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  1.  # 1

    Boa noite

    Estou a construir a minha moradia para habitação permanete e agradecia que me esclaressecem o seguinte:

    - Como posso corrigir as pontes térmicas nos pilares que fazem canto na casa?
    Os que estão ao longo da parede vou colocar, por dentro, wallmate dow de 3cm e uma forra de tijolo de 3cm
    A minha dificuldade é os que fazem canto, onde a parede (caixa de ar) bate nas duas faces do pilar.

    - Nos quartos vou optar por colocar soalho pregado. O que acham que devo colocar em termos de isolamento térmico?
    Tenho no projecto previsto rofmate de 4cm, mas muita gente, inclusive o empreiteiro, tem-me dito que talvez não seja a melhor solução por causa de se ter que pregar os barrotes para suportar o soalho, os quais podem ficar mal fixos por apanhar o rofmate. Só se colocar uma boa camada de betonilha?

    Agradeço ajuda técnica
  2.  # 2

    Nesse caso a parede interior é feita uns 8cm para fora dos pilares e vigas, e forra tudo com tijlo e wallmate.


    Os quartos ficam no piso superior?
  3.  # 3

    Para fora??
    Não seria melhor trocar essas informações através de esquemas ou esboços?
    Eu pelo menos não percebi. obrigado.
    • vmgl
    • 14 março 2010

     # 4

    Boa tarde, quando se fala de isolamento termico pelo exterior fala-se de um sistema e não de correcções pontuais de pontes termicas.

    A ideia que existe de corrigir apenas as ponte termicas dos pilares efectuando depois parede dupla com caixa de ar cheia de placas de Wallmate é deitar dinheiro ao lixo.
    Um correcto sistema de isolamento termico origina parede simples de 20 (para alinhar com os pilares) e a execução de um previo reboco de rectificação (pode ser meramente "sarrafado") e depois a execução de um sistema de ITE.

    Outras soluções são meras barbaridades.

    Quanto ao soalho deve ter cuidado com o nivel de humidade presente na betonilha em primeiro lugar, esta humidade deve ser inferior a 2% (pode ser medida com um higrómetro de preferencia de carboneto) se a humidade for superior aos 2% deve pensar numa barreira ao vapor.

    De nada servirá colocar o roofmate pois os barrotes que servirão de suporte irão receber toda a humidade e depois afectar o soalho.

    A betonilha na altura da sua colocação deve ser desssolidarizada da lage podendo unicamente colocar um plastico forte por debaixo desta e subir junto as paredes para esta não ficar em contacto com as pareces de forma a não recber nenhuma humidade, deve utilizar para este fim argamassas ou ligantes hidrauluicos para betonilhas de pres normal e secagem rapida com retracção controlada.

    Espero poder ter ajudado nas suas duvidas.

    Vl
  4.  # 5

    Boas

    A ideia que existe de corrigir apenas as ponte termicas dos pilares efectuando depois parede dupla com caixa de ar cheia de placas de Wallmate é deitar dinheiro ao lixo.

    Porquê?

    Um correcto sistema de isolamento termico origina parede simples de 20 (para alinhar com os pilares)

    Quer dizer que todos os pilares situados nas paredes exteriores têm de ter 20 cm de espessura?

    cumps
    José Cardoso
    • vmgl
    • 14 março 2010

     # 6

    Meu caro J cardoso, o facto de isolar apenas pilares na area exterior e depois não o efectuar a nivel de alvernaria e reboco exterior só de si está a criar pontes termicas pois não está a isolar o conjunto da fachada.
    O facto de construir paredes duplas e colocar um amontoado de placas de wallmate no interior é deitar dinheiro ao lixo sim , melhor efeito é conseguido ao deixar a caixa de ar vazia no interior com um sistema que permita a circulação de ar no interior dessa caixa de ar de forma a secar a alvernaria interior e exterior.

    Logicamente que não é uma solução adequada para zona de temperaturas ambientais baixas.

    Os pilares variam consoante os projectos e a construção em si, dei como exemplo os 20 porque se pode utilizar um tijolo de 20 e fazer alinhar com o pilar.
    Ficou esclarecido?
  5.  # 7

    Aqui vai um pequeno desenho.
      Sem Título.jpg
  6.  # 8

    Boas

    Ficou esclarecido?

    Não:

    O facto de construir paredes duplas e colocar um amontoado de placas de wallmate no interior é deitar dinheiro ao lixo sim , melhor efeito é conseguido ao deixar a caixa de ar vazia no interior com um sistema que permita a circulação de ar no interior dessa caixa de ar de forma a secar a alvernaria interior e exterior.

    Melhor efeito como? Quer dizer que a solução parede dupla é mais eficiente sem o isolamento que com o isolamento?

    Logicamente que não é uma solução adequada para zona de temperaturas ambientais baixas.

    O que podemos considerar "zona de temperaturas ambientais baixas"? Mais especificamente, quais as zonas em Portugal em que não acha a sua solução adequada?

