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  1.  # 221

    Colocado por: rjmsilvaVoltando ao que escrevi acima, será que compensa comprar, pagar seguro, inspeções e manutenções de um carro apenas para ir de férias uma semana por ano e mais uma dúzia de viagens maiores num ano inteiro?

    Claramente que não. O "normal" é as famílias terem 2 carros e, nesse contexto, um ser eléctrico pode ser sempre uma opção a ponderar.

    Quem possa só ter um carro, depende.
    - Eu tomei a decisão de ficar só com um 100% eléctrico porque o meu perfil de viagens, aliado à autonomia do carro que comprei, me serve perfeitamente e com pouquíssimas cedências.
    - Quem não tiver um perfil semelhante, não puder carregar em casa, não confiar na rede, etc etc etc, pode sempre considerar um híbrido plug in. Há imensas pessoas que decidiram assim, têm carros desses com médias acumuladas de consumo de gasolina, em dezenas de milhar de km, de 1-1,5l/100km. Estou a falar de plug ins "a sério", os que permitem fazer 50-80km eléctricos (ex: Opel Ampera, Mitsubishi Outlander, BMW i3 - o i3 até faz muito mais de 80km)
    - E concerteza existem pessoas que não encaixam em nenhum destes casos (até pelo preço dos carros) e continuarão a fósseis, e está tudo bem. A ideia é só informar que há alternativas.
    Concordam com este comentário: mafgod, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
  2.  # 222

    Colocado por: Bruno.Alves- E concerteza existem pessoas que não encaixam em nenhum destes casos (até pelo preço dos carros) e continuarão a fósseis, e está tudo bem. A ideia é só informar que há alternativas.
    Não o diria melhor!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
    • RCF
    • 24 novembro 2017 editado

     # 223

    A intervenção do mafgod e do Bruno.Alves neste tópico merecem o meu agradecimento. É verdadeiro serviço público, de partilha.
    Quanto aos VE, eu (ainda) não tenho, por algumas das razões que os próprios identificaram. No entanto, estou em crer que este (e os últimos anos) é o melhor tempo para ter. No futuro, apesar de serem expectáveis alguns avanços favoráveis, especialmente na autonomia, também existirão avanços desfavoráveis. Mais ano menos ano, quando os VE se instalarem e dominarem o panorama, os atuais impostos sobre os CI e os combustíveis fósseis serão transferidos para os VE e a eletricidade. Por isso, o melhor será usufruir agora...
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, skypt, jorgferr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves
    • mafgod
    • 24 novembro 2017 editado

     # 224

    Sou o mafgod e não mafdog, mas não há problema lol
    Agradeço as palavras e a ideia desta discussão é mesma essa, dar a conhecer e desmistificar.

    Colocado por: RCFMais ano menos ano, quando os VE se instalarem e dominarem o panorama, os atuais impostos sobre os CI e os combustíveis fósseis serão transferidos para os VE e a eletricidade.
    Isso é mais que certo e até diria mais, hoje, posso carregar o meu VE em qualquer tomada e usufruir de vantagens monetárias, não me choca que num futuro muito próximo, os fabricantes sejam obrigados a implementar no carro tecnologia que me obrigue a carregar o VE apenas e só em postos públicos como acontece com os CIs.

    Aliás, hoje não posso produzir o meu biodiesel e colocar no meu CI legalmente sem dar cavaco a ninguém. Tenho obrigatoriamente de ir a uma bomba de combustível! Mas porquê se posso produzir biocombustível de óleo usado?! Esta pergunta era irónica ok? ;-)

    Colocado por: RCFPor isso, o melhor será usufruir agora...
    É isso aí!
    • RCF
    • 24 novembro 2017

     # 225

    Colocado por: mafgodSou o mafgod e não mafdog

    já corrigi...
    as minhas desculpas
    •  
      skypt
    • 24 novembro 2017 editado

     # 226

    Qt custa um Leaf da actual geração e usado, que consiga com 1 carregamento fazer +- 125kms (preço médio +-) ?

    Qt custa carregar um VE para fazer 100km (ou outra qq relação de custo) ?

    Para mim a escolha de um veículo é 95% baseado em matemática, custos, ROI e afins.

    Com base no meu (nosso, familiar) apenas considero um VE para deslocações citadinas e com algum cuidado...

    Em AE a minha velocidade média é 150/160 KmH sempre (... e dispenso comentários..), como tal não não me serve um VE, nesse tipo de utilização.
    Concordam com este comentário: marvi
  3.  # 227

    Colocado por: skyptQt custa um Leaf da actual geração e usado, que consiga com 1 carregamento fazer +- 125kms (preço médio +-) ?
    Na casa dos 15.000€usado importado, Leaf30

    Colocado por: skyptQt custa carregar um VE para fazer 100km (ou outra qq relação de custo) ?
    Carregando em casa no horário de vazio ~1,50€/100km ou ~3,00€/100km no horário normal

    Colocado por: skyptPara mim a escolha de um veículo é 95% baseado em matemática, custos, ROI e afins.
    Para mim é 100% nessas contas.

