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  1. Oficial: Model 3 da Tesla é o carro elétrico mais vendido dos EUA
    António Sarmento

    Ter dormido num saco cama na fábrica voltou a ser talismã para Musk. O Model 3 superou a concorrência nos primeiros três meses do ano. Mas os analistas não alinham em euforias e questionam se a sustentabilidade do modelo estará garantida.


    A Tesla divulgou hoje os números de veículos vendidos no primeiro trimestre de 2018. A companhia entregou 8180 Model 3s nos primeiros três meses do ano. Estes números superaram os 6468 do Toyota Prius e os 4375 do Chevy Bolt (Chevrolet).

    Apesar de batidas as expetativas, ainda existem algumas barreiras a ultrapassar. No início deste ano, a Bloomberg lançou uma metodologia experimental para verificar a produção do Model 3, registando apenas uma marca 5% inferior aos valores apresentados hoje pela Tesla. No entanto, segundo a Bloomberg, a empresa de Elon Musk precisa ainda de provar a “sustentatibilidade” do modelo.

    “É bom o suficiente”, afirmou Ben Kallo, analista da Robert W. Baird & Co, sobre as vendas do veículo. Já Brad Ericson, do KeyBanc Capital Market, disse que os números são “melhores do que se temia”.

    Ainda hoje, a agência norte-america tinha anunciado o regresso de Musk às dormidas na fábrica da Tesla, uma jogada semelhante ao que aconteceu quando a empresa lançou o Model X. Nessa altura, o milionário adormeceu num saco cama junto à linha de produção para resolver qualquer problema que pudesse acontecer.

    Quando questionado sobre estes problemas e a necessidade de se transferir de armas e bagagens para a fábrica, Musk responde: “Eu mudo-me para onde estão os maiores problemas da Tesla”. Para já lidera a corrida dos veículos elétricos no mercado norte-americano.

    As acções sobem 6,38% para os 268,72 dólares.
  2. Uma versão mais simples, agora basta indicar a diferença de preços entre um CI e um VE.

    Para o exemplo dado:
    Para uma média anual de 20.000km, bastam 5 anos, ~100.000km, para recuperar a diferença de preços na ordem dos 6.250€, sendo que após os 5 anos, usando um VE deixará de gastar ~1.400€ por ano.
  3. No meu caso seriam 10 anos, mas como os meus carros duram por norma uns 20...
  4. Colocado por: branco.valterNo meu caso seriam 10 anos, mas como os meus carros duram por norma uns 20...
    Porque fazes poucos kms por ano, é isso?
  5. Sim, cerca de 10.000 km.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  6. Em relação à tecnologia V2G (vehicle to grid) a Nissan refere que o novo Leaf já permite o seu uso mas fico sem perceber se já é possível a sua utilização em Portugal?
    Alguém consegue elucidar-me?
    Este ponto interessa-me bastante e é um argumento de peso na minha decisão de mudar de CI para VE.
  7. V2G ainda não é possivel com esta versão comercializada cá.
    Contudo, há quem tenha feito com o Leaf antigo (e eventualmente com outros VEs), com pouca potência mas funciona.
    Basicamente é buscar a energia à bateria de 12V, e com um conversor DC/AC obter energia para a casa.
    O carro ao detetar que a bateria de 12V precisa de ser carregada, carrega-a com a energia da bateria de tração.
    Mas estamos a falar de potências baixas (~1kW ou algo parecido)

    Colocado por: ivreisEste ponto interessa-me bastante e é um argumento de peso na minha decisão de mudar de CI para VE.
    Não estou a ver porque é que esta é a razão para mudar.... tirando o fato de carregar o carro durante o dia e aproveitar a energia da rede mobi.e que ainda é gratuíta, para depois a usar em casa.
    Se for esta a razão, será por meses (anos?).... e estará a carregar a bateria demasiadas vezes levando-a a uma maior degradação (mais ciclos, maior temperatura...).

    Ou será outra razão?
  8. Usar o Leaf como fonte de energia para uma casa de campo em madeira, num sítio remoto, sem eletricidade. Atualmente funciona com um gerador.
  9. Para isso, casa de campo em madeira, o melhor é um gerador a gasolina.... ou uns paineis solares e umas baterias :-)

    Ou então, como lhe disse, usar a bateria de 12V e um conversor... de baixa potência (iluminação LED e TV LED serve à vontade)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ivreis
  10. Ver aqui made in Portugal neste caso com um Renault Fluence :-).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ivreis, spoliv
  11. Ainda vou leitura da pagina 20 deste topico.

    Alguém me indica os passos iniciais para criar uma pequena estação de carregamento de veículos eléctricos, aqui na zona é escasso e existe muito turismo.
  12. Não conheço os trâmites, mas com certeza é um processo complicado porque tudo se centra na MobiE.
    Sugeria contactar a UVE (www.uve.pt), devem saber elucidar.
    Concordam com este comentário: mafgod
  13. Ou contactar a Zeev e montar um carregador público e pronto.

    É o que o Leroy Merlin de Loulé tem.
    Concordam com este comentário: mafgod
  14. Depois de ler este topico desde o inicio fiquei com uma idea superficial mas mais informado sobre os eléctricos.

