Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia preciso de aconselhamento pois tenho um problema com o aquecimento.

    tenho moradia moderna com 200m2 e 3 pisos com ar condicionado instalado em 3 divisões da casa (quarto, no escritório e na sala de estar) tenho pré instalação para mais 2 quartos.

    O resto da casa, cozinha corredores, casa de banho, cave, não tem aquecimento nem pre-instalação. ( comprei a casa já quase pronta e era inexperiente nestas coisas pensei que o construtor tivesse pensado em tudo:/

    quase todas as divisões da casa teem vidro em montra(o que não é um bom isolante)

    resumindo, em dias de temperaturas de 3 graus para baixo é um frio de rato, mesmo com o AC ligado da LG na sala temos de estar com mantas e cobertores, quando saímos para ir para o quarto e vamos para a cozinha é uma mudança de temperatura brutal, parece que estamos na rua dado o frio.

    o pior é que com 3 ac ligados 5 a 6 horas por dia tenho uma conta da luz a rondar os 225 euros mensais e nem sequer tenho quase proveito.

    Fui a casa de um amigo que tem piso radiante hidraulico com bomba de calor instalado e fiquei fascinado pelo conforto e pela homogenidade do aquecimento a qualquer canto da casa. Segundo ele me disse tem gastos de 200 euros mensais 24horas por dia ligado e toda a casa de 200m2.

    Dadas as circunstancias estou mesmo disposto a partir tudo de novo e
    tenho perto de 16k-18k para investir numa solução que possa dar conforto à nossa família no inverno, não nos dê trabalho(pellers ou lenha), se possível não estrague esteticamente a casa com tubos, e possa ser económico.

    que soluções me recomendam?

    estou a pensar em piso radiante hidráulico, agora nao sei se poderia colocar algum tipo de aerogerador visto viver numa zona com vento, ou recomendam mesmo optar pela bomba de calor?

    vejo que nos hoteis o ar condicionado sai pelo teto e nao tem maquinas à vista, em todos os hoteis que passei no inverno dá para andar de t-shirt dentro do quarto não sei se um sistema parecido seria possivel de fazer numa moradia visto eu ter tetos falsos ou se seria dispendioso pois nao estou muito dentro do assunto sobre potencias das maquinas de ac.

    aguardo algumas sugestões se possível de pessoas que tenham experiência ou já estejam a utilizar algum destes sistemas.

    obrigado
    Concordam com este comentário: tozepalma
  2.  # 2

    Tem várias opções, tanto piso radiante como tecto radiante como até parede radiante, tudo vai depender da casa e de você é claro
  3.  # 3

    estou inclinado para o piso radiante, mas nunca tinha ouvido falar das soluções que mencionou, a casa tem muitas montras logo parede ficaria fora de hipotese, vou ver a outra solução que mencionou. cumprimentos
  4.  # 4

    Primeiro isola a casa pelo exterior ou interior .
    Só depois é que deve pensar em tipos de aquecimento.
    Concordam com este comentário: eu, nunogouveia, tozepalma, RCVac
  5.  # 5

    O PRH não faz milagres . O AC para não aquecer nada de jeito ou a casa não está isolada ( etics, vidros duplos etc) ou o AC não está bem dimensionado . Digo eu
    Concordam com este comentário: damned, RCVac
    • eu
    • 2 janeiro 2017

     # 6

    Que tipo de isolamento tem nas paredes e na cobertura?
    • eu
    • 2 janeiro 2017

     # 7

    Colocado por: enf.magalhaesO AC para não aquecer nada de jeito ou a casa não está isolada ( etics, vidros duplos etc) ou o AC não está bem dimensionado

    Pelos vistos o AC aquece... mas apenas as divisões onde está instalado, como é óbvio...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  6.  # 8

    boas, a casa por fora as paredes de origem sao revestidas por fenolico que tem por dentro roofmate, e tem uma parte toda revistida em revestimento tipo azulejo/pedra logo penso que por ai nao consiga fazer grande coisa, pois seria uma obra dispendiosa desmotar tudo, restam-me as montras de vidro em casa divisao penso que seja por ai que entre o frio.

