Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    As VMC'S compensam o investimento? Se sim qual as recomendadas e principal diferenças entre elas? Fluxo simples? Duplo Fluxo? Com recuperador de calor? Sem recuperador de calor? Valores aproximados da instalaçao destes sistemas e consumos das mesmos?
    O projecto térmico apenas prevê umas entradas de ar autoreguláveis, mas faz-me confusão estas "aberturas" para o exterior quando gastamos tanto dinheiro em isolamento.
  2.  # 2

    Abrindo as janelas 1 vez por dia durante algum tempo... faz renovacao de ar e tira o ar saturado de humidade de casa....
    No inverno é mais dificil... porque o ar exterior tb esta saturado... para isso nada como um desumidificador, tira a humidade com um consumo minimo de energia e quase sem arrefecimento.

    Ja vi muitas imagens do vmc e mesmo o de duplo fluxo da sempre ideia de perda de temperatura... a transmissão termica do ar que sai para o que entra hade ser minima...
    Concordam com este comentário: vulpes
  3.  # 3

    E a perda de temperatura com as janelas abertas não é maior??
    Concordam com este comentário: jorgealves
  4.  # 4

    Para o mesmo volume renovado, as perdas são as mesmas.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 5

    ?
    Concordam com este comentário: Pramalhinho
  6.  # 6

    É uma questão pertinente... mas a vmc da ideia de ser uma janela aberta com uma ventoinha a puxar... a transmissao termica do ar que sai para o que entra é por contacto de condutas, mas o ar flui livremente... ou seja se nao houver uma fonte de calor adicional, a propria conduta vai arrefecendo ate tomar a temperatura exterior e nunca o efeito contrario de renovacao de ar tendendo a manter a temperatura interior... nao me parece de uma eficiencia brutal.
  7.  # 7

    Agora claro a nivel de conforto pronto tem a casa ventilada sem se preocupar minimamente com isso em termos de abrir e fechar janelas... escolher a altura para o fazer... etc etc...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  8.  # 8

    A vmc é uma forma de garantir a renovação de ar que pode ser conseguida de outras maneiras como acima referem, as principais vantagens são que permitem automatizar a renovação para não ter de se preocupar a sua casa está sempre fresca e não se acumulada humidade. Como numa vmc a extracção é feita pelas zonas húmidas (we, lavandaria, cozinha) várias são higroregulaveis ou funcionam com sensor de presença nas bocas. Também pode alterar o seu modo de funcionamento para ventilar por ex. 4 horas ao meio dia no inverno, só durante a noite no inverno é mais tempo nos restantes meses.
    Por fim não aconselho a gastar o dinheiro extra numa duplo fluxo pois a não ser que viva em Trás-os-Montes a poupança fará com que o investimento extra seja praticamente irrecuperável. Existem vmc simples fluxo por 600€ e com consumos muito reduzidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Pires
  9.  # 9

    Colocado por: callinasPara o mesmo volume renovado, as perdas são as mesmas.
    por ex 400m3 de ar renovado com as janelas abertas ou VMC simples têm as mesma perdas que com uma VMC de fluxo cruzado?
  10.  # 10

    Depende
  11.  # 11

    depende so se a temp exterior for quase igual á interior
  12.  # 12

    Nao deve ser bem... mas imagine 20 graus em casa 70%hr, exterior a 10graus com 60% de hr... o sistema quer renovar ar...efetivamente, ou seja medindo a temperatura de entrada de ar nas divisoes qual será? 11graus?
  13.  # 13

    Colocado por: frapimentPor fim não aconselho a gastar o dinheiro extra numa duplo fluxo pois a não ser que viva em Trás-os-Montes a poupança fará com que o investimento extra seja praticamente irrecuperável. Existem vmc simples fluxo por 600€ e com consumos muito reduzidos.

    Por acaso vivo mesmo em Trás-os-Montes. ..lol Quando fala em VMC de simples fluxo não tem nada a ver com as entradas de ar autoreguláveis pois não?
  14.  # 14

    Por acaso nao sei... porque se fosse entradas de ar eram apenas aquelas grelhas normais que os projetos costumam ter nas cozinhas/wcs... esse autoregulaveis...!?
  15.  # 15

    Colocado por: GT_racingPor acaso nao sei... porque se fosse entradas de ar eram apenas aquelas grelhas normais que os projetos costumam ter nas cozinhas/wcs... esse autoregulaveis...!?

    Sim é o que o meu projecto tem...Resumindo devo meter essas entradas nas wcs e cozinhas que o projecto prevê ou meter uma VMC de simples fluxo?
  16.  # 16

    VMC de fluxo simples penso que vai buscar o ar contaminado desses espaços e remove-o para o exterior...

    Entradas de ar autoregulaveis, tem a ver com criar entrada de ar para as divisoes previstas...

    Ou seja acho que esta a fugir ao projetado...
    Concordam com este comentário: Marco Pires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Pires
  17.  # 17

    Colocado por: GT_racingNao deve ser bem... mas imagine 20 graus em casa 70%hr, exterior a 10graus com 60% de hr... o sistema quer renovar ar...efetivamente, ou seja medindo a temperatura de entrada de ar nas divisoes qual será? 11graus?
    prai 17, 18º
  18.  # 18

    Daria um Coeficiente de transmissao na ordem dos 70/80% ... se assim for é muito bom... mesmo que seja mais cara a de duplo fluxo é 70% mais eficaz e sabendo o preço elevado que custa o aquecimento...

    Por acaso tinha ideia que fosse prai 5a 10%... o que prolongava muito a recuperacao de investimento...


    Tenho de desmontar um vmc para ver aquilo por dentro xD
    Concordam com este comentário: Bgreat
  19.  # 19

    Quando vejo VMC a dizer 92% eficiencia isso quer dizer o que?

    Neste caso, temperatura exterior 10º e interior 20º, com VMC com 92% eficiencia qual a temperatura a que o ar exterior ia entrar dentro de casa? uns 18º?

    Para mim VMC simples não tem qualquer interessa, para isso abro as janelas e esta feito as perdas vao ser iguais. Agora VMC duplo cruzado com alta eficiencia parece ser excelente, falta é saber se aquela eficiencia é real e o que na pratica significa.

    http://www.solerpalau.pt/docs/catalogo_general/pt_769_776_ideo_fid5800.pdf

    Se isto for mesmo assim é daqueles investimentos que tem sempre retorno garantido, melhor so mesmo uns paineis solares.
    Se isto é mesmo assim as novas casas deviam ser obrigadas a instalar um VMC de alta eficiencia bem como os 1500w paineis solares não acham?
    Concordam com este comentário: MarceloRP
  20.  # 20

    Colocado por: GT_racingDaria um Coeficiente de transmissao na ordem dos 70/80% ... se assim for é muito bom... mesmo que seja mais cara a de duplo fluxo é 70% mais eficaz e sabendo o preço elevado que custa o aquecimento...

    Por acaso tinha ideia que fosse prai 5a 10%... o que prolongava muito a recuperacao de investimento...


    Tenho de desmontar um vmc para ver aquilo por dentro xD

    Em muitos sítios que já li, fala- se em 20%
 
0.0315 seg. NEW