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  1.  # 241

    Colocado por: callinas
    Já agora, que acontece quando um carro demora a carregar em 30 minutos e o dono resolve demorar 4 horas a fazer recados?
    Quem precisa de carregar fica a arder?
    O preço devia aumentar ao longo do tempo. Similar à água, quanto mais consome, sobe de escalão e o m3 aumenta de preço
    • mafgod
    • 24 novembro 2017 editado

     # 242

    Colocado por: carlosj39Ok, ainda bem, mas quando se começar a pagar e bem os VE vão começar a perder encanto, isto quer nos publicos quer em casa ( sim porque nada garante que a electricidade não venha a subir em progressão não artimetcia mas geometrica, ainda para mais que agora são os chinocas a mandar)...


    Quem compra um VE deve ter isso em atenção. Assim como quem compra um CI deve informar-se dos custos das manutenções.
    Eu e a maioria carregamos o VE em casa.
    A questão de ter de se pagar nos postos, por um lado resolvia os abusos e por outro era uma garantia de que tentavam mantê-los funcionais.
    Para quem não pode carregar em casa, sujeita-se ao valor que cobrarem como um qualquer CI que tem forçosamente de ir a um posto de combustível.
    Contudo, o Lidl tem PCR onde diz que é gratuito para os seus clientes.
    No futuro quem sabe se o Continente e os centros comerciais não tenham algo parecido.
    Tipo uma carga rápida gratuita para compras superiores a X.
    Os descontos que o Continente "dá" com a Galp, atestar 60l pode corresponder a um desconto de 12€... Espero que uma carga rápida seja metade desse valor.
    Durmo tranquilo, e já se devia de pagar!
  2.  # 243

    Colocado por: jorgferrO preço devia aumentar ao longo do tempo. Similar à água, quanto mais consome, sobe de escalão e o m3 aumenta de preço
    Como disse algures aqui, muito provavelmente irão obrigar os fabricantes de VE a implementar um dispositivo em que para o carregar se tenha de ir a um posto de carga a pagar. Até que nem era muito difícil, era os VE aceitarem apenas e só carga em corrente continua semelhante a um PCR.
    Mas é melhor não dar muitas ideias lol
    Concordam com este comentário: jorgferr
  3.  # 244

    Depois de tanta volta nessa discussão, de volta a temas interessantes! Assim sim!

    Perguntas inocentes de quem não percebe como isso dos Vê funcionam!
    Estive a ler ali atrás que existe um cartão... Isso para já não se paga certo? Ou paga algum tipo de "mensalidade"?

    Sobre os cabos e carregadores... Isso no momento que esta a carregar na rua/postos de carregamento o cabo fica "preso"? Não existe perigo de roubarem os cabos?

    Sobre a infra estrutura de casa já falaram ali atrás que o ideal é fazer o ponto de carregamento uma linha contínua do quadro de luz certo? Não "partilhar" essa ficha com nenhum outro eletrodomésticos e afins, isso se aplica em qualquer tipo de carregador? Incluindo aqueles super chargers ou isso ainda não é viável (€€€) para o consumo residencial?

    Obrigado e continuem ( no bom caminho...) na discussão =D
  4.  # 245

    Colocado por: dryfusEstive a ler ali atrás que existe um cartão... Isso para já não se paga certo? Ou paga algum tipo de "mensalidade"?
    Basta ter um VE em seu nome e pedir à MOBI.e ou PRIO online.
    Custo é ataulmente zero euros, o cartão e o seu uso.

    Colocado por: dryfusSobre os cabos e carregadores... Isso no momento que esta a carregar na rua/postos de carregamento o cabo fica "preso"? Não existe perigo de roubarem os cabos?
    Nos postos PCN (lentos) e tomada Mennekes (tipo 2) o cabo fica preso no posto e no carro (se o carro o permitir), só partindo.
    Nos posto com tomada CEE, o posto não bloqueia o cabo, pode ou não ser bloqueado no carro. No meu Leaf que não bloqueia o cabo no carro (MK1), uso um cadeado no lado do carro para que este não desapareça.
    Nos postos PCR, o cabo é do posto, logo não é noso :-)

