Colocado por: tostexSe houvesse plataformas de carregamento por indução era impecável, acabava com ter de tirar um cabo para carregar.
E se se generalizassem, havendo por exemplo em semáforos ou sítios onde houvesse engarrafamentos frequentes, também era interessante.
Colocado por: tostexSe houvesse plataformas de carregamento por indução era impecável, acabava com ter de tirar um cabo para carregar.
E se se generalizassem, havendo por exemplo em semáforos ou sítios onde houvesse engarrafamentos frequentes, também era interessante.
Colocado por: skyptUm veículo (seja qual for) que com uma carga de combustível (seja qual for) apenas faça 200km (e não passando dos 120 km/h),
torna-se um veículo "secundário".
Colocado por: Bruno.Alves
O carregamento por indução pode ser boa opção por comodidade (actualmente) e até como forma prática de carregamento (no futuro) mas, em termos de resultados práticos e palpáveis não é, para já e na minha opinião, solução. Alguns motivos:
- a eficiência da transmissão de potência por indução é maioritariamente baixa. Isto quer dizer que, para carregar (por exemplo) 1kWh no carro tem de dispender 1,qualquercoisa na origem e é o da origem que vai pagar...
- as potências que se podem passar por indução estão a crescer mas ainda são relativamente baixas. Aliado ao pormenor que referi antes da dependência do carregador interno do carro nas cargas "normais", isto causa um problema imediato: se pararmos pouco tempo (ex: num semáforo), a energia que conseguimos carregar é infíma, enquanto que o custo de instalação é muito significativo. Logo, vale a pena? Por outro lado, se pararmos muito tempo, porque não esticar um cabo em 30s e usar toda a eficiência possivel do carregamento?
- a cobrança (pelo menos no nosso país) atravessa dificuldades quer técnicas quer burocráticas gritantes. Se não conseguimos encontrar um modelo de cobrança em postos que estão fixos, em clientes que param largos minutos e se identificam com um cartão RFID, conseguiremos essa façanha em carregamentos de segundos e em movimento? Duvido.
- A transmissão de energia por indução depende MUITO da distância entre o "emissor" e o "receptor". Com a diferença entre carros, como é que isto pode ser eficiente?
Colocado por: Bruno.AlvesEm relação aos milhões, não receberam nem perto do que os restantes construtores americanos receberam. A grande maioria do capital da Tesla é resultante de aumentos de capital e de investidores com bolsos incrivelmente fundos...
Colocado por: Bruno.Alvesdava para carregar 21 carros ao longo do dia, de forma lenta,
Colocado por: tostexIsso caberá à tecnologia resolver
Colocado por: adias
Preconizar que os carros podem e devem ser carregados durante o dia é a receita directa para o desastre. Implica investimentos colossais na rede eléctrica, já de si no limiar da capacidade durante o dia. Seriam precisos aumentos de capacidade de geração e transporte de centenas de milhares de milhões. Preços de electtricidade PARA TODOS 5x 10x mais altos que hoje. Quando a vantagem remota dos electricos na rede é que se conseguirem carregar exlusivamente durante a noite podem usar alguma da produção e transporte durante baixa carga. Mas isso implica que os donos o possam fazer em casa, à noite..... Os eléctricos nesse caso podiam funcionar com barragens reversiveis, como acumuladores de electricidade... mas para isso era necessário uma mudança profunda de hábitos e mentalidades. Ora, como se vê repetidamente os donos procuram quase exclusivamente o "mais barato" "o melhor torque" estão como todos os donos de IC a pensar no seu próprio umbigo. Os próprios fabricantes vendem com marketing de "livre-se de lobbies" "liberdade de fazer" que nada incentivam essa mentalidade de contribuir para solução de um problem social apenas para o individualismo reinante no "carro".
Colocado por: callinasA curto prazo se precisar de comprar, comprarei GPL. A oferta de bombas de carregamento é escassa. As que vejo por aí têm lá quase sempre o mesmo carro. =)Que bombas de carregamento? Postos de carga?
Já agora, que acontece quando um carro demora a carregar em 30 minutos e o dono resolve demorar 4 horas a fazer recados?
Quem precisa de carregar fica a arder?
Colocado por: skyptUm veículo (seja qual for) que com uma carga de combustível (seja qual for) apenas faça 200km (e não passando dos 120 km/h),A velocidade limite em Portugal máxima é de 120km/h, qualquer VE tem a velocidade limitada acima desse valor.
torna-se um veículo "secundário".
Colocado por: skyptDar 15 ~ 30 mil€ , por um veículo secundário, é exagerado...Há quem tenha dado mais que isso por um CI para ficar em casa durante a semana e sair com ele aos fim de semana, quando não chove.
... ou então ganho mal/sou pobre.
Colocado por: skyptEspero que os VE evoluam rapidamente, pois gostava que tal fosse o meu próximo veículo,Para se inserir neste nicho, quais são os seus requisitos?
mas são ainda apenas para um mercado de nichos específico,
onde claramente não me insiro.
Colocado por: skyptA evolução dos VE, será exponencial e creio que daqui a 5/7 anos, estarão ao nível dos CI .Pondo a autonomia fora da equação, diria que já ultrapassaram os CI há muito, mas isso é a minha opinão obviamente.
Colocado por: rjmsilvaVoltando ao que escrevi acima, será que compensa comprar, pagar seguro, inspeções e manutenções de um carro apenas para ir de férias uma semana por ano e mais uma dúzia de viagens maiores num ano inteiro?O meu segundo carro, é um CI, que eu uso para férias.