Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: aprendiz2e com perto de 100 anos (se for verdade) não creio que seja um pinho "vulgar".....já estava em pó ou quase


    Nisso também concordo. Pinho tratado?
  2.  # 22

    Já não digo nada...:-)
    Como a riga tem um cheiro característico e é bem mais pesada que o pinho...acho que só no local se pode confirmar a 100%.
    Temos aqui um outro tópico onde houve uma discussão idêntica...vejam a imagem da porta que lá está...
    https://forumdacasa.com/discussion/4492/madeira-de-pinho-de-riga-velha/#Item_11
  3.  # 23

    e claro que e pinho
  4.  # 24

    Colocado por: aprendiz2isto é riga....

    Assim à vista, essas imagens parecem mesmo pinho nacional. Comparativamente, a madeira das portadas tem os tons avermelhados mais escuros, com algumas partes em tons rosa e outras em castanho.

    Aí vão umas fotos dos topos das portadas:


  5.  # 25

    O estado da conservação para madeira com mais de 100anos, sim é de louvar.
    Se madeira for da parte do cerne do toro que foi cortada é provável que aguente este tempo sem tratamento.
    Acho que se for de pinho manso aguenta mais tempo (não tenho a certeza). e os meses do ano do corte também pode importar para o estado de conservação, mas como são mais de 100 anos ao exterior isso importa pouco.
    A casquinha vermelha (pinho nórdico) pode aguentar-se bem em Portugal sem qualquer tipo de apodrecimento/bichos no exterior. é mais leve que o pinho nacional.
    Estas ultimas imagens, para mim é pinho.
    Agora como diz que a imagem dos aros pode ser riga, ai o caso complicasse.

    O pinho, casquinha e a riga são madeiras parecidas, e claro que os veios de umas tábuas são mais direitos e concentrados do que noutras, podendo por exemplo os veios do pinho português em alguma tábuas serem mais concentrados do que na riga, e noutras o contrário como é óbvio.

    Será sempre difícil de avaliar por este meio a espécie da madeira, e como eu já escrevi se continuar com as duvidas consulte alguém com conhecimentos da sua zona
    Continuo a achar que é pinho.
  6.  # 26

    Bem, era mesmo por curiosidade porque, para além de já ter comprado as ditas portas e portadas, estas já estão em recuperação e um pintor está a dar-lhes o acabamento com um Bondex de cor Teka. Na minha opinião estão a ficar espectaculares!

    Por precaução, foi-lhes aplicado xilófene embora, aparentemente, não fosse necessário. Como já disse, com quase 100 anos e sem nunca terem sido renovadas (ainda tinham restos da camada original das tintas antigas originais) não apresentam o mais pequeno vestígio de infestação ou de tentativa disso... Só tinham uma camada de oxidação acinzentada que as cobria quase na totalidade.
  7.  # 27

    Ja agora, por curiosidade (e interesse proprio), aos entendidos: toda a gente esta de acordo que o Bondex é uma boa coisa? Vai ajudar as portadas a viverem mais 100 anos?
  8.  # 28

    Colocado por: lobitoJa agora, por curiosidade (e interesse proprio), aos entendidos: toda a gente esta de acordo que o Bondex é uma boa coisa? Vai ajudar as portadas a viverem mais 100 anos?

    O Bondex é uma marca da Dirup de velatura para dar cor á madeira e com propriedades de protecção da madeira, tal como existem outras marcas, mas o Bondex é a mais conhecida e é um bom produto.
    Mas não protege a madeira por 100 anos, ajuda nalguns anos, mas não em muita longa duração. importa mais o tipo de madeira.
    Para protecções de longa duração tem de ser tratamentos mais específicos e industriais, mas percebo pouco disso, talvez alguém deste fórum possa esclarecer melhor isto.
  9.  # 29

    Colocado por: lobitoJa agora, por curiosidade (e interesse proprio), aos entendidos: toda a gente esta de acordo que o Bondex é uma boa coisa? Vai ajudar as portadas a viverem mais 100 anos?


    Pelo que me informei, aplicando xilófene+4385+duas demãos do 4390, consegue-se um acabamento para pelo menos 5 anos sem manutenção. A vantagem é que a manutenção é muito mais fácil do que se fosse com esmalte ou verniz, embora o 4390 (Bondex classic acetinado) tenha de ser bem aplicado para ficar com um bom acabamento.
  10.  # 30

    Não estou a falar da manutenção, estou a falar da longevidade da madeira.
  11.  # 31

    Colocado por: lobitoNão estou a falar da manutenção, estou a falar da longevidade da madeira.


    Como assim? O Bondex deixa a madeira respirar e como tal é melhor para a madeira do que outro tipo de produtos. EStou, claro, a referir-me à gama de LAsures e não à dos vernizes da Bondex. Como o Bondex há outras marcas.
  12.  # 32

    Não sei, é a eterna questão dos tratamentos com base aquosa e com base de óleo. Fui ver a ficha técnica e fala em acrílicos. Fico sempre um bocado desconfiada, por isso é que perguntei a ver o que as pessoas dizem.
  13.  # 33

    Colocado por: lobitoNão sei, é a eterna questão dos tratamentos com base aquosa e com base de óleo. Fui ver a ficha técnica e fala em acrílicos. Fico sempre um bocado desconfiada, por isso é que perguntei a ver o que as pessoas dizem.


    No caso das portadas não podia ser de base aquosa por causa da secagem muito rápida e do tempo que demora a aplicação do produto nas portadas. Depois, para exterior, creio que os produtos de base solvente ainda são mais resistentes embora a Dyrup esteja para lançar um novo de base aquosa que diz que aguenta 7 anos sem manutenção.
  14.  # 34

    Pinho PiNHO pinho PINHO
 
0.0156 seg. NEW