    apenas tenho vago conceito sobre o isolamento, é algo eficaz? como se processa e custos médios? Obrigado
  7.  # 9

    obrigado.

    se tiver tipo até no máximo 3-5 graus na rua o Ac até aquece a sala. abaixo disso aquece mas pouco. No quarto tenho um LG art cool esse então, em dias abaixo de 3 graus quase que nem aquece. se tiver tipo 7 8 grãos na rua até aquece aceitavelmente.

    os vidros são duplos mas não sei se estarão isolados suficientemente.
  8.  # 10

    desculpem os erros, é do teclado
  9.  # 11

    Sr eu ;
    Repare nesta citação do user :

    "...em dias de temperaturas de 3 graus para baixo é um frio de rato, mesmo com o AC ligado..."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Pedro2010
    • eu
    • 2 janeiro 2017

     # 12

    Fiquei com a ideia, aparentemente errada, que o frio era apenas nas zonas sem AC.

    Mas pelos vistos, o problema é que aquele modelo de AC não lida bem com temperaturas exteriores baixas...
  10.  # 13

    Por isso estava a dizer que o PRH não é a solução para esta situação porque existe alguma coisa que bate mal . Ou o isolamento ou os AC ? Ou mal funcionamento ou mal dimensionados
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 14

    não é anormal, ouvir falar em algum desconforto em aquecimento do tipo AC mesmo estando a area climatizada, uma vez que este tipo de equipamentos aquece o ar e nao a envolvente, estar numa divisão com paredes/envidraçados bem mais frias que o ar pode cria desconforto para quem la esteja, assim mais ó menos como na imagem
    Concordam com este comentário: alaska
      12.jpg
  12.  # 15

    mas acredito que alguma coisa se deve estar a passar para não ter um minimo de conforto com o AC ou pelo menos vencer as necessidades, mas tambem parece-me que o homem procura uma outra solução para alem do AC devido ao conforto diferente que o radiante dá, uma vez que ate experimentou pelo menos foi o que me apercebi
  13.  # 16

    sim uma vez que os corredores, cozinha, cave etc.. nao teem pre instalaçao de Ac e sao zonas frias fico com a casa uma parte quente e outra fria e em dias de muito frio abaixo de -3 aquece mal .. procuro uma solução que aqueça a casa toda e que seja económica e sem ter tubos pela casa. tenho até 18k para investir.
  14.  # 17

    18 K deve dar para PRH + bomba de calor ( mas não sei se dá para demolição ( trabalho de trolha de estourar o pavimento e prepara o piso para colocar o prh
  15.  # 18

    piso ou parede ou tecto por vezes á mais facil em obra instalar uma coisa que outra
  16.  # 19

    quais são os BTU de cada AC e o tamanho dos espaços? a sala apanha a escada para o piso de cima?

    eu tenho na minha sala (20m2) um AC com 12.000 BTU, no quarto dos pequenos (20m2) um AC com 12.000 BTU e no meu quarto (15m2) um AC com 9.000 BTU. se tiver as portas todas abertas tenho as outras divisões (cozinha e corredor) com temperaturas confortáveis. se fechar as portas e depois de atingir a temperatura, passam mais tempo desligados do que a trabalhar.

    é verdade que gasto 200€ por mes de luz no inverno, mas todo o aquecimento tem o seu custo, mas não passo frio dentro e casa.
  17.  # 20

    Colocado por: pauloagsantosquais são os BTU de cada AC e o tamanho dos espaços? a sala apanha a escada para o piso de cima?

    eu tenho na minha sala (20m2) um AC com 12.000 BTU, no quarto dos pequenos (20m2) um AC com 12.000 BTU e no meu quarto (15m2) um AC com 9.000 BTU. se tiver as portas todas abertas tenho as outras divisões (cozinha e corredor) com temperaturas confortáveis. se fechar as portas e depois de atingir a temperatura, passam mais tempo desligados do que a trabalhar.

    é verdade que gasto 200€ por mes de luz no inverno, mas todo o aquecimento tem o seu custo, mas não passo frio dentro e casa.


    E nas casas de banho?
 
0.0184 seg. NEW