Colocado por: PalhavaÉs tu Maria Vieira?
Colocado por: ClioII
Sim, ainda ontem vi o Tomás de Torquemada a queimar mais alguns judeus.
Eh pá, tenha paciência... :)
Colocado por: branco.valterMas tu estiveste a a profissão do teu bisavô, ou de qualquer outro teu ascendente? É que se não estiveste como é que sabes se houve alguém da tua linhagem que se dedicava a semelhante negócio?
Colocado por: BricoleiroEstá a contradizer-se. Eu também não sou responsável pelo que o meu bisavô fez.
Colocado por: branco.valterNão podes, é que em áfrica quem nos arranjava muitas vezes os escravos eram outros africanos... e julgar africanos por escravatura é "racismo".
Colocado por: euNa minha opinião, imbecilidade é não querer reconhecer as crueldades do passado, porque na altura "não éramos os únicos a fazê-lo" ou "era normal". Por esta linha de pensamento, se muitas pessoas cometerem atrocidades, essas atrocidades passam a ser toleráveis? É esse o vosso sentido de moralidade?
Colocado por: PalhavaÀs luz dos conhecimentos actuais podemos reprovar esses comportamentos e como povo com centenas de anos de história pertencentes à mesma nacionalidade tentar redimir-nos dessa e de outras crueldades cometidas.
Colocado por: PalhavaTambém a igreja católica já pediu desculpa na figura do Papa por perseguições e abusos.
Colocado por: simplesAs desculpas fazem sentido para recordar as gerações mais novas de que algo do género não se pode repetir.
É óbvio que o porta-voz da mensagem não é responsabilizado diretamente. Trata-se apenas de um ato simbólico de consciência, advertência e homenagem.
Colocado por: J.FernandesQuem pede des - culpa assume que teve culpa.
Colocado por: eu
Na minha opinião, imbecilidade é não querer reconhecer as crueldades do passado, porque na altura "não éramos os únicos a fazê-lo" ou "era normal". Por esta linha de pensamento, se muitas pessoas cometerem atrocidades, essas atrocidades passam a ser toleráveis? É esse o vosso sentido de moralidade?
A escravatura e o comércio de escravos foi algo tão monstruoso, que não posso deixar de ficar chocado com algumas opiniões que tentam relativizar tudo aquilo que os Portugueses fizeram no passado...
Colocado por: Bricoleiro
Tenha você paciência quando é mais que sabido que na igreja há pedófilos e acusações de abusos a crianças, porque nesse assunto paciência é coisa que não consigo ter, era queimá-los vivos.
Colocado por: simplesE que mal tem assumirmos que os nossos antepassados realmente tiveram culpas. Quando se trata de celebrar os seus méritos também ninguém se importa.
Colocado por: PalhavaPorque é que o colonialismo português não foi tão frutuoso como o inglês ou holandês?
Os ingleses e holandeses fizeram muito mais atrocidades e hoje são muito queridos pelas comunidades indígenas locais.
Com os portugueses não se passa nada disso!
Colocado por: PalhavaPorque é que o colonialismo português não foi tão frutuoso como o inglês ou holandês?
Colocado por: PalhavaOs ingleses e holandeses fizeram muito mais atrocidades
Colocado por: J.Fernandes
Exactamente. Eu sempre assumi que os nossos antepassados cometeram atrocidades, eles são os responsáveis e culpados, não eu.
Quanto aos méritos a mesma coisa, há por aí alguém que se ache com direito a receber os louros pelas descobertas dos sécs. XV e XVI?
Colocado por: ClioIIassumir é o primeiro passo para corrigir
Colocado por: Bricoleiro
Não concordo.
Jamais vou assumir o que não fiz.