Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    então explica-me como se faz um projeto de estabilidade uma moradia mesmo que seja de 140m2 por 400 euros, porque eu não percebo? é como te pedir que me faças um projeto de arquitetura da mesma casa por 1000euros, fazes?
  2.  # 42

    So tenho a dizer ao dono do tópico que se quer casa de férias que procure mesmo em sesimbra, perto da praia. Se é para ter piscina consegue o mesmo em qq ponto da margem sul... Terrenos melhores e se calhar mais baratos. De qualquer maneira no pico do verao nao será pratico ir a praia de qualquer forma...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 43

    Claro que não.
    PS: eu também não aceito orçamentos daqueles, mas já me foram propostos...
  4.  # 44

    Boas tardes

    Um tipo passa umas horas sem vir ao fórum e já tem aqui leitura para quase uma hora... Obrigado a todos pelas colaborações.

    Mesmo sem perceber muito do assunto, entendo que a formação base não é nada sem a experiência de trabalho. Não me passa pela cabeça entregar um projeto a um engenheiro hidráulico ou adjudicar a uma obra duma moradia a um engenheiro de vias, apesar de no papel serem ambos engºs Civis. Como em tudo na vida, cada um no seu galho.

    A ideia inicial era comparar os méritos desta construção à outros processos construtivos. Como disse pretendo uma casa para uso pessoal, num terreno que já possuo.

    Contudo, e como também nestas coisas, o Google é nosso amigo, aparecem sempre uma enormidade de projetos, imagens, processos construtivos, etc que enchem primeiro o olho e depois enchem-nos a cabeça de ideias. Agora uma coisa são as ideias que temos, outra coisa são as que conseguimos pagar, e outra ainda muito diferente são as que conseguimos encontrar profissionais de confiança para as executar, no nosso país, que tanto gosta de tijolo.

    Já agora aproveito a "presença" de pessoal conhecedor e pergunto:

    Imaginando uma casa normalíssima: 1 piso, 1 sala com cozinha, 2 quartos, áreas a rondar os 80-90 m2, planta retangular para minimizar os pormenores construtivos e algumas superfícies grandes envidraçadas para dar graça à coisa...

    Uma coisa parecida com a do post original - apenas R/C que método construtivo utilizariam então?
      IMG_1479.jpg
    • riscos
    • 7 março 2017 editado

     # 45

    Sapatas em betão, massame no piso, estrutura metálica a nível de pilares e vigas, e laje colaborante na cobertura, paredes em alvenaria com fachada ventilada...
  5.  # 46

    Muitas dessas casas em aço à vista, são brasileiras ou de paises em que os requisitos termicos são inexistentes ou quase... atenção a isso.
    É possivel, mas vai ficar mais cara que as tradicionais e com uma ´serie de pormenores de ligação para resolver.
    Concordam com este comentário: Picareta
  6.  # 47

    Colocado por: Pedro Barradasmas vai ficar mais cara que as tradicionais

    Se ficasse mais barata, quase ninguém utilizava o tijolo...
    Concordam com este comentário: jorgferr
    • tnjp
    • 7 março 2017

     # 48

    Dê uma vista de olhos por aqui:
    http://bmm.pt/inicio/

    Empresa portuguesa que desenvolveu um sistema de construção alternativo. Estão neste momento a construir um hotel no Funchal com esse sistema.
  7.  # 49

    Mais uma vez obrigado a todos pela colaboração.
    Para já, e sendo muito direto, não fiquei convencido dos méritos da construção "alternativa" em relação à alvenaria tradicional. Parece-me que a melhor maneira de baixar o preço da construção e manter qualidade ainda é o bom senso. Leia-se um projeto de arquitetura detalhado, um empreiteiro de confiança e muita atenção à fase de obra (ou mesmo ter fiscalização externa).

    Atualmente estou a reunir com arquitetos para perceber melhor os passos a dar, e caso tenha novidades venho aqui contar :)

    Abraço
    PB
    • tnjp
    • 10 março 2017

     # 50

  8.  # 51

    Colocado por: PBernardo

    Bom dia,

    Encontro-me neste momento numa fase muito preliminar no processo de construção de uma moradia.
    Pretendo uma casa de férias/fim de semana no Concelho de Sesimbra, um T2 ou T3 com 80-90 m2, com espaço suficiente para um casal com 2 filhos e sem grandes luxos.

    Já tenho um terreno grande para a construção (bem mais do que preciso), e ando a ver tipos de moradias e de processos construtivos que se possam adequar. Pretendo ter um projeto de arquitetura, o mais detalhado possível, para depois pedir propostas a empreiteiros (locais?) e adjudicar. Gostava de minimizar as dores de cabeça, mas à partida já estou a contar com algumas, pelo que me tenho andado a precaver com o máximo de informação possível.

    Agora... como em tudo na vida, os recursos ($$$ e tempo) são limitados, o que me tem feito considerar diversas alternativas. Para já, além da alvenaria tradicional, estive a ver a construção em Light Steel Frame (LSF) que me parece uma opção válida.

    Contudo e apesar das buscas online, etc ainda não consegui encontrar informação sobre aconstrução em Aço, que não a LSF. Refiro-me a vigas de aço "tradicionais" utilizadas para fazer a estrutura da casa. Mais ou menos uma coisa do género do link no final.

    No meu caso "bastava" o rés do chã: sala e cozinha juntas, 2 quarto e 1 WC.
    Agora a pergunta do milhão de euros: este tipo de solução é competitivo face a outros métodos construtivos (custos, conforto, praticabilidade)?
    Pergunta para bónus: em Portugal que arquitetos/construtores me podem indicar como referência para estas construções?

    Para primeiro post julgo que não está mal... pode-se dizer que entrei já com os dois pés juntos :)
    Agradeço desde já se alguém me puder ajudar quanto a estes dilemas...

    Abraço
    PBernardo



    Bom dia,

    O meu comentário vem alguns anos atrasado, mas imagino que o tempo decorrido possa neste caso ser uma vantagem.

    Essencialmente estou a passar por um processo idêntico ao seu, ie tenho intenções de comprar um terreno no Alentejo e aí construir uma moradia. Depois de alguma pesquisa, estou curioso em relação à construção em aço ou LSF. A diferença que vejo à partida entre este caso e o seu é que decorreram quatro anos desde o seu forum e o mercado de construção em aço/LSF em Portugal pode, eventualmente, ter evoluído. Ou seja, maior conhecimento e mais oferta. Ou não.

    Posso perguntar-lhe como terminou a sua experiencia de construção de casa? Acabou por optar por alvenaria? Se assim foi, porque razão? .. Não encontrou a oferta esperada, preço não competitivo, elementos técnicos como manutenção, durabilidade, conforto não foram suficientemente atrativos..?

    Dedsde já agradeço a sua resposta,

    JLPereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidloivos
    • PT
    • 29 dezembro 2021

     # 52

    Na sequência, conseguem identificar patologia? Resolução?
    • PT
    • 29 dezembro 2021

     # 53

    7km da praia de Matosinhos!
      Screenshot_20211228-151134_Gallery.jpg
  9.  # 54

    Colocado por: PT7km da praia de Matosinhos!
      Screenshot_20211228-151134_Gallery.jpg

    A galvanização/metalização foi comprometida ao nivel da soldadura da emenda, o tempo e os elementos fizeram o resto.
    Solução? Decapar, metalizar e pintar.
 
0.0163 seg. NEW