Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    (nota do moderador - discussão separada e originada aqui: Móvel para recuperador de calor)

    Lã de rocha foi aquilo que mandei retirar da minha casa, tive que pagar verca de 500 Euros. Não quero venenos em casa.
  2.  # 2

    Foi.... Lã de rocha == cancro
  3.  # 3

    Colocado por: ParamonteFoi.... Lã de rocha == cancro


    podes entrar em pormenores ?
  4.  # 4

    Aquelas "coisinhas" são nada mais que pequenos alfinetes que se vão espetar nos pulmões.
    À volta de cada espetadela uma micro infecção.
    Muitas micro infecções = Cancro
  5.  # 5

    Eu não valho nada...mas tenho um filho de 7 anos em casa, e de modo algum o ía sujeitar a respirar aquilo. Foram os 500 Euros mais bem empregues da minha vida...
  6.  # 6

    quais as alternativas a la de rocha?
  7.  # 7

    Não há. Procure um instalador que que não use lâ de rocha, vai ser difícil e vai ter que usar materias diferentes para o móvel de lareira, nomeadamente alvenaria. Agora começam a aparecer recuperadores já c\ "móvel" metálico integrado. Tem a desvantagem de não ter opção, mas muiiiito mais limpo.

    Ou então opte por Salamandra, que foi o que eu fiz, comprei uma do tamanho de um recuperador. Rendimento: 80%
  8.  # 8

    a questão coloca-se porque tenho uma lareira com objectivo de ser de companhia cuja a parte de cima seria composta em pladour.

    O que me falaram foi em isolar com la de rocha e depois colocar pladour.

    o que queria saber, visto que não há alternativas, as partículas essas que andam pelo ar se são constantes ou apenas durante o momento da construção e mais alguns dias enquanto não se limpa a casa?
  9.  # 9

    Cara amiga: as particulas de lã de rocha estarão lá para o resto da sua vidinha. Elas vêm c\ o calor da lareira...

    E se lhe disserem que a lã está isolada por folha de alumínio diga-hes que a folha "encaracola" c\ o calor e vai à vida

    Mas eu vou dizer-lhe uma coisa: ía apostar em como vai acabar por colocar a lã de rocha. Estão abertas as apostas...
  10.  # 10

    é antes caro amigo ...

    Primeiro, nada de aposta a não ser no euro-milhões. ;)

    Segundo, caso me digam e comprovem que a funcionalidade de um isolamento diferente da lá de rocha, podes acreditar que a vou colocar.

    O que não posso é ficar com um isolamento a ar entre o tubo da lareira e o pladour, não concordam?
    •  
      alv
    • 4 fevereiro 2010 editado

     # 11

    Vivam!

    Editado.
    Quanto ao isolamento, ai a coisa pia mais fino, porque quando as mantas de lã de vidro e de rocha forem cancerígenas, eu que as uso, aplicando-as, isto é, manuseandoas com as minhas mãos à cerca de trinta anos, então estou podre. Pensando melhor, deve ser por isso que estou com uma gripe do meu tamanho!!:)
    Na realidade não há material mais natural, um que é areia e outro que é rocha basaltica, ambos fundidos, centrifigados e aglutinados em mantas e paineis. É também uma verdade que não podem ficar em ambientes aeróbios em que possa haver circulação de ar, por isso é que são utilizados em divisórias, revestimentos e tectos, devidamente calafetados.
    Nas lareiras também podem e devem ser usados, mas aí tem de ser bem executado exactamente para que não haja correntes de conveção nem misturas de ar de aquecimento com as câmaras de isolamento. Mas isto da perigosidade das mantas e lãs faz correr muita tinta e dá para outro tópico. Qualquer dia estão a dizer que os EPS e XPS também libertam os CFC´s e os compostos activos voláteis, etc, etc.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeBM
  11.  # 12

    Caro Alv

    Se eu fôr perguntar ao paderiro se o pão faz mal à saúde o que acha que ele vai responder?
  12.  # 13

    Colocado por: Ashtarothé antes caro amigo ...

    Primeiro, nada de aposta a não ser no euro-milhões. ;)

    Segundo, caso me digam e comprovem que a funcionalidade de um isolamento diferente da lá de rocha, podes acreditar que a vou colocar.

    O que não posso é ficar com um isolamento a ar entre o tubo da lareira e o pladour, não concordam?


