Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal.

Tenho o projeto aprovado e as obras já começaram... mas surgiu-me agora uma ideia (que não debati com ninguém) que não sei se seria sequer possível alterar.

A garagem está 1m abaixo da cota da moradia, tendo as escadas interiores de acesso ao hall.
    Seria possível aumentar a área da lavandaria/despensa (07), mudando as escadas de local? Nesse caso aproveitaria melhor o hall e aumentaria um pouco essa divisão.

Alguém com ideias?

O que pretendo é alterar, mas sem mexer com a parte estrutural da casa. Se tiver que ficar como está, não há problema.
    Mas pronto, fiquei com esta dúvida...
      Captura de ecrã 2024-11-10 201919.png
  2.  # 2

Para aumentar a despensa provavelmente tinha de colocar a porta da garagem para o hall na parede perpendicular à porta de entrada.
  3.  # 3

o que tem a fazer é "puxar" a parede da cozinha e o gruoo dos degraus por forma a alinhar a parede da lavandaria até ao fim e permitir na cozinha armários com profundidade igual em toda a cozinha
  4.  # 4

Colocado por: rjmpiresPara aumentar a despensa provavelmente tinha de colocar a porta da garagem para o hall na parede perpendicular à porta de entrada.

Certo. E as escadas? Tem 1m de desnível
  5.  # 5

Colocado por: marco1o que tem a fazer é "puxar" a parede da cozinha e o gruoo dos degraus por forma a alinhar a parede da lavandaria até ao fim e permitir na cozinha armários com profundidade igual em toda a cozinha

Não sei se compreendi bem, mas nesse caso aumentaria os armários da cozinha mas a despensa ficaria igual, certo?
  6.  # 6

Sim, era apenas fazer o logico e nao estragar o hall
  7.  # 7

Colocado por: marco1Sim, era apenas fazer o logico e nao estragar o hall

Obrigado e tem toda a lógica. Mas está lá um pilar (não sei se podia recuar 15cm), mas esse armário pode ficar com menos arrumação e os outros terem mais... Seria isso, certo?
  8.  # 8

Colocado por: JCoimbra

Certo. E as escadas? Tem 1m de desnível

As escadas estariam do lado da garagem.
    Porque não faz a passagem entre garagem e a casa pela despensa?
    Foi o que fiz em minha casa, tenho 3 degraus e um patamar na garagem na passagem para a despensa.
  9.  # 9

o pilar fica dentro desse modulo sem problema nenhum.
  10.  # 10

siga o projecto. começa a mexer ali e o empreiteiro começa a mexer na sua carteira
  11.  # 11

pelo contrário, levar aquela parede a direito devia dar direito a um desconto :)
  12.  # 12

Colocado por: rjmpires
    As escadas estariam do lado da garagem.
    Porque não faz a passagem entre garagem e a casa pela despensa?
    Foi o que fiz em minha casa, tenho 3 degraus e um patamar na garagem na passagem para a despensa.

Mas isso penso que complicaria as coisas para ter pouco/nenhum proveito.

Porque ao fazer como sugeriu ia ocupar área na despensa. O que ganharia no maior comprimento da divisão perderia na área das escadas.

O que pensei seria apenas mudar a disposição das escadas e roubar área ao hall, aumentando esse bocado das escadas na despensa
  13.  # 13

Seguindo a sugestão do marco1, fazendo a parede no alinhamento da despensa, ficaria fora do alinhamento com a divisão em frente (wc acessível) . É um pormenor, mas acho que não ficaria mal. Não sei se o Marco1 se apercebeu disso ou se isso é um pormenor sem relevân cia
      Captura de ecrã 2024-11-10 203033.png
  14.  # 14

Colocado por: marco1pelo contrário, levar aquela parede a direito devia dar direito a um desconto :)

num mundo ideal, talvez.

no mundo real, qualquer alteração ao projecto durante a obra é motivo para o empreiteiro se esticar. se a mudança custa 1000 ele pede logo 1100 ou 1200
  15.  # 15

JCoimbra

plantas aos bocejos é preciso ser bruxo para adivinhar o que são aquelas portas
    o que eu faria seria
    1 por a porta a abrir para dentro de casa mas continuando a ter o alinhamento da sua face com o lado de dentro da garagem
    2 depois logo a seguir arrancar com 2 degraus depois um na diagonal e depois apenas mais 3
    até considerava que na propria porta teria logo um degrau
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCoimbra
  16.  # 16

O marco1 as escadas que está a sugerir teriam aquele alinhamento +/-? Ou percebi mal
      Captura de ecrã 2024-11-10 2030332.png
  17.  # 17

não ,
    algo mais assim
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCoimbra
      escada hall.jpg
  18.  # 18

Colocado por: marco1não ,
    algo mais assim
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JCoimbra
      escada hall.jpg

Obrigado marco1, possivelmente vou alinhar a parede da despensa com a da cozinha, mas estou a pensar em deixar as escadas como estão para alterar o mínimo possível. E os 30cms que a parede recua, estou na dúvida se retire no espaço em frente a porta da garagem, ou se retire um pouco nas escadas e um pouco nesse espaço...
  19.  # 19

Olá,
    Na imagem, parece que a garagem só tem 5,40m de profundidade. É mesmo assim?
    Não pode colocar um print da zona com mais envolvente? Com a garagem e cozinha completas? E algo do exterior... como é feita a transição do desnivel fora de casa? Uma planta nunca deve ser vista às prestações. Acho que esse acesso entre garagem e hall ocupa demasiado espaço. Nunca considerou ter os degraus dentro da garagem? Ou melhor, ter a porta corta fogo à mesma altura das outras... esse buraco causa certa disrupção no hall...
  20.  # 20

bolas, tá difici8l
    qual é a duvida de alinhar a parede e deixar a escada tal qual como está apenas encurtando o patim logo a seguir á porta da garagem
    ou seja só altera o alinhamento da parede da cozinha.

0.0226 seg. NEW