Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Colocado por: enf.magalhaesA subida da extrema direita nada tem a ver com os impostos ou ineficiência dos serviços públicos... O mesmo se passou na década de 30 .... isso são apenas pretextos

    O que hoje difere nas causas da emergência dos partidos totalitários em relação aos anos 30 é basicamente o terrorismo, porque as outras razões repetem-se: crise económica com o consequente aumento da dívida e, sim, impostos altos que podem não ser uma causa directa, mas são com certeza mais um sintoma que aponta no mesmo sentido.
    • eu
    • 29 setembro 2017

     # 162

    Colocado por: J.FernandesPode ser inútil mas é um desabafo compreensível quando o estado leva uma fatia de 60% do p.v.p. dos combustíveis.

    É o que acontece em toda a Europa, com pequenas variações.

    O petróleo é um produto importado e é importante moderar o seu consumo. Por isso eu compreendo a elevada carga fiscal nos combustíveis.


    Colocado por: BricoleiroA fonte que paga 7% do total de receitas do Estado irá passar para algum lado... não há milagres.

    Obviamente. Irá passar para o IVA, IRS e outros impostos. Depois vocês já podem dizer: "Yupiii ! Já não há dupla tributação! "
  2.  # 163

    E não esquecer que a questão dos impostos vem sempre à baila no discurso dos movimentos populistas (o que quer que eles sejam).
    Nunca ouviram o seguinte: "Os contribuintes não podem andar a pagar impostos para manter imigrantes que nos querem matar com atentados!"?
    • eu
    • 29 setembro 2017

     # 164

    Entretanto, o desemprego atinge mínimos de 10 anos: https://www.noticiasaominuto.com/economia/873181/desemprego-volta-a-cair-e-bate-minimos-de-quase-10-anos

    Lá se vai a teoria de alguns de que "aumentar o salário mínimo vai fazer disparar o desemprego".

    As coisas não são tão lineares como muita gente pensa...
    • eu
    • 29 setembro 2017

     # 165

    Colocado por: J.FernandesE não esquecer que a questão dos impostos vem sempre à baila no discurso dos movimentos populistas (o que quer que eles sejam).
    Nunca ouviram o seguinte: "Os contribuintes não podem andar a pagar impostos para manter imigrantes que nos querem matar com atentados!"?

    Sem refugiados, esses movimentos falariam dos impostos?
  3.  # 166

    Colocado por: euÉ o que acontece em toda a Europa, com pequenas variações.

    Como você ilustrou de forma categórica, um país que está na cauda da Europa em praticamente todas as estatísticas de rendimentos, de competitividade e bem-estar, mas que está na primeira metade dos países com maior tributação nos combustíveis - mas poderiam ser dezenas de outros produtos - é claramente um estado que "rouba" o contribuinte de forma descarada.
  4.  # 167

    Colocado por: eu
    Sem refugiados, esses movimentos falariam dos impostos?

    Claro que sim. Não me diga que nunca ouviu queixarem-se dos gastos excessivos dos contribuintes com os "parasitas" sociais, com os presidiários, etc., etc.
  5.  # 168

    Colocado por: euLá se vai a teoria de alguns de que "aumentar o salário mínimo vai fazer disparar o desemprego".

    As coisas não são tão lineares como muita gente pensa...

    Não vai nada.
    A subida a dois dígitos do turismo nos últimos anos está a diminuir o desemprego de forma sensível. E ainda bem.
    Se o salário mínimo não tivesse subido, provavelmente o desemprego ainda estaria mais baixo.
    • eu
    • 29 setembro 2017

     # 169

    O facto é que o salário mínimo subiu bastante e o desemprego, não só não aumentou como muitos vaticinavam, como até desceu para mínimos de 10 anos.

    Mais uma vez, a realidade a desmontar as teorias de muita gente...
    • eu
    • 29 setembro 2017

     # 170

    Colocado por: J.FernandesComo você ilustrou de forma categórica, um país que está na cauda da Europa em praticamente todas as estatísticas de rendimentos, de competitividade e bem-estar, mas que está na primeira metade dos países com maior tributação nos combustíveis - mas poderiam ser dezenas de outros produtos - é claramente um estado que "rouba" o contribuinte de forma descarada.

    Pois na minha opinião, faz todo o sentido que um país pobre que importa todo o petróleo modere o seu consumo.
  6.  # 171

    Colocado por: euO facto é que o salário mínimo subiu bastante e o desemprego, não só não aumentou como muitos vaticinavam, como até desceu para mínimos de 10 anos.

    Mais uma vez, a realidade a desmontar as teorias de muita gente...

