Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Antes de mais boa tarde a todos.

    Estou prestes a comprar uma casa em Lisboa (perto do centro), é um T1 numa cave e com Logradouro atrás basicamente já andava atrás de uma casa com esta configuração numa zona muito especifica há algum tempo e finalmente encontrei... também +- ao preço que queria...

    A casa precisa de obras e era aqui que precisava da vossa ajuda porque queria fazer uma remodelação total.

    A casa/prédio é do ano de 37 salvo erro e por dentro é: quarto com janela para a rua, um quarto interior, cozinha com quarto adjacente (esta parede já foi removida), marquise, WC e logradouro do lado de trás e tem à volta de 40/45 m2 no formato de rectangulo.

    Fiz uma visita à casa e pareceu-me ver que algumas paredes, especialmente do quarto interior, já tinha tido (ou tinham) humidades.

    A minha ideia é a seguinte: remodelação total, trocar canalizações, electricidade, cozinha, WC e queria eliminar o quarto interior, ficando assim com uma sala "grande" com kitchnet. No quarto, se possível, gostava de fazer um mini closet (tipo 4m2 ou algo assim...).

    Vou contactar uma empresa daquelas que faz projecto e faz mediação com empresas de obras mas já agora gostava que me dessem um valor para uma obra destas para ficar já a contar com um valor.

    Os materiais a usar seriam medianos porque é aí o unico sitio que consigo controlar custos acho eu.

    Obrigado e cumprimentos.
  2.  # 2

    Já agora anexo aqui a planta original da casa, já conta com uma alteração: a parede entre a cozinha e a "sala de costura" já não existe, estando lá um género de um arco, que por acaso até acho feio...
      planta_original.jpg
  3.  # 3

    Colocado por: Route66Vou contactar uma empresa daquelas que faz projecto e faz mediação com empresas de obras mas já agora gostava que me dessem um valor para uma obra destas para ficar já a contar com um valor.

    Não se esqueça que quem lhe vai dar a garantia a que tem direito é quem vai executar os trabalhos.
  4.  # 4

    Obrigado Picareta, terei isso em conta.

    E grandeza de valores para uma obra destas? Consegue dar um palpite?
  5.  # 5

    Há várias coisas que não está a referir que pesam muito numa estimativa, como por exemplo:
    - Vai trocar o pavimento? Se sim, o que vai/quer colocar? Se não em que estado está o pavimento atual?
    - Vai trocar caixilharias, presumo. Que tipo de caixilharia e vidros pretende?

    Tente perceber de onde vêm essas humidades, se bem que sendo cave e se diz que é principalmente no quarto interior é provável que seja "apenas" ventilação deficiente.

    Agora umas opiniões quanto ao projeto em si. Apesar de não ter pedido não resisto.
    Eu muito dificilmente pegaria num apartamento com essa configuração (WC no exterior? Porta de entrada para o quarto?), mas percebo que é uma vontade há muito perseguida, pelo que vou tentar ser construtivo:
    Acho ótima ideia abrir o quarto interior para fazer uma sala decente. Quarto interiores é algo abominável, que deveria ser (já deve ser) proibido.
    Já isso de querer fazer um closet, por pequeno que seja, num quarto que não tem nada de grande não me parece nada aconselhável. No meu atual apartamento nem sequer meti guarda-fatos no quarto principal, que é maior que esse, pois achei que iria constranger demasiado o espaço.
    A subir paredes, seria para fazer um WC dentro de casa. O atual WC transformava em despensa/lavandaria, que me parece bom jeito lhe dará.
    Não dá para emparedar essa porta do quarto para o exterior, nem que seja só por dentro? Se não der, é bom que o prédio seja muito sossegado ou então que tenha o sono pesado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Route66
  6.  # 6

    Colocado por: Route66Vou contactar uma empresa daquelas que faz projecto e faz mediação com empresas de obras

    Para uma remodelação como a que descreveu não precisa de um "projecto", mas sim de uma lista de trabalhos bem detalhada. Contrate um técnico habilitado (eng.º ou arquitecto). Sai-lhe mais barato.
    As empresas de mediação cobram 15% às empresas que executam as obras, e não têm nem assumem qualquer responsabilidade sobre o que possa acontecer. Adivinhe quem é que, no final, vai pagar esse acréscimo?

