Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. tenho uma casa por cima de um cafe que tem uma esplanada que funciona ate às três da manhã. Como calculam o barulho é insuportável. Vou mudar as caixiharias de aluminio para pvc com estores monobloco. Acontece que tenho dois orçamentos: num aconselham vidro duplo Planitherm 6/cx/ Planiclear 5mm. No outro vidro duplo 4 baixo emissivo/20/6 incolor. Ambos pvc da Kommerling. Estou desesperada, porque nao percebo nada. Qual o melhor em termos acusticos?
  2.  # 2

    em termos acusticos tem bem melhor que isso.

    isso são vidros térmicos (isolantes).
    e Planitherm é um Baixo emissivo

    se quer isolamento acústico, pela um vidro duplo, em que uma das faces tenha um laminado com capa pvb Silence.
    pode também complementar o isolamento acústico com o térmico.
    Concordam com este comentário: Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Elsa Marques
  3.  # 3

    Mas ao serem isolantes, não acabarão por isolar também o barulho?
  4.  # 4

    Colocado por: Elsa MarquesMas ao serem isolantes, não acabarão por isolar também o barulho?


    Não, o que isola termicamente é o gás da caixa-de-ar (pode ser ar ou árgon ou outros) e as películas térmicas que o vidro leva (planitherm, planistar, cool-lite, etc)

    O que isola acusticamente é a adopção de vidros duplos de espessuras diferentes e se possível a instalação de pelo menos um vidro acústico (vidro laminado com PVB acústico).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Elsa Marques
  5.  # 5

    uma janela é constituída por vários elementos, caixilho, vidro, ferragens e será tão boa (no seu caso, acústica) quanto a qualidade de cada um dos elementos

    deverá então procurar em cada um dos componentes, a melhor qualidade, que achar possível e financeiramente viável.
    se diminuir a qualidade de um dos componentes, mesmo melhorando muito um dos outros, os ganhos não serão suficientes, para as perdas

    assim:

    caixilho: referiu pvc, mas não especificou se de correr ou batente.... a melhor solução será sempre a de batente/oscilante

    ferragens: fecho perímetral, com mais ou menos fechos, mas o suficientes para quando fecha a janela ela "fechar mesmo" - esqueça os fechos que fecham em cima e em baixo

    borracha isolante entre as folhas e o aro : existem uns que são soldados nos cantos, e que não isolam tão bem - prefira os que são colocados em continuo (uma só fita) em todo o perímetro - normalmente vem especificado como EPDM

    vidros : um vidro duplo, é um vidro constituído por dois vidros separados por uma caixa de ar - são especificados pela espessura individual de cada um dos elementos

    (como lhe explicaram em cima) vidro duplo, caixa de 16 e com vidros de espessura diferente. Como a sua questão é acústica, um desses vidros deverá ser laminado (são dois vidros colados entre si, separados por uma película PVB)

    a epecificacao do vidro poderá ser qq coisa como

    4-16-33.1 ou 4-16-44.1

    vidro de 4, caixa de 16 e dois vidros de 3 com uma película PVB ou dois vidros de 4

    pode subir a qualidade do vidro, optando por mais peliculas de PVB, 44.2 etc....

    aproveitando que mexe no vidro, pode também ajustar os vidros, para a questão térmica


    não se esqueça (e pode procurar no forum, que muito já foi escrito) é que com umas janelas assim, a casa fica mais isolada e se existir humidade e pouca ventilação, alguns problemas poderão surgir
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Elsa Marques, MFreitas
  6.  # 6

    tente criar uma configuração de janela que faça sentido : pesquise, estude, pergunte.... depois contacte algumas empresas, explique o que pretende e veja o que propõem, ajuste a sua configuração e depois peça orçamentos para a mesma configuração a todos.

    com configurações diferentes, terá sempre orçamentos muito diferentes, e dificilmente consegue comparar as soluços.
    Concordam com este comentário: NBA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Elsa Marques
    • NBA
    • 31 janeiro 2017

     # 7

    nmex tendo em conta tudo o que disse e vendo que percebe do assunto diga-me se o Sistema de batente de 67mm com corte térmico (Sistema LT) da SOSOARES com vidro planitherm 4 cx16 6 é aceitável ou se devo colocar planitherm 4 cx16 3+3.
    Na sua opinião se fico bem servido com ambas as soluções.
    • NBA
    • 31 janeiro 2017

     # 8

  7.  # 9

    NBA

    a minha opinião (como a de outros) será sempre fundamentada nas minhas expectativas, que poderão ser diferentes das suas.

    deve ponderar o que procura exactamente, do trinomio, térmico, acústico e segurança - claro que depois há a estética, custo etc...

    vendo que está a optar por uma solução de alumínio com corte térmico - mais cara do que o "standard" - julgo que deverá também escolher uma solução de vidros equivalentes (um bom perfil e um vidro inferior, não "casam" bem)

    que tipo de ferragem vai colocar?

    não sabendo quais as suas expectativas, e olhando para as duas soluções que refere - a diferença é só o vidro de 6 por 33 - penso quero laminado (33) será sempre melhor.

    dependendo da localização e de sombreamento existente, etc,
    em termos de térmica, acho que pode melhorar bastante, em termos de segurança e acústica só incluindo os laminados

    mas pode ter melhor, eventualmente por pouco mais.

    pense no que procura ou o que valoriza, depois a solução aparece a partir dai.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBA
  8.  # 10

    Nmex2 tem alguma marca/solução alumínio de preferência ?

