Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 22 março 2010

     # 21

    Colocado por: lobitoMas claro que a maior parte das pessoas não é capaz de fazer bem as contas.

    Vamos fazer nós as contas por elas? :)
    •  
      FD
    • 22 março 2010

     # 22

    Colocado por: FDVamos fazer nós as contas por elas? :)

    Aqui está: comprar ou arrendar. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito, GiselaCC
  1.  # 23

    Colocado por: FD
    Colocado por: FDVamos fazer nós as contas por elas? :)

    Aqui está:comprar ou arrendar. :)

    Estas pessoas agradeceram este comentário:lobito


    Cuidado com esta discussão...
    Não está certa, na minha opinião.
    •  
      FD
    • 22 março 2010

     # 24

    Colocado por: PBarataCuidado com esta discussão...
    Não está certa, na minha opinião.

    Aceita-se e agradece-se contraditório. :)
  2.  # 25

    Colocado por: GiselaCC
    Mas realmente, dado às circunstâncias actuais... comprar casa... vai ser nossa quando????? No fundo, no fundo, estamos apenas a pagar uma "renda" ao banco durante uma vida inteira (e os bancos como senhorios, não vão lá arranjar nada que seja necessário) e ainda pagar todas as outras despesas inerentes à habitação (impostos, seguros, etc.) e ao condomínio!


    E arrendar? Vai ser nossa quando? NUNCA.
    É verdade que ao comprar vai pagar uma renda ao banco para quase toda a vida. Mas ao menos fica com algo seu e para deixar aos seus filhos. Enquanto que no arrendamento está a pagar uma renda para o senhorio e nunca irá ficar com nada. É deitar dinheiro no lixo. Esta é a minha visão pois prefiro comprar.
    Neste momento arrendo um apto de 160 mil euros, por 425 e pago na mesma condomínio (+ 30). Isso do condomínio é uma falsa questão. Quando arrendei a casa podia arrendá-la com condomínio incluído mas era mais cara. Preferi sem condomínio incluído e ficou mais barata. Mas foi dar ao mesmo. O bom aqui é que pagando o condomínio, posso ir às reuniões e ter voto na decisão. Preferi assim.
    Mas num futuro vou comprar. Melhor... construir. Quero deixar património ao meu filho. Quero pagar por algo que vai ser meu.

    Julgo que as pessoas não se devem atirar de cabeça na compra. É esperar que a vida estabilize e escolher um sítio que nos agrade para vivermos toda a nossa vida.
  3.  # 26

    Colocado por: MartaDIsso do condomínio é uma falsa questão. Quando arrendei a casa podia arrendá-la com condomínio incluído mas era mais cara. Preferi sem condomínio incluído e ficou mais barata. Mas foi dar ao mesmo. O bom aqui é que pagando o condomínio, posso ir às reuniões e ter voto na decisão. Preferi assim.

    Marta, eu não entendo. O facto de pagar o condomínio, no meu entender não lhe dá o direito de ir às reuniões e ter voto na decisão, a menos que o seu senhorio lhe passe procuração. Se o dono da casa lhe dá plenos poderes, tudo bem, pode decidir em nome dele.
    O condomínio que o inquilino deve pagar são os gastos de manutenção, como por exemplo, a luz e a água da escada, a limpeza das escadas e o elevador, pois é ela que suja e que utiliza o elevador. ´
    Todos os outros encargos, como arranjos, fundos de maneio para obras, seguros, etc., é da competência do dono da casa e é ele que deve decidir se está de acordo ou não.
    Nas casas que temos alugadas é assim e aqui aonde vivo, também. O inquilino paga as despesas que lhe dizem respeito, mas não tudo e quem tem que assistir às reuniões são os donos das casas, ou alguém que leve uma procuração assinada.
    •  
      MartaD
    • 23 março 2010 editado

     # 27

    Eu disse que pago o condomíno (contas correntes das partes comuns), não que contribuo para o fundo de reserva. Isso sim, é responsabilidade do senhorio. Mas olhe que geralmente quem paga o condomínio é o senhorio, o que eu não concordo, pois como disse, são os gastos da luz, água, limpeza, etc das partes comuns. E isso é o inquilino que gasta.

    Mas sim, eu vou às reuniões e voto nas decisões. Se eu não pagasse o condomínio nem teria a oportunidade de votar nas decisões do condomínio. Como pago, o senhorio deixou uma notinha na administração a dizer que quem o substitui somos nós (que moramos na casa dele).

    Mesmo problemas que existem na casa, sou eu que resolvo tudo sem o consultar (a casa ainda está na garantia, portanto é só falar com o construtor).

