Iniciar sessão ou registar-se
    • nsf
    • 14 novembro 2017

     # 1

    Boa tarde.
    Irei iniciar brevemente a construção de uma moradia e estou com uma dúvida relativamente à aplicação do sistema de isolamento pelo exterior, que julgo ser mais conhecido por Capoto ou Etics. Se estiver errado corrijam-me.
    Já pesquisei aqui no fórum mas não encontrei grande informação relativamente a este assunto e a que vi deixou-me algumas dúvidas, pelo que apelava a que os entendidos, e não só, manifestassem a sua opinião.
    A questão é a seguinte:
    A aplicação do isolamento exterior deve ser feita em paredes exteriores rebocadas ou diretamente sobre o bloco térmico?
  1.  # 2

    Colocado por: nsfA aplicação do isolamento exterior deve ser feita em paredes exteriores rebocadas ou diretamente sobre o bloco térmico?

    Deve ser feita de harmonia com as recomendações da marca para cada caso.
    • NBA
    • 14 novembro 2017

     # 3

    Colocado por: Anonimo18072022ANem imagina a "discussão" que essa questão já deu por aqui :-))


    Colocado por: nsfA questão é a seguinte:
    A aplicação do isolamento exterior deve ser feita em paredes exteriores rebocadas ou diretamente sobre o bloco térmico?
  2.  # 4

    Na casa que construí, as placas de cortiça foram fixadas directamente sobre a alvenaria (tijolo termoacústico da Artebel), parece estar, cinco anos depois, tudo a funcionar normalmente, tendo na altura poupado uns trocos no reboco.
    • nsf
    • 14 novembro 2017

     # 5

    Agradeço todas as opiniões e espero que mais utilizadores, profissionais ou não, partilhem a sua experiência ou recomendações.
    Embora a fixação (mecânica ou não) também seja uma questão pertinente, a minha dúvida não foi nesse sentido, mas sim se a fixação das placas deve, ou pode, ser feita diretamente sobre o bloco térmico ou se deveria ser feita em paredes previamente rebocadas.

    Já agora, o que consta no caderno de encargos é isto:
    Sistema ETICS (capoto) tipo Weber Therm Extra EPS
    • NBA
    • 14 novembro 2017

     # 6

    Há pessoal que gosta de chutar para canto.
    É para lembrar pecados esquecidos.
    nsf, aconselho seriamente a ler, reler e voltar a ler o manual de aplicação da WEBER, para fases futuras da aplicação do sistema etics que irá colocar na sua casa. Quanto à questão colocada:
    Colocado por: NBAminha dúvida não foi nesse sentido, mas sim se a fixação das placas deve, ou pode, ser feita diretamente sobre o bloco térmico ou se deveria ser feita em paredes previamente rebocadas.

    Se pesquisar aqui no fórum, as opiniões dividem-se quanto à necessidade de rebocar a parede antes da colocação de placas. Depende se a colocação dos blocos térmicos permitem ter uma superfície direita. Um aplicador sério e correto poderá ajudar na tomada de decisão. Só vendo como se encontra as paredes da casa.
    Se rebocar a parede, o método de colagem das placas será diferente do método que se irá utilizar no caso de não ser parede rebocada.
  3.  # 7

    Concordo, no meu caso os blocos termoacústicos permitiram paredes perfeitamente direitas pelo que foi só fixar, com buchas plásticas, a cortiça à parede.
  4.  # 8

    A questão do uso das fixações dependerá sempre da situação em questão.

    Como já se referiu aqui neste tópico. Irá depender da tipologia (altura), da zona geográfica e do tipo e espessura de isolamento.


    Em obra nova, a ATLAS raramente preconiza o uso de fixações mecânicas.
    Sabendo como se encontra o suporte, e estando o mesmo num perfeito estado, então as fixações mecânicas não são necessárias. Se se podem aplicar? Sim podem, mas não são necessárias. É visto como algo adicional e não algo obrigatório.