    Os pilares variam consoante os projectos e a construção em si, dei como exemplo os 20 porque se pode utilizar um tijolo de 20 e fazer alinhar com o pilar.

    E quando os pilares têm 25, 30 ou 35 cm de espessura?

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 9


    Outras soluções são meras barbaridades.


    Boas

    Barbaridades são as que o sr. está para aí a dizer...

    Cumprimentos

    Miguel Seabra
    • vmgl
    • 14 março 2010 editado

     # 10

    Caro J. cardoso, sim considero que uma parede dupla com circulação de ar no interior é mais eficiente que uma parede dupla com placas amontoadas no interior , se quiser mais pormenores leia as publicações sobre patologias de humidades do Professor Vasco Peixoto de Freitas.

    Eu considero que em todas as zonas a norte do Rio Tejo o Isolamento Termico pelo Exterior (ITE) ou ainda ETICS é a solução mais eficiente em termos de manter o interior de uma habitação sem grandes variações termicas quer de Inverno quer de Verão, desde que o sistema seja correctamente aplicado.

    No caso do baixo Alentejo e Algarve considero que a solução de parede dupla com caixa de ar com ventilação é suficiente.

    Mas obviamente este é o meu parecer apenas.
  8.  # 11

    Boas

    considero que uma parede dupla com circulação de ar no interior é mais eficiente que uma parede dupla com placas amontoadas no interior , se quiser mais pormenores leia as publicações sobre patologias de humidades do Professor Vasco Peixoto de Freitas.

    Já li. E, desculpe a franqueza e o tom, mas considero o que disse um autêntico disparate a não ser se quando diz "placas amontoadas no interior" seja no sentido literal, o que não me parece constituir argumento aceitável.

    Aproveito para repetir a questão a que não respondeu:

    E quando os pilares têm 25, 30 ou 35 cm de espessura?


    cumps
    José Cardoso
    • vmgl
    • 14 março 2010

     # 12

    Sr. Miguel Seabra, não sei o que o Sr. faz profissionalmente mas respeitarei os seus pareceres, não me parece correcto e educado da sua parte a afirmação que fez acima.

    Posso lhe afirmar que possivelmente devido a minha profissão obtive mais conhecimentos tecnicos a este respeito que talvez o Sr. consiga obter em toda a sua vida, mas como disse qualquer pessoa pode dizer barbaridades.

    Cumprimentos

    VL
    • vmgl
    • 14 março 2010 editado

     # 13

    Mas na realidade o que acontece em obra e assisto diariamente é que as placas tipo Wallmate não são sequer encaixadas (isto quando têm o encaixe macho/fêmea) porque existem placas sem qualquer ponto de encaixe e dessa forma eu considerar o "amontoar" das placas no interior das paredes.

    Já agora diga-me conhece o tipo de construção a nível de isolamento térmico que se realiza nos países do norte e centro da Europa? por exemplo Alemanha ; Áustria, Itália? Eles utilizam parede dupla? não, utilizam parede simples com isolamento térmico, porque motivo será?


    No caso dos pilares de dimensão mais larga a alvenaria é alinhada pelo exterior do pilar como é óbvio afinal como acontece com o resto dos sistemas de construção mesmo com parede dupla é comum ver o pilar subresair das paredes.
  9.  # 14

    Boas sr. vmgl

    Sabe, quando vejo alguém como o sr. a considerar como "barbaridades" todos os sistemas que não sejam pelo exterior, fico revoltado...ou é vendedor ou gosta de enganar as pessoas...

    Felizmente eu nem sou da área, mas como construi casa á 3 anos tive o cuidado de me informar e felizmente aprendi alguma coisa acerca de isolamentos e ainda bem que não fui atrás de cantigas como toda a gente.

    Sabe o que conclui após algum tempo? Que infelizmente pouca gente fáz bem neste pais...e foi graças a pessoas que conhecem a realidade cá e lá fora que fiquei consciente nesta área.

    Posso lhe dizer que o Eng. que fez a minha casa seguiu os meus conselhos e agora faz todas as casas como a minha e as pessoas agradecem.

    Não me venha com a cantilena dos anos de experiência que isso para mim vale o que vale, eu vejo profissionais da minha área com muitos anos de experiência e não passam dums burros...

    Cumprimentos

    Miguel Seabra
    • vmgl
    • 14 março 2010 editado

     # 15

    Pelo que vejo o Sr. Miguel Seabra é uma entidade entendida na materia até o seu Engenheiro segue as suas directrizes... sim senhor.... afinal porque andou tantos anos esse Engenheiro a estudar???
    cambada de gente burra esses Engenheiros, afinal uma pessoa que nem do sector é facilmente percebe como se faz a coisa.

    Até fico estupefacto com estes comentarios....

    ja agora explique lá aqui qual o sabio sistema que utiliza, tambem quero aprender consigo umas coisas.


