Iniciar sessão ou registar-se
    • vld
    • 4 abril 2010 editado

     # 1

    Saudações.

    Sou novo aqui no fórum por isso antes de mais dou os parabéns ao fórum e todos os participantes.

    A minha habitação não tem escadas interiores , pelo que agora quero construir umas.
    Tenho varias que questões que gostaria de expor à consideração afim de decidir qual a melhor opção.
    O espaço onde as quero construir é relativamente curto cerca de 2,30m de comprimento / 60cm de largura com um pé direito de +/- 2,46m.
    Pelas pesquisa que tenho feito a melhor opção seria uma escada tipo Santos Dumont mas como nunca experimentei nenhuma aqui ficam algumas dúvidas:

    1.ª Questão:
    O que acham deste tipo de escada? /É prática e funcional? / É cómoda de se usar?

    2.ª Questão:
    È possível fazer uma escada mais tradicional, mas implica ter o cobertor c/ 26cm e o espelho c/ 25cm. Alem disso o patamar teria que ser divido (foto 3) para ser possível passar na laje sem bater c/ a cabeça. Com estas medidas serão cómodas as escadas? / A longo prazo para crianças e idosos serão um problema? / Já experienciaram alguma escada com estas medidas?

    3.ª Questão:
    Penso ser melhor por um pilar no canto que não será apoiado por nenhuma parede. Estava a pensar num ferro “I”. O ferro “I” é a melhor opção? / Que medida será necessária?

    Se eventualmente conhecerem outro tipo de escadas ou solução por favor exponham.

    Obrigado e cumprimentos
      3.jpg
  1.  # 2

    Colocado por: vldA minha habitação não tem escadas interiores , pelo que agora quero construir umas.
    Depreendo que é para aceder a um sótão. Ou seja, a um local com acesso esporádico.
    Se for para aceder a um piso com acesso de crianças ou idosos, a meu ver é de evitar a escada que têm na imagem.
    Faz-me confusão aquele degrau no patamar... mas isso sou eu que não sou amante de escadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vld
  2.  # 3

    O maior problema do seu desenho é a altura do degrau, não é o leque.
    25cm de altura é muitíssimo se for para uso frequente. O normal é 18cm e quando as escadas tem 19 já se nota a diferença.
    O leque pode ser eliminado, passando a ter mais um patamar e um degrau na parte de baixo da escada (diga se não entender).
    Se poder divida a escada em dois lanços mais uniformes.
    A escada do tipo que indicou, já tive para montar uma desse género em madeira, mas depois o cliente decidido partir paredes e depois não se fez. vou tentar colocar umas fotos do deste tipo de escada.
    Acho que maior problema é se uma pessoa se engana a colocar os pés.
  3.  # 4

    • vld
    • 6 abril 2010

     # 5

    Colocado por: mafgod
    Colocado por: vldA minha habitação não tem escadas interiores , pelo que agora quero construir umas.
    Depreendo que é para aceder a um sótão. Ou seja, a um local com acesso esporádico.
    Se for para aceder a um piso com acesso de crianças ou idosos, a meu ver é de evitar a escada que têm na imagem.
    Faz-me confusão aquele degrau no patamar... mas isso sou eu que não sou amante de escadas.


    Boas.

    As escadas serão usadas muitas vezes pois servirao para ligar o rés do chão (cozinha, sala de jantar....) ao piso (quartos, sala de estar....)
    Pois.... as minhas duvidas são mesmo se daqui a uns anos não serão um problema....
    Infelizmente os espaço não é muito....
    Alguma sugestão por favor exponha.



    Colocado por: tcamponesO maior problema do seu desenho é a altura do degrau, não é o leque.
    25cm de altura é muitíssimo se for para uso frequente. O normal é 18cm e quando as escadas tem 19 já se nota a diferença.
    O leque pode ser eliminado, passando a ter mais um patamar e um degrau na parte de baixo da escada (diga se não entender).
    Se poder divida a escada em dois lanços mais uniformes.


    Agradeço se possivel que explique melhor.



    Colocado por: tcamponesA escada do tipo que indicou, já tive para montar uma desse género em madeira, mas depois o cliente decidido partir paredes e depois não se fez. vou tentar colocar umas fotos do deste tipo de escada.
    Acho que maior problema é se uma pessoa se engana a colocar os pés.


    Era precisamente algo deste género que tinha em mente....
    Chegou a experimenta-las? / Pareceram-lhe cómodas?
    As duvidas do seu cliente e as razões k lhe levaram a optar por outra solução são provalemnete as minhas.... Não é propriamente uma escada convencional....
    A vantagem deste tipo de escada é que permite ter grandes ângulos de inclinação com a medida de espelho e cobertor normal, com o se-nao de se só poder por um pé de cada vez...

    Junto anexo mais desenhos para que possam ter uma melhor percepção.

    Obrigado.
      12.jpg
    • vld
    • 6 abril 2010

     # 6

    Colocado por: vld
    Colocado por: mafgod
    Colocado por: vldA minha habitação não tem escadas interiores , pelo que agora quero construir umas.
    Depreendo que é para aceder a um sótão. Ou seja, a um local com acesso esporádico.
    Se for para aceder a um piso com acesso de crianças ou idosos, a meu ver é de evitar a escada que têm na imagem.
    Faz-me confusão aquele degrau no patamar... mas isso sou eu que não sou amante de escadas.