    Depois relativamente às próprias fixações mecânicas, existem umas mais adequadas do que outras, e existem diferentes tipos de aplicação também.
    • NBA
    • 14 novembro 2017

     # 9

    ATLAS, a pergunta é esta:
    Colocado por: nsfse a fixação das placas deve, ou pode, ser feita diretamente sobre o bloco térmico ou se deveria ser feita em paredes previamente rebocadas.
  5.  # 10

    Colocado por: NBAATLAS, a pergunta é esta:


    Em obra nova a fixação das placas, perante aquilo que a ATLAS preconiza como normal, é apenas com argamassa que se fixam as placas, directamente sobre o bloco térmico.
  6.  # 11

    Por aquilo que entendi o nsf pretende saber a fixação das placas antes de mais do que qualquer outra situação de fixação mecânica adicional.

    Portanto em obra nova, considerada/dita normal, a ATLAS recomenda:
    - Argamassa de colagem e barramento ATLAS HOTER U aplicada diretamente nas placas isolantes, através de um dos dois métodos, Cordão e Pontos e/ou Barramento integral, sobre o suporte estável, seco, limpo, aprumado do bloco térmico.
    Concordam com este comentário: NBA
    • espt
    • 14 novembro 2017

     # 12

    Deverá ser uma medida de prevenção nova/recente
    • nsf
    • 15 novembro 2017

     # 13

    Bem, agradeço todos os comentários e espero que continuem a contribuir, não só para meu esclarecimento, mas também para outros que possam ter as mesmas dúvidas, já que, como disse, não encontrei grande informação sobre o tema aqui no fórum.
    Relativamente ao meu caso, e aproveitando para aprofundar a questão.
    Estamos a falar de uma moradia de 2 pisos em bloco térmico no concelho de Santa Maria da Feira, logo afastada (+/- 20km) de zonas costeiras. Não é zona propriamente ventosa, e a localização do lote também é relativamente resguardada, mas como sabemos há sempre aqueles dias em que o vento se faz sentir em todo o lado.
    A questão surgiu porque em conversa com alguém, a pessoa recomendou a aplicação do isolamento exterior sobre paredes rebocadas. Não justificou a opção por uma melhoria do comportamento térmico, mas precisamente devido à fixação das placas. O reboco permitiria uma fixação mecânica melhor/mais forte, além de permitir a regularização dos desvios da parede.
    Com todas as partilhas aqui colocadas e face ao que referi acima, e sabendo que dependerá de marca para marca, quem já construiu e profissionais, continuem a partilhar opiniões, experiências e recomendações relativamente ao tema.
    Deve/pode o isolamento exterior ser aplicado em paredes rebocadas ou diretamente sobre bloco térmico e, agora para aprofundar a questão, que sistema de fixação deve ser utilizado.
  7.  # 14

    Nsf, o reboco tal como você refere, em obra nova só se for para regularizar empenos.

    Contudo é mesmo a questão de:
    Posso rebocar paredes direitas e desempenadas?
    Pode
    Posso aplicar ETICS com buchas após o reboco?
    Pode

    Se é necessário fazê-lo? Poderá ser poderá não ser.
    Em que etapa da obra está?
    Ainda está em projecto?
    • nsf
    • 15 novembro 2017

     # 15

    Colocado por: Atlas Portugal
    Se é necessário fazê-lo? Poderá ser poderá não ser.
    Em que etapa da obra está?
    Ainda está em projecto?


    Não, já passei essa fase.
    Já arrancaram os primeiros trabalhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Quake
  8.  # 16

    Não seja assim dias. Ensine lá a malta
  9.  # 17

    Colocado por: Anonimo16062021Mais logo por MP

    Agora tb já estamos na fase dos segredinhos?
    Toda a escarrapachar tudo aqui. Isso dos tabus é só nos tubos.
    Concordam com este comentário: zinna
  10.  # 18

    Colocado por: Anonimo18072022Ae a velhice já não ajuda :-)))

    A velhice e o mau feitio.
    Quanto mais velho mais casmurro.
    Raisparta o homem, está a ficar uma diva.
  11.  # 19

    Tentem arrancar uma bucha de etics à mão depois de aplicada. Vão ter uma surpresa! ETICS em bloco térmico ou tijolo não fica a fazer lá nada.
    • espt
    • 15 novembro 2017

     # 20

    Há buchas apropriadas para tijolo furado
 
0.0165 seg. NEW