    Em 2010 não havia os eléctricos que existem hoje, o combustível era mais caro, mas o panorama pouco mudou em relações a preços de manutenção,

    As minhas contas

    Peugeot 207 1.6 HDI
    Preço 21.000 (Novo ) desconto de 3000€, preço custo 18.000€

    Neste momento 8 anos e 120.000km, portanto media de 15.000km/ano
    Consumo combustível cerca de 6000 litros
    Media de consumo 3.8L 4,0L 4.5L 5.0L 5.5L e 6.0L vamos arredondar a Media para 5.0l/100km

    Combustível em 8 anos teve muitas variações de preços, desde 1,00€/L até 1,60€/L, usei uma media de 1,30€/L

    Gastos foram cerca de 7800€ em combustível.
    Portagens via verde e estacionamentos nunca desce dos 30€/mes x 12 = 360€ anuais x 8 anos = 2880€ anuais
    Selo 150€/ano x 8 = 1200€



    Revisões na marca com valores aproximados.
    20.000km -250€
    40.000km - 300€
    60.000km - 300€
    80.000km - 300€
    100.000KM - 300€
    total = 1500€

    Avaria da FAP aos 110.000km - 800€
    Baterias levou 2 que foram 100€ + 100€

    Tem sido um carro fiável e não me recordo de avarias de maior, é um carro super-económico, de futuro a FAP não me dara mais problemas pois tenho um avisador de FAP LED e uma App que me avisa quando está a regenerar.

    ps: Não adicionei desgaste normal, discos de travão, centro de inspecções foram apenas 2.


    Total: 18.000€ + 7800€ + 2880€ + 1200€ + 1500€ + 1000€ = custo total 32380€ para 8 anos e 120.000km

    Em extras no carro instalei alarme com GPS, Gravador c/ camera dianteira e frontal, Receptor Multimedia + TV + GPS Android, tudo com custo total 1200€

    Sei que daqui para frente o Peugeot vai entrar em despesas maiores , vai necessitar de correia de distribuição aos 180.000km, amortecedores, e não espero ter problemas de maior no motor.

    Valor de retoma actual = 4000€ (claro que não o vendo por esse valor)

    Se nos próximos tempos comprasse um carro eléctrico tipo o Nissan Leaf 40 (29.000€ com incentivos ) aonde é que pouparia com o mesmo numero de KM e anos ?
    Sei que estamos a falar de carros de segmentos diferentes, um pequeno familiar a gasóleo VS mas um familiar eléctrico, mas dá para fazer este exercício ?

    Nissan Leaf 40 - 29.000€ (com 6000€ incentivos )
    Custo de Electricidade para 120.000km - ?
    Preço de portagens e estacionamento - ?
    Selo - ?
    Revisões na marca - ?
    Valor de retoma estimado para 8 anos ?
  15. Gosto particularmente das reviews deste canal de Youtube sobre carros (CARWOW) são críticos e aparentam ser genuínos na ideia que transmitem.

    https://www.youtube.com/watch?v=bnIg-aEHD-Y

    https://www.youtube.com/watch?v=wZwdu5drU4c

    https://www.youtube.com/watch?v=0uAcTAELZts
  16. A propósito de contas descobri que os meus carros e até a mota são todos híbridos : consomem 38% de gasolina e 62% de impostos. Um deles também tem um motor elétrico mas como não liga á corrente não consome rendas para a EDP, taxas para a RTP, etc
    Concordam com este comentário: branco.valter
  17. Colocado por: AlarmesdoMecoCusto de Electricidade para 120.000km - ?
    Preço de portagens e estacionamento - ?
    Selo - ?
    Revisões na marca - ?
    Valor de retoma estimado para 8 anos ?
    Carregando em casa no horário vazio, uns 1800€, carregando na rede mobi.e gastaria zero euros (por enquanto).
    Portagens seria o mesmo (há descontos na Vasco da Gama e 25 abril).
    Estacionamento emel em lisboa 12€ ano.
    IUC é zero.
    Revisões em 8 anos bem menos que 800€.

    Como a garantia da bateria são 8 anos ou 160.000km, o valor ao fim de 8 anos, será bem alto (a garantia garante cerca de 75% autonomia inicial).

    São carros diferentes... e o gozo de conduzir também.
  18. Segundo as v/ contas Gastaria no VE em 8 anos (valores estimados)

    Kw - 1800€
    Portagens -2000€ (desconto aplicado)
    Revisoes - 800€
    Nissan n-connecta 30.800€
    Retoma - ?????
    Total 35.400€

    Peugeot blue hdi 100cv diesel para 8 anos.

    Gasoleo 7800€
    Portagens 2880€
    Selo 1200€
    Revisoes 1500€
    Peugeot 21.750€
    Retoma - estimado 4000€
    Total 36.130€

    Estes numero dão que pensar, sendo o VE um carro 10.000€ mais caro a poupança é bastante em 8 anos, talvez uns 1500€ anuais de poupanca.
    Da para comprar uma bateria caso se comparem carros do mesmo segmento.

    O preco de retoma, as revisoes, a fiabilidade, menos peças parece favorecer o VE em relacao ao diesel.
    Concordam com este comentário: mafgod
  19. Estás a comparar um carro de 100cv (diesel) com um de 150cv (Leaf).

    Seja como for, e olhando para as tuas contas, a conclusão é de fato:
    Colocado por: AlarmesdoMecoparece
    favorecer o VE em relacao ao diesel
  20. Colocado por: AlarmesdoMecoBaterias levou 2 que foram 100€ + 100€
    O meu VE, tem 6 anos, quase 124.000km, e ambas as baterias são ainda de origem ;-)
 
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