    Não desmonta rigorosamente nada.
    Parece que quem acha a realidade muito simples e linear afinal é você. Ou acha que o turismo a subir a dois dígitos e os países nossos parceiros da UE a crescer quase todos mais que nós - aumentando as nossas exportações -, não têm um efeito muito benéfico na diminuição do desemprego?
  7.  # 172

    As tais teorias de que você fala, são apenas senso comum: se se aumenta o custo de determinado serviço, espera-se que a procura aumente ou diminua?

    Se acha qua são coisas muito elaboradas de economistas doutorados, leia o que diz sobre isso o Centeno, quando era técnico do BP.
  8.  # 173

    Colocado por: euPois na minha opinião, faz todo o sentido que um país pobre que importa todo o petróleo modere o seu consumo.

    E pelo caminho contribua para a já grave falta de competitividade das empresas portuguesas.
  9.  # 174

    A taxa de desemprego tem vindo a descer desde 2014 e a principal razão é a saída da falência em que o PS enterrou o País após 6 anos de um Socrates / Antonio Costa. Mas o pessoal continua a engolir estas tretas e a insultar os que não se deixam enganar.
    O srº Passos fez brutais aumentos de impostos mas também cortou nos privilégios dos do costume.
    Agora com a economia a crescer cerca de 2,5% temos os impostos a subir 4% e com os habituais privilegiados a lutar por mais uns trocos mesmo que isso signifique uma degradação total dos serviços públicos.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    • eu
    • 29 setembro 2017

     # 175

    Colocado por: J.FernandesOu acha que o turismo a subir a dois dígitos e os países nossos parceiros da UE a crescer quase todos mais que nós - aumentando as nossas exportações -, não têm um efeito muito benéfico na diminuição do desemprego?

    Obviamente que têm! O estado da economia é fundamental para o nível de desemprego! Muito mais que o valor do salário mínimo.

    É por isso que pensar que o aumento do salário mínimo vai provocar irremediavelmente um aumento do desemprego é um pensamento ingénuo e simplista.

    Como a realidade demonstrou.
    • eu
    • 29 setembro 2017

     # 176

    Colocado por: J.FernandesE pelo caminho contribua para a já grave falta de competitividade das empresas portuguesas.

    Como se a falta de competitividade das empresas portuguesas fosse por causa do preço dos combustíveis... enfim...
  10.  # 177

    Colocado por: eu
    Como se a falta de competitividade das empresas portuguesas fosse por causa do preço dos combustíveis... enfim...

    Talvez por isso o governo criou um gasóleo profissional quando aumentou o ISP. (este governo nunca aumentou impostos, a realidade é que está mal explicada).
  11.  # 178

    Carvai foi o Sócrates que enterrou sozinho o país??? Que balelas . Acredita nisso ? Se calhar foi o Sócrates que implodiu com o sistema bancário..... aí espera não foi ... foram os privados que provocaram uma das piores crises financeiras de sempre , que só não foi pior que a grande depressão porque os contribuintes foram lá resgatar os privados ....
    Quanto à questão de emigrantes , impostos .... tudo falsos pretextos da extrema direita .... Já vimos isso , mas a humanidade não aprende , tende a querer a repetir a história....
    Você está contra a greve dos FP , está contra a greve dos privados ( autoeuropa) ....
    Além do mais quando uma classe faz uma greve de mais de 80% , não é só por uma trocos , é porque algo está muito mal á mais de uma década... E não, não foi uma greve política, ou acha que dos 32 mil enfermeiros que fizeram greve estes são todos do PSD ?
  12.  # 179

    a extrema direita limita-se a explorar o medo e a incerteza das pessoas para piorar o clima político e social na Europa, e o argumento mais fácil é os imigrantes , o elo mais fraco e desprotegido da sociedade , para ganhar votos ..... exactamente o que fez Hitler....
    Tudo pretextos sem fundamento....
  13.  # 180

    Colocado por: enf.magalhaesexactamente o que fez Hitler....

    Não poderia faltar o habitual insulto, quem está contra nós é nazi.
    Se dissesse que o fofinho Estaline, contemporâneo do Hitler (e temporariamente aliados) é o alter-ego das esquerdas estaria a entrar no mesmo tipo de argumentos.
    A propósito de greves, como sou já velho, lembro-me bem de no pós 25A a margem sul era o zona de luta e greves permanentes. Acabou como todos sabemos e como recordava o falecido Bispo de Setubal - desemprego e fome. Ao mesmo tempo no centro e norte do País empresas do mesmo ramo íam crescendo e prosperando.
 
0.0332 seg. NEW