Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Com a extinção da Certiel - desde 31 de Dezembro de 2017- as novas regras para as instalações eléctricas, são certificadas por que entidade?

    Quem certifica as instalações eléctricas, do Tipo C, para locais residenciais até à potência de 10,35 KVA?

    Prevendo-se uma demora maior, na emissão das licenças de utilização, quais as consequências, para os DO, cujas obras estão em vias de conclusão?

    Não sei, não! Parece que vêm aí contrariedades.
  2.  # 2

    Pergunte ao seu electricista.
  3.  # 3

    Se o seu eletricista fosse um gajo porreiro, tinha dado a obra por acabada em Dezembro, e tinha pedido a certificação antes de Janeiro.
    Agora, temos de esperar.
  4.  # 4

    Colocado por: PicaretaPergunte ao seu electricista.

    Obrigada, Picareta! ´
    É por isso que nos entendemos tão bem. Cada vez que vem em meu auxílio fico a saber o mesmo! Mas aprecio muitíssimo as suas lacónicas respostas.
    Aqui vai a minha, telegráfica : e acha que se o electricista (não fui eu que o escolhi, mas sim o empreiteiro) soubesse - hoje - eu precisaria de fazer a pergunta ao Fórum?

    E agora, fora de ironias, desejo-lhe um Bom Ano de 2018!
    Concordam com este comentário: Diogo999, luisms
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo999
  5.  # 5

    Colocado por: callinasSe o seu eletricista fosse um gajo porreiro, tinha dado a obra por acabada em Dezembro, e tinha pedido a certificação antes de Janeiro.
    Agora, temos de esperar.

    Tem toda a razão, calinas! Tanto mais que aquele fulano (estou a ser simpática) já tinha uma certa desconfiança desde Novembro. E só agora - a 29 de Dezembro - é que me andou a pedir os documentos ( que deveriam estar na posse do próprio) quando já sabia que era impossível.
  6.  # 6

    O meu deu a obra por acabada, antes mesmo de o estar.
    Normalmente a vistoria da certiel é por sorteio, pois ele é bem comportado. Como foram muitos pedidos de certificação nesta fase final, o pessoal não tinha mãos a medir e despacharam tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  7.  # 7

    Colocado por: maria rodriguesObrigada, Picareta! ´
    É por isso que nos entendemos tão bem. Cada vez que vem em meu auxílio fico a saber o mesmo! Mas aprecio muitíssimo as suas lacónicas respostas.
    Aqui vai a minha,telegráfica: e acha que se o electricista (não fui eu que o escolhi, mas sim o empreiteiro) soubesse - hoje - eu precisaria de fazer a pergunta ao Fórum?

    E agora, fora de ironias, desejo-lhe um Bom Ano de 2018!

    Você não tem que se preocupar com nada, isso é um problema do electricista. No final da obra pede-lhe a certificação da instalação.

    Bom ano de 2018, para si também.
    Concordam com este comentário: GANDAREZ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  8.  # 8

    O problema é se a Maria precisa da licença de utilização para entregar no banco e receber o último pagamento.
  9.  # 9

    Colocado por: callinasO problema é se a Maria precisa da licença de utilização para entregar no banco e receber o último pagamento.

    E qual é o problema? se deixou de existir o certificado da certiel, é o electricista que tem que passar o termo de responsabilidade.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  10.  # 10

    não é só isso. sabe bem
  11.  # 11

    Colocado por: callinasO problema é se a Maria precisa da licença de utilização para entregar no banco e receber o último
    pagamento.

    Felizmente não é esse o caso! Já temos luz e água na moradia. Ainda não está terminada - habitável - porque falta concluir a bancada da cozinha e os armários de casa de banho ( faltar a pedra nuns e noutros) e uns acertos de carpintaria (afinação de roupeiros).

    Ao que julgo saber o empreiteiro quer retirar o quadro de obra e não o pode fazer - segundo o electricista - enquanto a instalação não estiver certificada.
  12.  # 12

    Não será bem assim. já não tenho quadro de. obras desde Março de 2017.
    Tenho contrato de obras.
    Deixe lá, enquanto não tiver lu, não paga imi.
  13.  # 13

    Colocado por: callinasDeixe lá, enquanto não tiver lu, não paga imi.

    Era bom, era! Pago IMI há muito tempo! Em 2015 pedi reavaliação e ficou exactamente como estava. Era um imóvel a cair aos bocados, não era habitada há muitos anos e teve um enorme aumento de IMI em 2012, quando as finanças avaliaram a "casa", aleatoriamente, sem terem ido ao local. Vamos ver como avaliarão depois da conclusão das obras.

    Colocado por: callinasTenho contrato de obras.

    Neste momento já tenho um contrato doméstico, com 6,9 de potência. Não sei qual é a desculpa para não retirarem de lá o quadro de obras.
  14.  # 14

    A 30 de Janeiro solicitámos ligação à rede BT através de loja EDP. Informaram-nos de que, no prazo de 15 dias úteis, receberíamos uma carta com o orçamento para posterior pagamento - caso fosse necessário proceder à baixada definitiva. Pagámos, na altura, €134,80 e aguardámos a recepção do orçamento ou informação relevante quanto aos passos a seguir. Terminou hoje o prazo dos 15 dias úteis e não temos forma de saber o ponto da situação.
    Não podemos obter a certificação enquanto não tivermos o CPE definitivo e, por este andar, se se arrastar a situação, expomo-nos ao corte da energia se deixarmos caducar a licença de construção.
    Ninguém se entende, apenas nos consta que houve alterações na própria EDP e está tudo atrasado cerca de dois meses. Mais algum DO está com os mesmos problemas? Como é que os ultrapassou?
  15.  # 15

    boas...
    Não havendo agora inspecções, que documentos são necessários para efectuar um contrato definitivo de luz??
  16.  # 16

    O meu electrecista disse que a certiel acabou mas que havia inspecção de outra entidade , já não me lembro do nome
  17.  # 17

    Colocado por: enf.magalhaesO meu electrecista disse que a certiel acabou mas que havia inspecção de outra entidade , já não me lembro do nome

    julgo que depende da potencia.

    para potencias mais baixas alguém assume a instalação através de termo de Responsabilidade.
    mas depois sujeita-se às auditorias
  18.  # 18

    em principio a potência será de 10.35

    tenho uma folha do electricista que diz "Termo de Responsabilidade pela execução de instalações eléctricas de serviço particular" segundo um DL de Agosto de 2017. É só isto que é necessário?
  19.  # 19

    Até 41,4 kVA não é necessário certificação de ninguém, basta uma declaração de responsabilidade do técnico projectista e do técnico instalador.

    Até 41,4 KVA TB não obriga a projeto aprovado ou certificado.

    Uma coisa é a câmara pede, outra é a devida certificação da DGAE via ISQ/IEP/LIQ
    ( http://www.dgeg.gov.pt/wwwbase/wwwinclude/ficheiro.aspx?access=1&id=16129 ), apenas necessário acima de 41.4 .
  20.  # 20

    na EDP dizem que é preciso ou a escritura, ou a licença de habitabilidade ou a caderneta predial para além do certificado do electricista. Isto para fazer o contrato definitivo, visto não ter pedido luz de obra. é mesmo necessário um dos 3??visto que já fizeram a baixada e tudo...cada vez percebo menos disto e cada um diz o que lhe apetece.
 
0.0192 seg. NEW