    Colocado por: skyptCom base no meu (nosso, familiar) apenas considero um VE para deslocações citadinas e com algum cuidado...
    Faço todos os dias casa/emprego ~80km e ainda chego com autonomia para 20km até ao segundo aviso de bateria fraca. Carrego em casa à noite, no horário de vazio, durante 3h30m

    Colocado por: skyptEm AE a minha velocidade média é 150/160 KmH sempre (... e dispenso comentários..), como tal não não me serve um VE, nesse tipo de utilização.
    Concordo, o melhor seria andar de comboio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt
    • RCF
    • 24 novembro 2017

     # 228

    Colocado por: mafgodo melhor seria andar de comboio.

    pode andar de comboio elétrico a 220Km/h (em Portugal)
    • Carvai
    • 24 novembro 2017 editado

     # 229

    Colocado por: skyptQt custa um Leaf da actual geração e usado, que consiga com 1 carregamento fazer +- 125kms (preço médio +-) ?
    Ainda é cedo para comprar um Leaf actual usado. Mas dentro de 3 a 4 meses pode procurar por aqui (StandVirtual,Sapo,etc). O ideal é com mais de 1ano das Rent-a-cars.

    Qt custa carregar um VE para fazer 100km (ou outra qq relação de custo) ?
    O custo depende de onde carrega. Se puder carregar em casa durante a noite o custo é muito baixo.

    Para mim a escolha de um veículo é 95% baseado em matemática, custos, ROI e afins.
    Com base no meu (nosso, familiar) apenas considero um VE para deslocações citadinas e com algum cuidado..
    Depende dos Kms que fizer. Se utilizar diariamente em circuito urbano ou semi-urbano cerca de 50 ou mais kms compensa largamente.


    Em AE a minha velocidade média é 150/160 KmH sempre (... e dispenso comentários..), como tal não não me serve um VE, nesse tipo de utilização.

    Tente nunca ultrapassar os 150 reais (com GPS consege ver) porque uma multa até 150 é pequena e não tira pontos. Por mais meia dúzia de Kms/h a mais não compensa apanhar uma multa grave.
    Para este tipo de percursos utilizo uma banheira grande a gasolina com mais de 200 CV com todo o conforto (cruise control e bom som) e que custou 4 mil euros há 5 anos. Gasta muito mas não houve investimento nem existe desvalorização (já é sucata).
  4.  # 230

    Colocado por: skyptEm AE a minha velocidade média é 150/160 KmH sempre (... e dispenso comentários..),
    Apenas isto.
    • mafgod
    • 24 novembro 2017 editado

     # 231

    Mas para quem gosta de velocidade e VE tem sempre os Teslas.

    É só reservar o Model 3, quando sair, será bastante acessível.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  5.  # 232

    Colocado por: CarvaiAinda é cedo para comprar um Leaf actual usado. Mas dentro de 3 a 4 meses pode procurar por aqui (StandVirtual,Sapo,etc). O ideal é com mais de 1ano das Rent-a-cars.
    Hoje consegue-se bons preços, é uma questão de procurar e não se importar de usados.
    VEs ou CIs vindo de rent-a-cars.... medo, muito medo :-)
    Claro que num VE é mais difícil dar cabo do carro sem dar nas vistas.
    Num VE o componente mais importante é a bateria e há pessoal que usa carros da leaseplan como viatura de trabalho e que é cargas rápidas a torto e a direito até atingir a temperatura no seu máximo, o que vai acelerar a degradação da bateria.
  6.  # 233

    Colocado por: mafgodCarregando em casa no horário de vazio ~1,50€/100km ou ~3,00€/100km no horário normal

    Só uma ligeira nota em relação a isto. O que pagamos é unidade de electricidade, da mesma forma que a diesel/gasolina se paga unidade do combustível.
    Esses valores são o indicado em termos médios mas, obviamente, dependem do pé. Como a questão vem do skypt e ele assume que tem pé pesado, o valor para ele não pode ser esse...

    Um Leaf (porque se falou no Leaf) faz (sem grandes declives)
    - em velocidades moderadas, médias de 13kWh/100km.
    - a 120km/h, seguramente 18-20kWh/100km.
    - a 150km/h, seguramente 30kWh/100km, talvez até mais.
    Nestes cenários, o custo dos 100km é o preço do kWh em casa * "consumo médio". No meu bi-horário económico o kWh são 0,08289€, não esquecer de adicionar o IVA (gosto de manter o IVA à parte)

    O meu ioniq tem feito (no dia a dia, nas viagens maiores claro que não) médias de 11kWh/100km, logo o meu custo real é de 1,215€/100km.