    Colocado por: dryfusSobre a infra estrutura de casa já falaram ali atrás que o ideal é fazer o ponto de carregamento uma linha contínua do quadro de luz certo? Não "partilhar" essa ficha com nenhum outro eletrodomésticos e afins, isso se aplica em qualquer tipo de carregador? Incluindo aqueles super chargers ou isso ainda não é viável (€€€) para o consumo residencial?
    Em casa, pode usar o cabo que vem com o carro, que permite carregar a 10A, para isso qualquer tomada serve.
    Alguns destes carregadores caseiros permitem maior amepragem (16A.... 30A), e aí sim, convém ter um circuito dedicado.
    "Super carregadores" para casa só trifásico de 22kwh :-) e, apesar de um maior custo de aquisição e de ser necessário uma maior potência contratada, além de que é preciso que o carro suporte, convém ser montado por quem sabe :-)
    Eu em casa, uso um home charger que me permite carregar o carro a 16A e uso a energia de uma tomada (retirei a tomada e fiz ligação direta aos fios).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dryfus
    • mafgod
    • 27 novembro 2017 editado

     # 246

    A respeito de cabos...

    1. O cabo caseiro, "sabonete"
    É um cabo que por norma permite carregar o VE a 10A (2,3kw/h) e é usada normalmente em casa.
    Faz parte do carro, isto é, quando se compra um VE, este cabo deve existir.
    Há cabos à venda que permitem alterar a potência de carga, variando a corrente em patamares: 6, 10, 14, 16A...
    Para quem precisa de comprar, valores na casa dos 300€
    Há ainda postos públicos que permitem usar este cabo, são os que tem tomada CEE (é necessário um adaptador CEE/Schuko ~7€)

    2. Cabo para postos públicos, mennekes (tipo 2)
    Este cabo serve para ser usado nos postos públicos com tomada mennekes.
    São cabos que permitem carga a 16A, 32A, ou trifásicos.
    Preços a partir dos 160€.

    3. Extensão
    Para quem viaja para zonas desconhecidas, convém ter uma extensão no carro (25m por ex.) para aquelas emergências... não conseguir um posto de carga e ter de pedir a alguém que nos forneça energia.

    Nesta foto, à esquerda tomada CEE (com tampa vandalizda), à direita tomada mennekes com um cabo mennekes ligado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dryfus
      posto.jpg
  5.  # 247

    Informação muitíssimo útil! Muito obrigado! =D!

    Vou ponderar a comprar de um VE mesmo, fazendo as contas, em modo poupança ( levar o carro até o metro mais próximo e depois o caminho inverso) não faço nem 5km (total) mesmo que mude de residência, iria passar a fazer, no máximo, 30km ( total, ida e volta) então teria carga para alguns dias e sobra para qualquer emergência!
    Resta convencer a administração ( também conhecida como esposa...) sobre os prós e contras!

    Vou ver se marco de fazer um test drive! Também tenho de ter em consideração o espaço em mala e o quão "kid-friendly" o carro é, ainda não existem crianças mas já caminho em passos largos para o primeiro bebé, tenho de ter isso em consideração também!
    • zeto
    • 27 novembro 2017

     # 248

    as pessoas estão muito iludidas com os VE, mas esquecem-se que as baterias dos mesmos não duram uma vida, mas sim 4/5/6 anos, e não sabem o preço delas,
    podem custar entre 5/20.000€ (isto em combustivel já dá para muito litro)
    mas claro,ao menos não pului o ambiente nem faz barulho
    Concordam com este comentário: skypt
  6.  # 249

    Só anda iludido quem quiser, há informação para todos os gostos, é querer procurar ;)

    A ideia que tem sobre as baterias está algo errada. Alguns factores
    - já há carros com mais que essa idade e ainda rolam alegremente. Muitos Leaf dos primeiros, alguns Volt com centenas de milhares de km e degradação virtualmente nula, há um Tesla roadster com mais de meio milhão de km com degradação muito pouco significativa. Com base nos que se vai vendo das baterias actuais, 10 anos nos carros "normais" será fácil de obter, Tesla e afins com certeza a bateria sobrevive ao carro ;)
    - as baterias não morrem, vão perdendo capacidade e o carro autonomia. Se a autonomia for suficiente para as deslocações habituais do carro, continua a servir perfeitamente
    - mesmo que as baterias percam demasiada capacidade para serem úteis ao carro, podem ser reaproveitadas nomeadamente para armazenamento de energia para casa. A Nissan tinha uma destas que era feita de baterias dos Leaf recondicionadas ;)

    Algumas baterias terão de ser trocadas, claro. Como outros componentes serão. Mas tem mesmo de se deixar cair esta ideia que a bateria tem de ser trocada a determinada altura ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod
    • zeto
    • 27 novembro 2017

     # 250

    Colocado por: Bruno.AlvesSó anda iludido quem quiser, há informação para todos os gostos, é querer procurar ;)