    Aposta ganha!!
    •  
      alv
    • 4 fevereiro 2010

     # 14

    Vivam!
    Paramonte: Mau exemplo; o pão é o alimento mais saudável que existe: Farinha, levedura e água. O que faz mal é o que se coloca a acompanhar o pão !!!!

    Quanto ás perigosidades, já dei para esse tópico, também já escrevi rios de tinta, mas não adianta. Cada um de nós terá de se contentar com a nossa opinião porque eu fico-me por aqui.

    Quanto ao mobiliário, seja no que fôr, terá que ter isolamento. Agora se quiserem podem colocar o que quiserem, mas que têm de colocar têm.
    "fassam" parte
  13.  # 15

    Há uma empresa de lareiras no Algarve (Sítios das Lareiras) que diz isto (atenção, nãp os conheço de lado nehum, apenas que são muito citados)
    Tirado do site deles:

    18 -Quase todos os instaladores aconselham usar lã de rocha como protecção dos "panos" das lareiras, pode ser usada ou é perigoso para a saúde?

    Nós Não usamos.
    No entanto se não houver qualquer contacto com o ar respirado na sala ou quartos, não tem qualquer perigo.
    Mas infelizmente não é isso que acontece, temos inspeccionado Ver mais inúmeras instalações em que o ar passa pela lã de rocha aquece e vem para a sala e quartos, obrigando a que se respire o ar com partículas de lã de rocha com os óbvios perigos para á saúde, se tiverem sorte e forem alérgicas, as pessoas que respirarem esse ar facilmente descobrem pois passam os dias a tossir. No entanto isso é raro, acontece que sem saber muita gente anda a respirar o que não deve.
    A lã de rocha mineral e lã de vidro são cancerígenas, embora esse facto seja ocultado por muitos, uns por desconhecimento outros por desinteresse.
    Existem directivas da Comissão Europeia (Artigo 1º da directiva 67/69/CE) que tornam obrigatório a informação do grau de perigo nas embalagens desses produtos. (directiva essa ainda não aplicada em Portugal)
    Temos até inspeccionado montagens que nem a protecção de alumínio existe na própria lã de rocha, se bem que mesmo com a protecção é muito difícil o sua instalação de modo a evitar qualquer fuga.
    Para fazer bem feito, ou se instala o recuperador de modo que não seja necessário usar lã de rocha ou se usa a mesma com paredes duplas sendo a lã colocada apenas no interior das paredes.

    Poderemos evitar a dupla parede e instalar lã de rocha para isolamento do pano se a mesma for de boa qualidade e com uma boa protecção em alumínio mas teremos que instalar uma porta de inspecção ao interior do pano da chaminé, neste caso pode ser sempre reparada qualquer fissura na forra de alumínio que apareça ao longo dos anos, essa porta poderá sem tapada com um quadro grande.

    Não se iluda com conversas simplistas, e recorde que nem sempre as normas estabelecidas são as correctas, se podermos fazer melhor...
    Nunca se esqueça que em Bruxelas foi demolido um Grande edifício, que cumpria as normas na altura em que foi construído, só que... as normas também evoluem e ainda veremos muito boa gente demolir as lareiras que construiu seguindo os conselhos e normas de alguns fabricantes
    ....fim de citação"
    Tirado de:
    Site: http://www.sitiodaslareiras.com/perguntas_instalacoes_novas.htm#18
  14.  # 16

    caro moderador: boa ideia destacar esta thread!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leo
  15.  # 17

    Então e a cortiça??? (Já sei que é mais cara e também que não é TÃO eficaz como os maus desta fita)
  16.  # 18

    Boa tarde a todos os participantes do forum: Coloco a seguinte questão. Tendo eu um recuperador com isolamento com lã de rocha (que ainda não utilizei)

    penso que será melhor nao ter isolamento a ter um que prejudique a saúde? Digo eu com os nervos.

    Gostaria que informassem se existe alternativa ,porque estou a pensar seriamente em tirar a lã de rocha e ficar só com a alvenaria, ou seja sem isolamento.
  17.  # 19

    Tanto como me parece, instalar recuperadores sem lã de rocha, só alguns instaladores estão preparados e têm os conhecimentos necessários para o fazer. A empresa do Algarve acima referida parece ser especialista nisso. Fale c\ eles.

    Quanto à cortiça, não dá porque é combustivel, não tem os parâmetros adequados. Excelente isolante, mas não para isto.
  18.  # 20

    Mmm... Pois é. Ignífugo e saudável, é difícil.
 
0.0217 seg. NEW