    E esteja descansado que não sou Vendedor nem enganador, pelo contrario sou uma pessoa de mente aberta sempre pronta para aprender com pessoas sabias.
  10.  # 16

    Colocado por: hugo.azevedoBoa noite

    Estou a construir a minha moradia para habitação permanete e agradecia que me esclaressecem o seguinte:

    - Como posso corrigir as pontes térmicas nos pilares que fazem canto na casa?
    Os que estão ao longo da parede vou colocar, por dentro, wallmate dow de 3cm e uma forra de tijolo de 3cm
    A minha dificuldade é os que fazem canto, onde a parede (caixa de ar) bate nas duas faces do pilar.

    - Nos quartos vou optar por colocar soalho pregado. O que acham que devo colocar em termos de isolamento térmico?
    Tenho no projecto previsto rofmate de 4cm, mas muita gente, inclusive o empreiteiro, tem-me dito que talvez não seja a melhor solução por causa de se ter que pregar os barrotes para suportar o soalho, os quais podem ficar mal fixos por apanhar o rofmate. Só se colocar uma boa camada de betonilha?

    Agradeço ajuda técnica


    O que diz o seu Projecto de Conforto Térmico - RCCTE ? Ou não tem projecto ?
  11.  # 17

    Boa noite
    Agradeço os comentários efectuados.
    Tenho projecto sim, tudo o que é necessário hoje em dia, aprovado. A casa está a chegar ao telhado, em termos de estrutura.
    O projecto e o certificado apenas especificam a altura do walmatte e do rofmate.
    Estou a pensar em fazer o seguinte:
    - como os pilares são de 30cm, vou colocar tijolo de 15 alinhado pelo exterior, depois zona para passagem de ar (cerca de 4ou 5 cm) depois wallmate de 5cm e por fim tijolo de 11. Na zona dos pilares coloco wallmate de 3cm e uma forra de 3cm de tijolo. Vou ficar é com a parede de com cerca de 38cm.
    O QUE ME DIZEM DESTA SOLUÇÃO? TEM MAIS ALGUMA?
    A minha dúvida é nos cantos dos pilares, como faço?
  12.  # 18

  13.  # 19

    Colocado por: vmglMeu caro J cardoso, o facto de isolar apenas pilares na area exterior e depois não o efectuar a nivel de alvernaria e reboco exterior só de si está a criar pontes termicas pois não está a isolar o conjunto da fachada.
    O facto de construir paredes duplas e colocar um amontoado de placas de wallmate no interior é deitar dinheiro ao lixo sim , melhor efeito é conseguido ao deixar a caixa de ar vazia no interior com um sistema que permita a circulação de ar no interior dessa caixa de ar de forma a secar a alvernaria interior e exterior.

    Outra vez a mesma conversa....
    Sempre a comparar ETICS bem feito, com a solução parede dupla com isolamento MAL FEITA!! Que raio de comparação é essa? Porque raio é que as placas haverão de estar "amontoadas" e não devidamente aplicadas??
    Não consegue implementar em obra a parede dupla bem feita? Então aí tem de rever as suas capacidades de acompanhar uma obra...
  14.  # 20

    Colocado por: vmglPelo que vejo o Sr. Miguel Seabra é uma entidade entendida na materia até o seu Engenheiro segue as suas directrizes... sim senhor.... afinal porque andou tantos anos esse Engenheiro a estudar???
    cambada de gente burra esses Engenheiros, afinal uma pessoa que nem do sector é facilmente percebe como se faz a coisa.

    Até fico estupefacto com estes comentarios....

    ja agora explique lá aqui qual o sabio sistema que utiliza, tambem quero aprender consigo umas coisas.


    E esteja descansado que não sou Vendedor nem enganador, pelo contrario sou uma pessoa de mente aberta sempre pronta para aprender com pessoas sabias.


    Boas sr. vmgl

    Sei muito bem o que o sr. quer, mas eu sei que por mais argumentos que lhe dê nunca serei considerado porque como já disse, não sou da área e o sr. pelos vistos é...

    Sabe, se eu fosse pela cantiga de muita gente e não pensa-se pela minha cabeça teria feito as mesmas asneiras que vejo por aí e pelo que me aprecebo, este forum é rico nisso...

    Isto é um pouco "chato" estar aqui a escrever tanta coisa para explicar como fiz, por isso proponho-lhe duas situações:

    Terei todo o prazer em o receber em minha casa para trocar-mos ideias, isto caso seja de perto de Cantanhede, é claro, ou dê uma olhada neste topico de outro forum em que eu agradeci toda a ajuda para construir a minha casa...

    http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=933&highlight=agradecimento+++forum


    ...e aqui tem as fotos do modo do isolamento das paredes

    http://picasaweb.google.pt/miguel.seabra14/IsolamentoDasParedes#

    Como vê, eu não sou daqueles que fala só por falar...e fico revoltado com os que o fazem sem argumentar, percebe?

    Cumprimentos

    Miguel Seabra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
 
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