    Navarra tem alguma opinião formada?
  9.  # 11

    ricardo33020

    não, não tenho, lamento

    mas alguns pontos que deverá levar em consideração:

    tipo de janela - investir em boas janelas e noutros materiais/acabamentos e depois colocar janelas de correr, faz me confusão.

    corte térmico - térmica e conforto do "toque" frio do alumínio

    resistência das esquadrias, especialmente nas séries minimalistas - com alturas de perfis menores, e grandes vãos/vidros pesados, alguma coisa tem que ceder

    tipo de ferragem - novamente, bons materiais e bons vidros e depois fechos de abrir em cima e em baixo... ou perímetrais de cogumelos simples, não casa

    depois tem quem as constróis e quem instala
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo33020
    • RJ
    • 1 fevereiro 2017

     # 12

    Bom dia,

    também estou a construir uma casa (grande Lisboa mas a 300mt de altura ) em que mais de 25% é superfície vidrada (desde as cx de estores até ao chão - entre 2.2 e 2.4 mt de altura e a mais pequena com ca de 3mt de comprimento - do tamanho das paredes), estou a pedir orçamentos, já decidi que vou usar PVC e portas/ janelas oscilo batentes/paralela, nenhuma de correr.

    Tenho a casa totalmente virada a sul, todos os quartos e salas com janelas viradas para sul, só as escadas e 1 WC têm as janelas / paredes vidradas para Norte, duas WC e uma porta de cozinha para nascente e, 1 janela WC e 5mt de parede vidrada (+ de 10m2) na sala de estar para poente. Tudo o resto é para Sul e a maior parte tem pala em betão ou alumínio com 1 mt para fora ou seja fazer sombra mais no verão em que o sol passa mais alto e no inverno estas palas não têm qualquer efeito como pretendo (sol passa por baixo das respectivas palas).

    Estou a receber propostas, SKN 154II 6+cx16+laminado stapid 44.1 (em algumas superfícies dada a área é 8+16+55.1)

    Para a fachada norte o objetivo é unicamente o termico e entrar o máximo possivel de claridade para aproveitar ao máximo a luz natural, NUNCA bate o sol, pedi para ser vidro sem os fatores solares, para a parte sul estou a manter o SKN154II.

    Sobre a o PVC estão a propor Schuco Corona, penso ser de boa qualidade.

    Gostaria de ter a vossa opinião sobre o que deve na vossa opinião, ser a melhor escolha no meu caso.
    Obrigado
  10.  # 13

    Com áreas dessas, veja bem o que diz o projecto de térmica ... porque facilmente a coisa pode virar um "forno" no verão, com alguns tipos de vidros que normalmente são indicados - não será tanto o seu caso, pelo que espoe

    veja se as palas "tapam" todo o vidro ou se haverá condições em que o vidro fica parte exposto - havia por ai um tópico sobre quebras de vidros devido a essas tensões - e a utilização de vidro temperado.

    o que tem proposto para norte?

    independentemente da marca do PVC, veja o profissionalismo de quem o vai montar/instalar - com tanto vidro (peso) a estrutura interna tem que estar ha altura. Peça para lhe explicarem (mostrar, melhor) como é feita estrutura internal como a dimensionam, etc...nada demasiado técnico mas suficiente para perceber que se está a levar em conta os devidos factores.

    Uma coisa que ainda não vi muito referida, mas que os DO devem ter atenção - já que quem instala/vende por vezes não ve ou não diz que não viu - é a limpeza dos vidros, nas faces internas (impossíveis de limpar, portanto) - tenho tido contacto com varias situações (infelizmente) - diferentes marcas, instaladores, localizações... - em que este problema acontece...

    e algumas, são simplesmente impossíveis de não terem sido detectadas: para a pessoa, menos mal, ainda assim era uma casa alugada, para o dono, enfim!
    Concordam com este comentário: RJ
  11.  # 14

    Deixo aqui uma novidade para alguns talvez
    • RJ
    • 2 fevereiro 2017

     # 15

    Os vidros vão ficar sempre parcialmente expostos no Verão, a pala (quebra sol) de 1 mt na horizontal não consegue tapar a totalidade do vidro até ao chão (provavelmente só na hora quando o sol esta mais a pique isso pode acontecer).

    Os vidros estão então bem escolhidos?

    SKN 154 para sul e poente e sem fatores solares para norte? (onde apanha pouco ou nenhum sol mas a luz natural é para aproveitar ao máximo)

    Ainda vou ter estores em todas as janelas, com vãos grandes as laminas serão de 55.

    E sobre o PVC, que marcas há semelhantes de boa qualidade?