    A ideia que tem sobre as baterias está algo errada. Alguns factores
    - já há carros com mais que essa idade e ainda rolam alegremente. Muitos Leaf dos primeiros, alguns Volt com centenas de milhares de km e degradação virtualmente nula, há um Tesla roadster com mais de meio milhão de km com degradação muito pouco significativa. Com base nos que se vai vendo das baterias actuais, 10 anos nos carros "normais" será fácil de obter, Tesla e afins com certeza a bateria sobrevive ao carro ;)
    - as baterias não morrem, vão perdendo capacidade e o carro autonomia. Se a autonomia for suficiente para as deslocações habituais do carro, continua a servir perfeitamente
    - mesmo que as baterias percam demasiada capacidade para serem úteis ao carro, podem ser reaproveitadas nomeadamente para armazenamento de energia para casa. A Nissan tinha uma destas que era feita de baterias dos Leaf recondicionadas ;)

    Algumas baterias terão de ser trocadas, claro. Como outros componentes serão. Mas tem mesmo de se deixar cair esta ideia que a bateria tem de ser trocada a determinada altura ;-)

    Caro Bruno.Alves o Leaf não é 100% elétrico mas sim um hybrid, não podemos comparar, os hybrids tem apoio a combustivel, não subcarga tanto a bateria como um VE a 100%
    • mafgod
    • 27 novembro 2017 editado

     # 251

    É caso para dizer, ainda há muita gente enganada sobre os VEs.

    O Leaf é 100% elétrico.

    O Bruno.Alves já disse tudo.

    Na Nissan, o preço de uma bateria é 7300€ tudo incluído.
    Noutras marcas o preço ou é desconhecido ou é exagerado.

    O meu Leaf 100% elétrico tem quase 6 anos e a bateria ainda me permite fazer os 80km diários e ainda me sobra uns eletroes.
  7.  # 252

    Zero, o Nissan Leaf é 100% elétrico, ao menos, o único combustível que lá entra é a electricidade, ou está a falar de uma versão diferente?

    As baterias podem não durar uma vida, mas também para a vida que se dá ao carro já é muito bom! Eu tenho um carro "antigo", tem 17 anos, ainda anda, é verdade, mas a realidade do mercado é trocar o carro em média com 6 a 8 anos, assim como tudo, é um investimento!
    • zeto
    • 27 novembro 2017

     # 253

    Sim teêm razão, estava a confundir com o toyota prius que é parecido,
    mas de qualquer forma as baterias perdem muita capacidade, nåo sei se compensa ter carros elétricos,,, mas isso claro cada um é dono de si,,,
  8.  # 254

    As baterias perdem alguma capacidade, algumas mais outras menos, mas não perdem "muita" ;)

    E claro que sim, cada um sabe de si e tem de fazer as próprias contas, sem qualquer sombra de dúvida.
    Concordam com este comentário: mafgod
  9.  # 255

    Colocado por: dryfusmas a realidade do mercado é trocar o carro em média com 6 a 8 anos, assim como tudo, é um investimento!


    Carro é um investimento? Só se for um clássico!
  10.  # 256

    Entre o novo Leaf com bateria de 40 e um BMW i3, mesmo sabendo que o BM é um pouco mais caro, qual é melhor, isto sem considerar a autonomia que no novo Leaf é certamente maior? Alguem aqui tem um i3 que possa opinar?
  11.  # 257

    Defina:
    Colocado por: carlosj39qual é melhor
    É como perguntar qual o melhor aquecimento para uma casa...
    O que é bom para uns é lixo para outros e vice versa.
    Concordam com este comentário: carlosj39
  12.  # 258

    Um utilizador (alexmol) de um outro forum, elaborou a seguinte tabela comparativa dos veiculos 100% elétricos em Portugal.

    Aos interessados no tema, terão muito que comparar...
    Ainda não está lá os modelos que ainda não foram lançados, como o Leaf40.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39, luisms, skypt, RCF
  13.  # 259

    Colocado por: rjmsilva

    Carro é um investimento? Só se for um clássico!


    Eu considero todo carro um investimento, um carro clássico para mim é um investimento muito ruim... Mas isso são pontos de vista!
  14.  # 260

    Colocado por: carlosj39Alguem aqui tem um i3 que possa opinar?
    E qual i3? O 100% elétrico ou o com REX (extensor de autonomia)?

    Colocado por: zetoestava a confundir com o toyota prius que é parecido,
    Leaf e Prius não são comparáveis.
 
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