica onde?

Fico sempre com a sensacao que os terrenos mais interessantes para um arquiteto, sao sempre os menos apelativos para os compradores :D
  10.  # 15

Colocado por: dmanteigas

Fico sempre com a sensacao que os terrenos mais interessantes para um arquiteto, sao sempre os menos apelativos para os compradores :D
    será por ver possibilidades onde outros vêm problemas (?)
    • AMG1
    • 1 outubro 2024

# 16

Colocado por: dmanteigas

Se fosse sempre assim, havia muitas casas interessantes que nunca tinham sido construidas.
    Há sempre alguém com vontade, posses e disposição para fazer diferente, senão este mundo era uma pasmaceira.
    Eu adorava poder fazer uma coisa dessas e tenho a certeza que era capaz de inventar ainda mais alguns desafios ao arquitecto do que aqueles que o terreno já colocava. O problema é que tenho a vontade, mas não as posses. Paciência!
  11.  # 17

bem... para o pomar acho que seria de esquecer, mas pelo menos as ervas no jardim tb não o vão incomdar muito.

tb acho que a mais valia desse terreno é incorporar a casas nas rochas que existem.
  12.  # 18

Ninguém vai andar a correr riscos de partir ferramenta a escavar e abrir cavoucos em granito.

Esse terreno é preciso dinamite para preparar as fundações. E só para isso é preciso uma pequena fortuna e mais mão de obra especializada.
  13.  # 19

Fundação em Estacas (em betão, em madeira, em metal, encastradas na rocha) e uma construção apoiada nas mesmas.
    Concordam com este comentário: SrR
    • SrR
    • 2 outubro 2024 editado

# 20

.
      3be8c875.jpg
      146133590544510.jpg

0.0196 seg. NEW