    Sobre a limpeza dos vidros no seu interior vou ter isso em conta.

    obrigado
  12.  # 16

    RJ

    se tem realmente esses grandes vãos, e se vão estar parcialmente expostos ao sol/sombra, investigue essa questão do "choque térmico" e a solução de colocar vidro temperado - existem alguns tópicos sobre este assunto.

    acho que dificilmente alguém lhe vai dizer que os vidros são bem escolhidos - tudo depende das suas expectativas. Imagine:

    nos vãos virados a sul, verão, as boas práticas recomendam que exista alguma espécie de sombreamento/oclusão e o vidro fica mais protegido e sem necessidade de factores solar tão altos... ou simplesmente quem coloque os baixos emissivos apenas. Agora, se deixar tudo aberto, apreciar a vista, etc.. então o factor solar tem que subir para ganhar protecao,.. pelo caminho a transmissão luminosa também é afectada - efeito casa de óculos escuros, etc..

    para norte o que está a considerar? baixo emissivo?

    como vai usar laminado, o ruído, acha que vai ser factor? se sim, pode perguntar qual a diferença entre o stadip e stadip silence (mudará o PVB apenas)


    marcas de PVC ha muitas, e cada um defende a sua , com mais ou menos qualidade, mas preocupe-se mais com quem vai instalar e se é o mesmo que as fabrica, já agora.

    veja também a questão das ferragens
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RJ
  13.  # 17

    O vidro SKN 154 tem obrigatoriamente de ser temperado por isso o seu ser um pouco mais caro, e se for analisar o valor U/G do vidro vai encontrar vidros com valores similares mas mais baratos a diferença é k não são temperados.

    Ou seja o SKN154 é uma versão temperavel de um vidro térmico normal pois á vidros térmicos que podem ser temperados outros não, mas se a carteira permite está a colocar um produto muito bom..

    Marcas de PVC tem Gealan, Salamander, Kömmerling entre outras o preço pouco difere.

    As janelas são de batente ou correr?
    Concordam com este comentário: RJ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RJ
    • NBA
    • 3 fevereiro 2017

     # 18

    Colocado por: nmex2NBA

    a minha opinião (como a de outros) será sempre fundamentada nas minhas expectativas, que poderão ser diferentes das suas.

    deve ponderar o que procura exactamente, do trinomio, térmico, acústico e segurança - claro que depois há a estética, custo etc...

    vendo que está a optar por uma solução de alumínio com corte térmico - mais cara do que o "standard" - julgo que deverá também escolher uma solução de vidros equivalentes (um bom perfil e um vidro inferior, não "casam" bem)

    que tipo de ferragem vai colocar?

    não sabendo quais as suas expectativas, e olhando para as duas soluções que refere - a diferença é só o vidro de 6 por 33 - penso quero laminado (33) será sempre melhor.

    dependendo da localização e de sombreamento existente, etc,
    em termos de térmica, acho que pode melhorar bastante, em termos de segurança e acústica só incluindo os laminados

    mas pode ter melhor, eventualmente por pouco mais.

    pense no que procura ou o que valoriza, depois a solução aparece a partir dai.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NBA


    Estava convicto que a solução apresentada ( Sistema de batente de 67mm com corte térmico (Sistema LT) da SOSOARES com vidro planitherm 4 cx16 6 ou planitherm 4 cx16 3+3) tinha encontrado o equilíbrio entre a térmica, acústica e segurança com a qualidade média/alta.
    Gostava de saber aonde posso melhorar e em que vidro no interior ou exterior?
    O laminado deve ser no exterior, certo?
    Quanto ao tipo de ferragem, nem sabia que me tinha que preocupar com isso.
    Estou aberto a sugestões.
  14.  # 19

    Colocado por: NBA

    Estava convicto que a solução apresentada ( Sistema de batente de 67mm com corte térmico (Sistema LT) da SOSOARES com vidro planitherm 4 cx16 6 ou planitherm 4 cx16 3+3) tinha encontrado o equilíbrio entre a térmica, acústica e segurança com a qualidade média/alta.
    Gostava de saber aonde posso melhorar e em que vidro no interior ou exterior?
    O laminado deve ser no exterior, certo?
    Quanto ao tipo de ferragem, nem sabia que me tinha que preocupar com isso.
    Estou aberto a sugestões.


    A sua solução perfil/vidro já é equilibrada, mas no vidro há sempre muito (€€€) por onde melhorar, o que não quer dizer que se justifique.

    Na ferragem também não o posso aconselhar, mas as ferragens alemãs/austríacas costumam ser de excelente qualidade.

    Na parte da segurança, além do vidro, veja também os pontos de fecho .
    Concordam com este comentário: nmex2
  15.  # 20

    Colocado por: NBA

    veja também a questão das ferragens

    se tem vãos grandes os 4 de dentro acho pouco e o 3+3 pode não chegar.
    eu nun vão de 2X2,30 teve que levar 4+4
    no guardian sun o vidro normal é interior e o guardian sun o do exterior, há algum que o vidro normal é por fora
    eu tenho 3+3+16+6 guardian sun nos vão pequenos e 4+416+6 guardian sun nos vãos fixos
 
0.0196 seg. NEW