    Quanto à casa, o mhpinto já alertou para 3 pontos de que eu iria falar:
    - humidade num piso em cave pode ser um problema de solução inviável (capilaridade). Pavimento e caixilharia (janelas) são duas parcelas que podem pesar no valor final da obra - e que a Route66 não mencionou.

    - já escolheu os modelos de armários de cozinha, louças, torneiras, azulejos, mosaicos?
    - não estou a ver onde encaixar um closet (o quarto é muito pequeno)...

    Tudo somado, partindo do princípio que vai mudar as janelas e envernizar o chão, eu diria que irá gastar no máximo uns 18.000 euros.
    Agora, você é que decide se pretende gastar mais 2.700,00 euros...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Route66
  7.  # 7

    mhpinto muito obrigado pelo feedback. A razão de ser cave é pessoal, sei que muita gente não gosta mas não me estou a ver a comprar casa sem ter um espaço exterior.

    Realmente esqueci-me de alguns detalhes mas escrevi um pouco à pressa mas vou tentar responder a cada uma das suas questões.
    Antes de mais quero referir que há certos detalhes que vou cortar para regular o preço final, ou seja, se estiver a ficar demasiado caro baixo a qualidade de alguns materiais pois não precisam ser de topo.

    Pavimento: gostava de trocar sim, o que lá está, está em boas condições mas como devem imaginar é pavoroso. A ideia seria, sala + quarto um piso moderno, bonito e flutuante que julgo ser mais confortável e cozinha com outro tipo de chão (não sei nomes técnicos).

    Caixilharias, sim e de preferência com alguma eficiência energética (vidros duplos etc) mas mais uma vez, uma gama média porque sei que os preços da caixilharia poderão atingir valores altíssimos.

    Porta de entrada para o quarto: muitos (quase todas...) as casas daquela zona têm esta configuração e há dias fui ver uma já remodelada em que anularam uma das portas. Por fora a porta continua mas por dentro tem parede porque não se podem fazer alterações ao prédio. Portanto estava a pensa fazer igual.

    A WC no exterior não me choca, na verdade ela não está no exterior, ela tem acesso pela marquise.

    O quarto interior seria para sair, ficando uma sala ampla com cozinha/kitchnet.

    Quanto ao pequeno closet que referi, se puder fazer é algo que acho que só acrescenta valor. O quarto pode ser mais pequeno porque toda a roupa ficaria dentro desse closet. Fui ver uma casa em que o quarto tinha closet e gostei da ideia. Acreditem que as mulheres conseguem ter muita roupa...

    Para a WC seria nova também...
  8.  # 8

    Luís obrigado pelo feedback.

    O valor que refere vai em linha com aquele que tinha pensado. Tinha em mente 20k para a casa ficar mesmo ao meu gosto.

    Perguntou se já escolhi cozinha, torneiras, mosaico etc, posso estar a pensar errado mas estava a pensar decidir isso depois de perceber quanto custa as coisas que considero obrigatório pois consigo mais facilmente baixar na qualidade dos mesmos e regular assim o preço final.

    O closet não ficaria dentro do quarto, iria roubar algum espaço à sala.

    Em relação a humidade por capilaridade julgo existir forma de tratar o problema.
  9.  # 9

    Colocado por: Route66Perguntou se já escolhi cozinha, torneiras, mosaico etc, posso estar a pensar errado mas estava a pensar decidir isso depois de perceber quanto custa as coisas que considero obrigatório pois consigo mais facilmente baixar na qualidade dos mesmos e regular assim o preço final.
    Só os armários e bancada de cozinha (por os preços variarem muito) poderão ter uma influência determinante no valor final.
    Quanto ao resto (azulejos. mosaicos, louças e torneiras), tendo em conta a pequena quantidade, opte por ter BOM material. O custo de aplicar azulejos e mosaicos é o MESMO, quer o material seja muito caro ou muito barato.
    Como o processo de escolha dos materiais leva algum tempo, não o deixe para o fim (para quando a obra já estiver em curso).

