Colocado por: TZWPara que servem as cotas? Os bombeiros não são pagos pelo estado?
Colocado por: BricoleiroOs voluntários cobram quotas aos sócios, os profissionais recebem do Estado
Colocado por: Bricoleiro
São pagos por nós.
Os voluntários cobram quotas aos sócios, os profissionais recebem do Estado.
Colocado por: treker666Continuo a achar estranho que se defenda o voluntariado para algo tão crítico para a segurança do país.
Colocado por: TZWEntão se ninguém pagar cotas não há voluntários? Parece-me um contra-senso...Ou são privados, funcionários do estado ou voluntários, parece haver ai uma mistura de estatutos.
Colocado por: pedromdfOs nossos incendiários sempre foram muito mais eficientes que os bombeiros ...
Colocado por: branco.valterO pessoal ainda não percebeu que hoje em dia a profissionalização dos Corpos de Bombeiros é premente. Porque é que não se transforma os Corpos de Bombeiros Voluntários em mistos ou profissionais? A resposta é simples, por causa do vil metal.
Ter algo como os Sapadores Bombeiros de Lisboa, é caro porque a formação é longa e cara, os salários são melhores, os horários são controlados por causa das horas extraordinárias. Já os "Voluntários" abarcam tanto desde o Pai de família que vai lá bater os costados aos fins-de-semana e quando é preciso pessoal de urgência, como o assalariado que tem como fonte de rendimento o seu trabalho nos Bombeiros. Fazer formação nocturna e depois uns exercícios ao fim-de-semana para quem quiser entrar, não é bem a mesma coisa que passar por um concurso público, passar testes médicos, psicotécnicos e físicos e ter uma formação muito mais completa, muito mais rigorosa em horário de trabalho.
Os Voluntários fazem o que podem, com o que têm e como sabem, mas há modelos muito superiores.
Vejam como é no Japão, vejam como é no RU, etc, depois comparem com o que temos por aqui.
Colocado por: branco.valterPorque é que não se transforma os Corpos de Bombeiros Voluntários em mistos ou profissionais?
Colocado por: pedromdfSeria mais uma profissão sasonal com todos os problemas associados.
Colocado por: BricoleiroBem, o relatório do SIRESP diz que não houve falhas durante o incêndio de Pedrogão, as entidades envolvidas dizem que sim e apontam isso como principal falha de coordenação das forças... das duas uma, ou estão a encobrir algum cabeçudo ou estão a gozar com as pessoas. Convinha esclarecer, ao menos em respeito com os familiares de quem lá perdeu a vida.
Colocado por: zeuza
. Em Espanha não assistimos ao circo de ter num incêndio 1000 ou mais combatentes como acontece cá. Desses 1000, efectivamente estão a trabalhar 30%, os outros estão encostados em sítios que nem o posto de comando sabe, porque é impossível comandar tanta gente. No incêndio às dias em Huelva estavam 500 homens e ao fim de 3 dias o incêndio estava apagado.
Os grandes incêndios em Portugal tornam-se uma feira de vaidades, onde tudo quer ser protagonista e de produtivo pouco faz.
Colocado por: zeuzaQuando o estado abriu o concurso
Colocado por: zeuzaTemos assistido na TV, alguns ditos especialistas, basta darem tempo de antena que são logo apelidados de especialistas, que temos de parar com a plantação de eucalipto.