Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: CasaBragaConsegui encontrar as medidas da "casota"
    No piso R/C:
    -Pelas paredes exteriores sem a churrasqueira e a entrada 164,8m2
    -Com a churrasqueira e a entrada 175,5m2.

-Garagem 186 m2 🫣”

Colocado por: Fresiasp.s. se por acaso for ver os meus posts ou tópicos, a casa/planta não está actualizada, pelo caminho aumentei ao terreno, meti outra alteração ao loteamento e alterei a casa para térrea.

Essa era a inicial, como disse no post, foi alterado o projecto para uma casa térrea. Neste momento tem 250m2 já com a garagem.

O orçamento dos 300k continua em cima da mesa, apesar que existem muitos dias em acho que não chega. 🫣

O terreno (ou melhor os terrenos, porque após o primeiro projecto estar pronto comprei o terreno do vizinho e aí sim mudei de projecto para uma térrea) não está incluído nos 300k. De resto está incluído tudo, portões, piscina, muros arquitectura etc..

Neste momento, estou a pedir novo orçamento para a caixilharia, porque as vezes, precisamos de deixar as "manias* de lado e pensar em €€€..

Uma das coisas que tenho fora do comum dos orçamentos normais é o preço das lâminas orientáveis em vez de estores. São um bocado puxadotes 10500€...

CasaBraga o que lhe posso dizer é que cada caso é um caso, o que para si é acabamento gama média para mim pode ser gama baixa ou gama alta.. Mas normalmente aquilo que nós achamos que é gama média ou aquilo que todos queremos, quando vamos a ver preços é gama alta.

Outra coisa, só nos orçamentos da estrutura obtive diferencas de 50k. Nas caixilharias nem por isso, no eletricista diferenças de 3k. Nos muros desde 130€/M2 e adjudiquei a 80€/M2.

É preciso muita disponibilidade e isso digo-lhe com toda a franqueza se eu não tivesse a disponibilidade que tenho, já tinha mandado tudo para o ar.
  2.  # 2

Colocado por: HFSFA minha arquiteta falou com alguns construtores que tem de referencia e pediu-me para pedir uns orçamentos para garantir que estavamos no caminho certo antes de meter o projeto na camara.

Exacto.
    Nas obras que desenhámos em função do orçamento é assim que funciona.
    São coisas do Estudo Prévio, para mim é a fase mais importante de todas.

E naquelas em que gerímos a obra idem...
    Depois na fase de execução, e se estiver previsto, para cada item é feito um pedido prévio de orçamento junto dos fornecedores... e o Cálculo do Custo Total actualizado quase diariamente. Tudo isto é feito antes do desaterro. Meses mais tarde, na hora de encomendar, pede-se para confirmarem o orçamento prévio... e siga. Surpreendentemente, e apesar de muitas empresas actualizarem as tabelas de preços em Janeiro... muitas delas respeitam o valor final do orçamento prévio, por vezes já com 2 anos. Do mesmo modo, outras têm agora as peças a custar muito mais... sendo que nessa altura haverá que decidir se se opta por outra marca ou aceitamos o preço maior havendo margem para isso.
  3.  # 3

Estou em fase de pedir orçamentos para obra

Com estas tarifas do Trump qual a consequência no preço das obras?

Aumento preço? Compramos muitas coisas ao EUA?

Diminuição preço? Material comprado na europa pode ter execedentes e preço baixa?

Uns vão subir, outro vão descer?

É imprevisivel?

Só pelo receio estou a ver muitas gente a retrair e a esperar o que vai dar...
  4.  # 4

Na minha opinião de Jacarandé amador sem formação em nenhuma área relevante para entender a geopolitia/ economia global, diria que numa primeira fase não vai afetar os preços dos nossos bens, pq as tarifas são sobre bens que os States importam.

Agora numa economia globalizada e com respostas dos outros países diria que o mais provável é a inflação vai voltar a subir. Mas não será no imediato. Imediato foi o aumento nos custos dos bens importados pelos USA.

Estamos em terreno novo, acho que em justiça ninguém pode dizer com certeza quanto tempo vai demorar até sentir-mos os impactos, e qual a magnitude. Uma coisa, no entanto, é certa: não vai ajudar a que os preços baixem.
  5.  # 5

Boa noite!

Obrigada a todos.
    Sugestões segundo a experiência de quem se aventurou nesta aventura de construir hihi

Empresas de construção em Braga Chave na mão, alguma recomendação?

