Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: Jorge Barbosa

Quando disse ângulo no início é na curvatura ao entrar para a chaminé 🤣

Pois o tubo é flexivel mas não muito, também vi isso quando tive de fazer a curva para ir do recuperador ao buraco em cima lol
  2.  # 62

Colocado por: VarejoteO tubo entrou quanto dentro da chaminé, 20cm?

Salvo erro 3 metros se não for pouco falta para os 3 metros dentro da chaminé.
  3.  # 63

Salvo erro 3 metros se não for pouco falta para os 3 metros dentro da chaminé.

Deveria ir até ao topo!
  4.  # 64

Nem de propósito um tópico sobre os tubos estarem ao contrário!

https://forumdacasa.com/discussion/99788/liquido-a-sair-tubo-salamandra/#Item_1
  5.  # 65

Colocado por: paulosNem de propósito um tópico sobre os tubos estarem ao contrário!

https://forumdacasa.com/discussion/99788/liquido-a-sair-tubo-salamandra/#Item_1

Uma coisa não tem nada a ver com a outra, esse tem nascente porque esta na rua e tem tubo simples, este tem alvenaria a proteger, escorridos devem ser muito poucos.

Nas várias lareiras e recuperadores que tive em vários imóveis, basicamente nunca tive escorridos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Barbosa
  6.  # 66

Uma questão que me surgiu agora após falarem da união ao recuperador, é necessário meter alguma massa no mesmo, ou seja na união do tubo de exaustão dos fumos com o recuperador?
  7.  # 67

Colocado por: Varejote

Uma coisa não tem nada a ver com a outra, esse tem nascente porque esta na rua e tem tubo simples, este tem alvenaria a proteger, escorridos devem ser muito poucos.

Nas várias lareiras e recuperadores que tive em vários imóveis, basicamente nunca tive escorridos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jorge Barbosa

Na casa dos meus pais é alvenaria não tem tubos inox, fica dentro da parede até ao telhado e tem escorridos...

Mas foi o que disse atras, depende de muuuita coisa como temperatura da queima, temperatura exterior, humidade relativa exterior, humidade da lenha etc
  8.  # 68

Colocado por: Jorge BarbosaUma questão que me surgiu agora após falarem da união ao recuperador, é necessário meter alguma massa no mesmo, ou seja na união do tubo de exaustão dos fumos com o recuperador?

O fumo nao sai por lá se tudo ficar bem encaixado, mas de qq das maneiras eu coloquei:

https://www.leroymerlin.pt/produtos/tintas-e-drogaria/silicones-espumas-expansivas-e-acessorios/silicones/silicones-para-altas-temperaturas/massa-refractaria-forno-salamandras-antracite-290-ml-soudal-82530158.html?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=pmax-shopping-ao_tintas-drogaria-e-limpeza_ao_google&utm_content=1p&utm_term=&placement=&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwsoe5BhDiARIsAOXVoUuLInpSSFIxvYiEtLamW7QvfF3mCigVfo-dKDRmF_UCWtl2iFsYtMQaAj2EEALw_wcB

Atenção que tem de ser 1500ºC, não pode ser silicone de altas temperaturas pois não aguenta.
  9.  # 69

Foto da união.
    Da me a entender que colocaram uma redução de 180 / 150 e uma união depois da redução.
    IMG-20241031-193704
    https://imgbb.com/' >upload
  10.  # 70

Dá-me a parecer que está ao contrário. veja se a redução encaixa por dentro do recuperador, se sim está bem e o tubo inox tem de entrar para dentro da redução.
  11.  # 71

Colocado por: paulosDá-me a parecer que está ao contrário. veja se a redução encaixa por dentro do recuperador, se sim está bem e o tubo inox tem de entrar para dentro da redução.

Pelo que estive a ver, a união está a entrar pela estrutura do recuperador, não está nada por fora.
  12.  # 72

Pelo que estive a ver, a união está a entrar pela estrutura do recuperador, não está nada por fora.

Então está bem.
  13.  # 73

Alguém me poder dar ideias de como tapar o buraco que fica no início da chaminé?
    Para que não caia lixo para dentro?

Lembrei de colocar um bocado de Pladur com massa de gesso e sisal à volta do bocado de Pladur.
  14.  # 74

15.  # 75

Colocado por: paulosVeja aqui:https://sitiodaslareiras.com/chamines.htm

Colocam massa

Eu refiro-me a parte de baixo, dentro de casa.
    Onde começa a chaminé.
  16.  # 76

Já falamos disso.

Massa de agarre e sisal
  17.  # 77

Colocado por: paulosJá falamos disso.

Massa de agarre e sisal

O buraco onde passa o tubo de exaustão dos fumos já está, o outro que me refiro é o que está abaixo desse.
    IMG-20241009-103020

Visto ser um buraco na horizontal, a minha questão é se basta apenas massa a de gesso com o sisal ou precisa de levar algum suporte para não cair a massa?
  18.  # 78

Rede de arame, e depois massa.
  19.  # 79

Como o Clioll disse pode usar rede de arame, fixa na parede, recorta para o tubo passar pelo meio e depois massa de agarre e sisal.

Se fizer a mistura para ficar grossa, acredito que conseguisse tapar isso enchendo de baixo para cima.

No meu caso tapei o teto e tinha uns bons 4 dedos à volta do tubo de inox e era no teto que podia cair logo para baixo, aí sempre tem suporte. Coloca massa/sisal no buraco e no tubo e depois une com o sisal e massa.

Tb pode aparafusar uns perfis do pladur à volta do tubo para dar tração à massa/sisal para agarrar. (não encostar o perfil ao tubo deixar uns 5cm de distância).
  20.  # 80

Colocado por: paulosComo o Clioll disse pode usar rede de arame, fixa na parede, recorta para o tubo passar pelo meio e depois massa de agarre e sisal.

Se fizer a mistura para ficar grossa, acredito que conseguisse tapar isso enchendo de baixo para cima.

No meu caso tapei o teto e tinha uns bons 4 dedos à volta do tubo de inox e era no teto que podia cair logo para baixo, aí sempre tem suporte. Coloca massa/sisal no buraco e no tubo e depois une com o sisal e massa.

Tb pode aparafusar uns perfis do pladur à volta do tubo para dar tração à massa/sisal para agarrar. (não encostar o perfil ao tubo deixar uns 5cm de distância).

Não me lembrei disso, ótima ideia.

É só mesmo para a parte de baixo porque onde passa o tubo já está tapado com sisal/gesso.

Obrigado.

0.0280 seg. NEW