Colocado por: Anonimo18072022ATirando essas as derivadas de temperatura estão mais ou menos resolvidas devido ao isolamento pelo exterior.
Colocado por: sposilvaQual a melhor argamassa pré preparada para rebocar parede de moradia em tijolo para colocar etics com colagem integral da placa?
Colocado por: ****
Queimaram ,lol
Colocado por: Anonimo18072022A
O EPS começa a "sentir" os efeitos da temperatura a partir dos 70/80 ºC....com essas temperaturas perto dum sistema ETICS sofra mais do apenas o EPS.
Colocado por: SkinkxVolto a repetir, há lá uma obra (eu não passei lá) onde os caixilhos de PVC de uma das fachadas foram ao ar e não foi com chama directa, foi apenas efeito do calor.
Colocado por: Anonimo18072022A
Basta que quem legisle ou projecte tenha a devida atenção a esses enquadramentos.
Em contexto urbano tem a construção em altura que será ainda provavelmente mais exigente.
Já se fala nisso há alguns anos por aqui, no mínimo há mais de 5 anos
https://forumdacasa.com/discussion/23320/regime-juridico-da-seguranca-contra-incendios-em-edificios-aplicavel-em-sistemas-etics/#Item_1
Colocado por: Anonimo18072022A
Pode usar um reboco tradicional.
Vai rebocar o tijolo por alguma razão em especial?
Colocado por: sposilvaO alinhamento dos tijolos/pilares/vigas não é o melhor pois foram betonados depois da alvenaria.
Colocado por: sposilva
O alinhamento dos tijolos/pilares/vigas não é o melhor pois foram betonados depois da alvenaria.
Colocado por: Atlas PortugalComo referi, se a marca de ETICS possuir produtos de reboco então seria coerente utilizar esses produtos da marca.
Colocado por: Picareta
e você é que vai pagar pelas asneiras dos outros?
Colocado por: Anonimo06082021
reboco tradicional ainda é o melhor.
e assim quem aplicar o ETICS não tem como falhar....e você fica melhor servido sem duvida alguma!!
Colocado por: Anonimo18072022AA reação e comportamento ao fogo dos sistemas ETICS (aqui discutida) do ponto de vista da segurança revela-se importante na medida que perante uma situação de fogo, o sistema ETICS reúne características que permita tempos de evacuação adequados dos ocupantes.
Facilmente se compreende que as exigências serão diferentes se estivermos a considerar uma moradia, um prédio (devido à altura), um hospital, uma escola, um lar de idosos, etc., assim como deveriam ser consideradas diferentes exigências se for um edifício em contexto urbano, ou de um edifício em contexto rural.
Infelizmente a legislação em vigor, não contempla qualquer "preocupação" relativamente aos pontos anteriores ficando sempre ao critério do cliente, ou de quem projeta, o apontar da solução desejada.
Perante um fogo e se consideramos um sistema ETICS com EPS, quando o EPS começar a "sentir" uma temperatura que inicialmente o deforme (a partir dos 70-80ºC), já o revestimento exterior estará completamente danificado. O mesmo aconteceria com um revestimento tradicional com uma pintura…entenda-se aqui que a pintura ficaria danificada, mas as argamassas tradicionais aguentariam mais tempo.
Havendo uma preocupação com o efeito provável do fogo o sistema ETICS também pode ser executado com lã de rocha, que apresenta uma maior resistência ao fogo.
Outra preocupação, que não existe para já em qualquer legislação nacional, será a carga térmica associada aos revestimentos de fachadas. Estando a carga térmica dependente do poder calorifico dos materiais, da sua densidade e espessura, facilmente se compreende que com o aumento da densidade e/ou da espessura se aumenta a carga térmica. Uma maior carga térmica corresponde a mais energia libertada aumentando assim o risco de propagação do incêndio.
Faço notar que estas preocupações já estão legisladas em outros países da Europa.