Obrigada
  6.  # 6

CasaBraga
    já tem projeto? ou isso do chave na mão é com o projeto já incluido?
  7.  # 7

Colocado por: Fresiasdeclive (o que faz com que tenha um desvao generoso)
    Pois, se calhar tem de contabilizar esse desvao como area para as contas por m2.
  8.  # 8

Colocado por: DR1982Pois, se calhar tem de contabilizar esse desvao como area para as contas por m2.

DR acho que o comentário não seria para mim 🤔. Eu nunca fiz contas a m2, sempre achei essas contas uma falácia. Mas sim colocar a casa lá em cima fez com que as coisas fiquem mais caras. Para ter uma ideia um extra em poços cheios de betão para segurar os pilares da piscina foram + 8k.( Extra que eu já sabia que ia existir, mas que só podia ser contabilizado em obra) Mas isso ninguém me manda querer coisas estranhas. Tenho plena consciência que a minha casa com os mesmos m2, mas em dois pisos ficava muito mais em conta, mas aí está, não era o que eu queria 🤪, da mesma forma que o DR também nunca quis 😉
  9.  # 9

Colocado por: Fresias

DR acho que o comentário não seria para mim 🤔. Eu nunca fiz contas a m2, sempre achei essas contas uma falácia. Mas sim colocar a casa lá em cima fez com que as coisas fiquem mais caras. Para ter uma ideia um extra em poços cheios de betão para segurar os pilares da piscina foram + 8k.( Extra que eu já sabia que ia existir, mas que só podia ser contabilizado em obra) Mas isso ninguém me manda querer coisas estranhas. Tenho plena consciência que a minha casa com os mesmos m2, mas em dois pisos ficava muito mais em conta, mas aí está, não era o que eu queria 🤪, da mesma forma que o DR também nunca quis 😉
    ao comentario era para si, porque se a memória nao me falha tem 250m2 de casa mas tem um desvao do mesmo tamanho certo? Ou seja são praticamente 500m2 de casa.
    De resto eu tambem tive a mesma teimosia e insisti num desvao de 3m de altura livres.
    Mas la esta, a conta por m2 nao vale de nada, porque no meu caso a diferença entre ter um desvao de 3m livres é de cerca de 20k, por isso nao é por ai
  10.  # 10

Julgava eu que o Chave🔑 na Mão 🫱era ver uma casa já construída, pagar e receber a chave após a escritura.
    Mas era tudo da responsabilidade e resultado do investimento do construtor: terreno, licenciamento e materiais.
  11.  # 11

Colocado por: FresiasUma das coisas que tenho fora do comum dos orçamentos normais é o preço das lâminas orientáveis em vez de estores. São um bocado puxadotes 10500€...

Fresias penso poder ajudar aqui, não estou a ver quantas janelas tem e vai colocar brisas solares.
    Mas tenho orçamento para:

2600*3200
    2600*1400
    2600*3300
    2600*3000
    120*150

De 3300€ com iva.
  12.  # 12

Colocado por: HideCodeFresias penso poder ajudar aqui, não estou a ver quantas janelas tem e vai colocar brisas solares.
    Mas tenho orçamento para:

2600*3200
    2600*1400
    2600*3300
    2600*3000
    120*150

De 3300€ com iva.

Obrigada HideCode, estou a espera de um orçamento para brisas solares e espero realmente que sejam mais acessíveis que as lâminas orientáveis. Quer dizer, não que sejam mais acessíveis porque isso já sei que o são, mas consideravelmente mais acessíveis e que me façam ponderar a troca.
  13.  # 13

Mas já agora qual a diferença entre brisas solares orientáveis e lâminas orientáveis.

Obrigado
  14.  # 14

Colocado por: DR1982Ou seja são praticamente 500m2 de casa.

DR para mim serão sempre 250 m2 de casa, o facto de ter um espaço por baixo que no máximo poderá levar brita, não significa que seja "casa" ou façam parte da casa, unicamente foi um "método" utilizado para colocar a casa na cota pretendida. O facto de esse espaço ter duas paredes em muros em blocos de cofragem é unicamente para a terra não andar a 'fugir" para debaixo da casa mas não fazem com que o desvao sejam uma parte da casa. Mas sim, se eu quisesse gastar mais uns trocis poderia otimizar esse espaço e aí sim teria uma casa com 500 M2 e quando fosse fazer as contas ao M2 daria um valor bastante bom e eu era a maior da minha rua 🤭.
  15.  # 15

Colocado por: CasaBragaEmpresas de construção em Braga Chave na mão, alguma recomendação?