    Da mesma forma são feitas as contas a gasolina, certo? ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, skypt
  7.  # 234

    Colocado por: callinas
    Já agora, que acontece quando um carro demora a carregar em 30 minutos e o dono resolve demorar 4 horas a fazer recados?
    Quem precisa de carregar fica a arder?


    Ate alguns anos havia incentivo alguns países para uma rede de abastecimento nas vias principais de pelo menos 100 em 100 km para veículos GPL, que normalmente têm autonomia GPL 300 a 400 km., mais a autonomia a gasolina. Por isso, não era pedir muito haver postos de 50 em 50 km

    Já agora, que acontece quando um carro demora a carregar em 30 minutos e o dono resolve demorar 4 horas a fazer recados?
    Quem precisa de carregar fica a arder?
    • mafgod
    • 24 novembro 2017 editado

     # 235

    Colocado por: callinasJá agora, que acontece quando um carro demora a carregar em 30 minutos e o dono resolve demorar 4 horas a fazer recados?
    Quem precisa de carregar fica a arder?
    Já tinha respondido aqui.

    Colocado por: callinasQuem precisa de carregar fica a arder?
    Como disse, nessse caso em concreto, deveria de ligar para a policia, depois, no caso do Leaf, via no GPS do carro onde ficava o próximo posto de carga e dirigia-se para lá.
    Se verificar que de fato o carro não está a carregar tb pode tentar ligar para a linha de apoio da mobi.e gratuira, e tenter que eles façam reboot ao posto. O cabo fica solto e, se houver lugar para colocar o carro, mete o seu VE a carregar.
    Se ficar longe o próximo posto, procurar um estabelecimento ou bombeiros para poder carregar um pouco.
    Em último recurso, há sempre a assistência em viagem do seguro.
    Nunca usei com o VE mas sei quem tenha chamado a assistência em viagem poucos dias de ter um VE (subir a A8 após as portagens de Loures quase na reserva é..... na melhor das hipoteses, inexperiência)

    Temos de perceber que o posto de carga é para carregar, não parquear.
    Numa bomba de combustível também há pessoal que deixa o seu CI na bomba e vai pagar... beber um café... um xixi.... e só depois tira o seu CI.
    Enfim, mentalidades.
  8.  # 236

    Esse é um ponto de discussão e que infelizmente tem muitos, muitos abusos associados. As pessoas que só olhavam para o seu umbigo antes de terem um VE, vão continuar a fazê-lo depois de o terem.

    Felizmente esse é um problema que se vai resolver automaticamente quando se começar a pagar. Agora há abusos porque é de borla mas, quando se pagar, isso deixa de acontecer na larga maioria dos casos, sobretudo se o pagamento incluir uma componente de tempo (que espero que venha a ter, mas não há nada oficial).
  9.  # 237

    Entãon mas agora já não se paga para carregar nos postos publicos? Tinha lido já não sei onde que nalguns da Mobi já
    pagava qualquer coisa...


    Colocado por: Bruno.AlvesEsse é um ponto de discussão e que infelizmente tem muitos, muitos abusos associados. As pessoas que só olhavam para o seu umbigo antes de terem um VE, vão continuar a fazê-lo depois de o terem.

    Felizmente esse é um problema que se vai resolver automaticamente quando se começar a pagar. Agora há abusos porque é de borla mas, quando se pagar, isso deixa de acontecer na larga maioria dos casos, sobretudo se o pagamento incluir uma componente de tempo (que espero que venha a ter, mas não há nada oficial).
  10.  # 238

    Ainda estamos na fase piloto.
    Ainda não se paga.
  11.  # 239

    Ok, ainda bem, mas quando se começar a pagar e bem os VE vão começar a perder encanto, isto quer nos publicos quer em casa ( sim porque nada garante que a electricidade não venha a subir em progressão não artimetcia mas geometrica, ainda para mais que agora são os chinocas a mandar)...


    Colocado por: mafgodAinda estamos na fase piloto.
    Ainda não se paga.
  12.  # 240

    Tesla ‘queima’ 11,5 milhões de dólares por dia
    23/11/2017, 12:59435
    1
    Apesar da ‘chuva’ de lançamentos, a Tesla está, literalmente, a deitar dinheiro à rua nos últimos 12 meses: 8.000 dólares/minuto, 480 mil dólares/hora. Valores que levam a falência a ter data marcada.

    http://observador.pt/2017/11/23/tesla-queima-115-milhoes-de-dolares-por-dia/
 
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