    É bom ter um senhorio assim tão despreocupado, mas ele também tem sorte por ter uns inquilinos que lhe tratam de tudo.
  4.  # 28

    Que bom. Nós temos um apartamento alugado nos arredores de Lisboa e não tenho quem me represente nas reuniões. Tenho um procurador, mas mora um pouco longe e as reuniões são quase sempre por volta das 21h00. Tentei que os inquilinos assistissem, mas parece que não gostam deles. Não os querem lá. Avisam-me por correio electrónico dez ou doze dias antes do dia da reunião e não aceitam as procurações que envio também por correio electrónico. Dizem eles que não são válidas. " Balelas", eles não os querem a assistir às reuniões. Já desisti. Paciência. Quando tiverem arranjos, avisam-me para que eu os pague e enviam-me os justificativos. Sem justificação, não pago nada. É triste, mas é assim.
  5.  # 29

    Colocado por: JacintaQue bom. Tenho um apartamento alugado nos arredores de Lisboa e não tenho quem me represente nas reuniões. Tenho um procurador, mas mora um pouco longe e as reuniões são quase sempre por volta das 21h00. Tentei que os inquilinos assistissem, mas parece que não gostam deles. Não os querem lá. Avisam-me por correio electrónico dez ou doze dias antes do dia da reunião e não aceitam as procurações que envio também por correio electrónico. Dizem eles que não são válidas. " Balelas", eles não os querem a assistir às reuniões. Já desisti. Paciência. Quando tiverem arranjos, avisam-me para que eu os pague e enviam-me os justificativos. Sem justificação, não pago nada. É triste, mas é assim.
  6.  # 30

    Não querem que os inquilinos assistam às reuniões? Mas isso é assim??? Não sei o que o meu senhorio fez, se escreveu algo ou não, mas nós podemos decidir no condomínio. E olhe que somos dos que batemos mais o pé e os que chateamos mais o construtor. Tratamos da casa como se fosse nossa.
    Como os arranjos ainda são de graça, tratamos nós de tudo :) Quando deixarem de ser de graça, obviamente que informarei o senhorio do que é preciso fazer.

    Se eu pagasse o condomínio e não pudesse decidir, também não aceitaria o "negócio".

    Felizmente damo-nos todos bem ehehe
  7.  # 31

    Marta,
    Conseguiu arrendar um apartamento de 165 mil por 425 €/mês???
    Pode dar-me o contacto do seu senhorio???

    Obrigada.
  8.  # 32

    Poderia não aceitar o negócio, mas os encargos daquilo que gasta, são sempre da sua competência e em princípio teria sempre que os pagar.
    Não vou voltar atrás para corrigir o que quer que seja, porque ainda faço outra vez asneira.
  9.  # 33

    As rendas são consoante o número de "assoalhadas", o conforto e a qualidade do prédio, a proximidade de transportes públicos, de comércio, de liceus, de universidades, de hospitais, etc., e não com o preço que o dono da casa pagou.
    Uma pessoa pode pagar 165 mil euros, outra pode comprar um idêntico na mesma zona por 100 mil e outra até pode ter a sorte de conseguir menos.
  10.  # 34

    Colocado por: GiselaCCMarta,
    Conseguiu arrendar um apartamento de 165 mil por 425 €/mês???
    Pode dar-me o contacto do seu senhorio???

    Obrigada.


    É em Monção. Onde o arrendamento é muito mais barato. Se quiser pode vir morar para cá e encontrará T3 a 200 e tal euros \ 300. E aqui não há prédios velhos, nem casas pequenas. O meu até está caro para o mercado daqui, apesar de ser novo :)

    Colocado por: JacintaPoderia não aceitar o negócio, mas os encargos daquilo que gasta, são sempre da sua competência e em princípio teria sempre que os pagar.
    Não vou voltar atrás para corrigir o que quer que seja, porque ainda faço outra vez asneira.


    Mas olhe que o condomínio, segundo a lei, é o senhorio que paga, excepto se for acordado o contrário, no contrato de arrendamento. Em princípio era o senhorio que pagava o condomínio mas achei o preço muito caro, acabei por pagar eu o condomínio e uma renda mais baixa. Como disse, foi dar ao mesmo lol, mas estando eu responsável por pagar o condomínio à administração, também tenho voto na matéria, porque ficou assim acordado.
    Claro que no condomínio não englobo o fundo de reserva.
  11.  # 35

    com o rendimento anual que você diz ter o seu agregado, eu sinceramente desaconselho vivamente a compra de uma casa com o valor de 140.000 euros

    para mim é uma loucura total

    vocês não sabem mesmo fazer contas e depois é o que se vê
  12.  # 36

    Sugestões de leitura:

    http://portugalcontemporaneo.blogspot.com/2009/11/casas-fantasma.html

    http://jornal.publico.pt/noticia/29-03-2010/o-imobiliario-e-dominado-por-consumidores-que-nao-fazem-contas-19087917.htm


    E um aparte sobre ganância, especulação e espelhos, útil para continuar noutro tópico:
    "Todos são muito rápidos a criticar os especuladores, mas um proprietário que queira mudar de casa é o primeiro a especular. Dificilmente resiste a fazê-lo."
 
0.0178 seg. NEW