CasaBraga deve estar aí a pensar que falam de tudo e ninguém lhe responde a sua pergunta. Pode não achar mas é uma pergunta difícil.

Primeiro porque não sabemos o que o CasaBraga espera de um empreiteiro e qual o tipo de tolerância que o CasaBraga aceita. Segundo porque também não sabemos que tipo de cliente o CasaBraga é e alguns de nós criamos "afinidade" com os nossos empreiteiros e não lhe queremos indicar um cliente "complicado" 🤭.

Um conselho sim que lhe posso dar é, vá ver casas em construção (e em Braga temos as paletes) veja se lhe agrada o que vê e depois procure tirar informações 😉.
    Uma empresa a quem eu entregaria a minha obra se tivesse dinheiro com fartura (mas por isso mesmo não estou em chave na mão) era á Pedralbet, entregam orçamentos super detalhados e as casas deles parecem ser sempre muito bem executadas. Para mim era outro campeonato, mas não quer dizer que não seja o campeonato do CasaBraga.
  16.  # 16

Colocado por: HideCodeMas já agora qual a diferença entre brisas solares orientáveis e lâminas orientáveis.

Obrigado

tambem fiquei com essa duvida
  17.  # 17

Colocado por: HideCodeMas já agora qual a diferença entre brisas solares orientáveis e lâminas orientáveis.

Obrigado

Nao tinha visto a pergunta.

Então as brisas tem aqueles fios ou cabos de aço. As lâminas orientáveis não têm (junto coloco uma foto), são considerados mais resistentes em locais com vento, mas tem o incoveniente que para larguras superiores a 2,80m precisam de um perfil a meio o que não fica muito esteticamente muito apelativo.
    https://youtu.be/NifNj8cXZoM?si=pJW4TMM162DnEJii
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HideCode
      Screenshot_20250421_171952_com_android_chrome_ChromeTabbedActivity.jpg
  18.  # 18

Fresias

são todas orientáveis, dai a nossa duvida
    umas são com os tais cabos e outras sim apenas com calhas laterais nas ombreiras
    portanto no rol de brisas solares existem n sistemas, outros ainda que apenas são laminas fixas que não recolhem mas dão para orientar,
    Concordam com este comentário: HideCode
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fresias
  19.  # 19

Colocado por: FresiasMas sim, se eu quisesse gastar mais uns trocis poderia otimizar esse espaço e aí sim teria uma casa com 500 M2 e quando fosse fazer as contas ao M2 daria um valor bastante bom e eu era a maior da minha rua 🤭.
    Era por ai o meu comentario, basicamente construiu ou esta a construir 500m2, embora nao estejam disponíveis/ utilizaveis
    Concordam com este comentário: Fresias
  20.  # 20

Ola a todos

Fiquei curiosa sobre o teu caso Fresias.
    A parte da casa de 250m2 nao utilizados é como uma cave fechada em bruto? tens acesso desde o interior? que tipo de estrutura tem, estrutura de betao?

Em relaçao a que tipo de cliente que sou, entendo perfeitamente o que diz, espero ser uma boa cliente que é sinal que confiei no empreiteiro e que estou contente com o seu trabalho e orçamento :) vou confiar na sua sugestao e pedir orçamento a essa empresa assim que tiver o projecto terminado.

Infelizmente nao terei muita disponibilidade financeira para grandes aventuras, o meu orçamento para a casa fora terreno e arquitectura foi os 300k, mas houve aqui umas alteraçoes no projecto que me deixam muito insegura em relaçao ao preço de uma casa com estas dimençoes (o meu arquitecto nao quer dar orçamentos):

- cave para deixaremos em bruto para combater desnivel: 110 m2
    - 1 andar com 185 m2, dos quais 1 casa de banho completa, cozinha, escritorio e 35m2 sao garagem aberta
    - 2 andar 90 m2, 3 quartos e 2 casas de banho completas

claro com alpendre e cave bruta sao 420 m2 construçao mas como diz o Fresias nao é o mesmo, porque a construçao desse espaço é so para nivelar tal como estamos a pensar fazer.

Obrigada aos bons comentarios e gentileza da vossa parte.

0.0232 seg. NEW