    Colocado por: Route66O closet não ficaria dentro do quarto, iria roubar algum espaço à sala.
    Perfeito.

    Colocado por: Route66Em relação a humidade por capilaridade julgo existir forma de tratar o problema
    Existe. Mas pode não ser barata...
  10.  # 10

    Ok, vou seguir o conselho e vou começar a ver materiais logo após formalizar a compra da casa.

    Algum local recomendado de venda de materiais?
  11.  # 11

    Colocado por: Route66Algum local recomendado de venda de materiais?

    Decorpita (Av Infante Santo)
    Anlorbel (Frielas)
    Pedro & Mantovani (Frielas)
    ...
  12.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.
    Decorpita (Av Infante Santo)
    Anlorbel (Frielas)
    Pedro & Mantovani (Frielas)
    ...


    Quiterio telheiras e salvaterra

    Expogres e Quintão Fernão Ferro
  13.  # 13

    Ola,

    Estou remodelando um apartamento mais ou menos como o seu. Talvez um pouquinho maior.
    Eu nao recomendo empresas que fazem mediacao.
    Contrate direto uma empresa de construcao/remodelacao. Vc nao precisa de intermediarios. E so desperdicio de dinheiro e paciencia.
    E so contratar uma boa empresa. Eles lhe darao respaldo para escolha de materiais, solucoes e tambem, geralmente, trabalham com outros profissionais como marceneiros, serralheiros etc. Vc realmente nao precisa de mediadores...Vc gerencia o seu projeto, compra os materiais que quer e nao desperdica o seu dinheiro. Eu vou passar uma MP para vc.
  14.  # 14

    Obrigado pelas dicas!

    Eugenia, ficarei atento à sua MP!

    Ainda estou meio indeciso quanto à compra da casa por causa do valor da mesma... tenho de pesar isto tudo muito bem.

    Já agora, há alguém por aqui do ramo de imobiliária?
    Concordam com este comentário: Costa53
  15.  # 15

    Colocado por: Route66Algum local recomendado de venda de materiais?

    Se quiser só VER materiais, tem vários show-rooms dentro de Lisboa:
    CINCA (perto da Loja do Cidadão, metropolitano: Telheiras)
    LOVE - Margrés (Parque das Nações);
    REVIGRÉS (Pç José Fontana, frente ao Liceu Camões);
    Porcelanosa (Parque das Nações).
    (...)

    Colocado por: Route66Já agora, há alguém por aqui do ramo de imobiliária?
    Há...
  16.  # 16

    Recer Rua Fernando Palha, 29 A 1950-130 Lisboa
  17.  # 17

    Tem um showroom ali perto do Estefania. Muita coisa bonita - pavimento revestimento...nao me
    lembro que marca.

    Ha umas lojas interessantes tambem na Estefania. Tem que pedir descontos...eles dao...

    E que nao sei o nome de ruas...mas aquela rua da Estefania...a rua que vai dar na rotunda (?) da Estefania?? Que sobe para o Saldanha?

    Desculpem mas nao conheco Lisboa assim...com nome de ruas na ponta da lingua...
  18.  # 18

    Acho que e na rua principal da Estefania...tem la uma pastelaria otima...com um pao de deus otimo... :) :)

    E estas lojas que estou falando ficam meio escondidas, parecem pequenas mas sao bem grandes...tem dois pisos...pelo menos
    tres lojas naquela rua, com muita coisa.
  19.  # 19

    Colocado por: Eugenia Matosa rua que vai dar na rotunda (?) da Estefania?? Que sobe para o Saldanha?

    Casal Ribeiro?
  20.  # 20

    Colocado por: Eugenia Matosa rua que vai dar na rotunda (?) da Estefania

    Colocado por: mhpintoCasal Ribeiro?

    Não será, antes, na Rua Pascoal de Melo ? A "Tons de Banho" ?
    Nessa rua também há a "Ladrilar", a "Cofersan", a "Edimel",... (e antigamente a Framarte).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Eugenia Matos
 
0.0228 seg. NEW