    Boas.

    As escadas serão usadas muitas vezes pois servirao para ligar o rés do chão (cozinha, sala de jantar....) ao piso (quartos, sala de estar....)
    Pois.... as minhas duvidas são mesmo se daqui a uns anos não serão um problema....
    Infelizmente os espaço não é muito....
    Alguma sugestão por favor exponha.



    Colocado por: tcamponesO maior problema do seu desenho é a altura do degrau, não é o leque.
    25cm de altura é muitíssimo se for para uso frequente. O normal é 18cm e quando as escadas tem 19 já se nota a diferença.
    O leque pode ser eliminado, passando a ter mais um patamar e um degrau na parte de baixo da escada (diga se não entender).
    Se poder divida a escada em dois lanços mais uniformes.


    Agradeço se possivel que explique melhor.



    Colocado por: tcamponesA escada do tipo que indicou, já tive para montar uma desse género em madeira, mas depois o cliente decidido partir paredes e depois não se fez. vou tentar colocar umas fotos do deste tipo de escada.
    Acho que maior problema é se uma pessoa se engana a colocar os pés.


    Era precisamente algo deste género que tinha em mente....
    Chegou a experimenta-las? / Pareceram-lhe cómodas?
    As duvidas do seu cliente e as razões k lhe levaram a optar por outra solução são provalemnete as minhas.... Não é propriamente uma escada convencional....
    A vantagem deste tipo de escada é que permite ter grandes ângulos de inclinação com a medida de espelho e cobertor normal, com o se-nao de se só poder por um pé de cada vez...

    Junto anexo mais desenhos para que possam ter uma melhor percepção.

    Obrigado.
      12.jpg
      2.jpg
    • vld
    • 6 abril 2010

     # 7

    Colocado por: vld
    Colocado por: vld
    Colocado por: mafgod
    Colocado por: vldA minha habitação não tem escadas interiores , pelo que agora quero construir umas.
    Depreendo que é para aceder a um sótão. Ou seja, a um local com acesso esporádico.
    Se for para aceder a um piso com acesso de crianças ou idosos, a meu ver é de evitar a escada que têm na imagem.
    Faz-me confusão aquele degrau no patamar... mas isso sou eu que não sou amante de escadas.


    Boas.

    As escadas serão usadas muitas vezes pois servirao para ligar o rés do chão (cozinha, sala de jantar....) ao piso (quartos, sala de estar....)
    Pois.... as minhas duvidas são mesmo se daqui a uns anos não serão um problema....
    Infelizmente os espaço não é muito....
    Alguma sugestão por favor exponha.



    Colocado por: tcamponesO maior problema do seu desenho é a altura do degrau, não é o leque.
    25cm de altura é muitíssimo se for para uso frequente. O normal é 18cm e quando as escadas tem 19 já se nota a diferença.
    O leque pode ser eliminado, passando a ter mais um patamar e um degrau na parte de baixo da escada (diga se não entender).
    Se poder divida a escada em dois lanços mais uniformes.


    Agradeço se possivel que explique melhor.



    Colocado por: tcamponesA escada do tipo que indicou, já tive para montar uma desse género em madeira, mas depois o cliente decidido partir paredes e depois não se fez. vou tentar colocar umas fotos do deste tipo de escada.
    Acho que maior problema é se uma pessoa se engana a colocar os pés.


    Era precisamente algo deste género que tinha em mente....
    Chegou a experimenta-las? / Pareceram-lhe cómodas?
    As duvidas do seu cliente e as razões k lhe levaram a optar por outra solução são provalemnete as minhas.... Não é propriamente uma escada convencional....
    A vantagem deste tipo de escada é que permite ter grandes ângulos de inclinação com a medida de espelho e cobertor normal, com o se-nao de se só poder por um pé de cada vez...

    Junto anexo mais desenhos para que possam ter uma melhor percepção.

    Obrigado.
      12.jpg
      2.jpg
      13.jpg
    • vld
    • 6 abril 2010

     # 8

    Bem....

    Aqui vão os anexos.
  4.  # 9

    As escadas das fotos são europeias. Tenho pena de ter apagado um foto de uma escada muito melhor. As 2ª é vendida em kit.
    Não utilizei as escadas, a que estive para fazer era em cimento e depois com degraus em madeira.
    Teoricamente o esforço para subir e descer é o mesmo.
    A questão do leque é a seguinte, no desenho tem 2 triângulos e um quadrado e podia ser 2 quadrados e avançar a parte de baixo da escada para a porta (mas depende da medida da porta), é uma questão de fazer as contas.
    Segundo os seus desenhos também pode trocar de posição os lanços das escadas e assim ficam com tamanhos mais aceitáveis (mas tem o problema do vidro)
    Também de estudar o tipo de corrimão para não ocupar espaço para a escada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vld
  5.  # 10

    visite mobirolo.com para informações e imagens.
    Visite tb archiexpo.com escolha stairs e aí pode ver escadas com um design muito bom.
    • vld
    • 14 abril 2010

     # 11

    Boas.

    Agradeço as dicas.

    De momento não tenho muita disponibilidade para concluir as escadas, mas em principio irei optar pelas Santos Dumont.

    Logo que tenha mais algum desenvolvimento postarei.

    Obrigado.
 
0.0155 seg. NEW