Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom tarde caros membros do fórum,

    Adquiri recentemente uma moradia em que gostaria de aplicar Domótica a fim de tornar a casa inteligente, após pesquisas no fórum encontrei várias soluções mas as opiniões dividem se bastante.
    O que pretendo é o controlo de luzes (focos), Tv's, estores e roll up's, portão rua e garagem, alarme e Ac, onde depois quero criar alguns cenários e rotinas.
    A moradia encontra-se finalizado, tendo apenas a instalação elétrica Standart o que inviabiliza a domótica por cabo praticamente porque não vou abrir a casa toda.
    Neste aspecto precissava da vossa ajuda para a melhor solução para o pretendido sem muitos rasgos nas paredes.

    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Percebe alguma coisa de informática/programação? Se sim, tem diversas opções de código aberto onde compra o HW e programa cada componente. Como presumo que não percebe, caso contrário já teria investigado, aconselho que consulte empresas do meio.

    Existem soluções sem fios via wi-fi ou Zigbee.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Helder Barbosa
  3.  # 3

    Existe algum sistema wi-fi capaz de criar cenarios? Exemplo sempre que abrir o portão da rua a x horas (noite) acender as luzes de entrada ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Snuffles
  4.  # 4

    Se quiseres ser tu a fazer eu aconselho.te para as luzes e estores o samsung smarthings como hub e depois os modulos da fibaro que se compram individualmente para cada componente que queres controlar.

    O fixe disto é que podes ir fazendo com tempo porque os modulos sao caros e como tal se fores fazendo nao se nota tanto um grande rombo no orcamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Helder Barbosa, fireblade983
  5.  # 5

    Putefabio, de todas as opiniões revistas no fórum e visto que a instalação de KNX será muito difícil num obra finalizada e minha escolha já iria mesmo para o Samsung Smarthing a minha dúvida está nos módulos das portas e portões e criação de cenários (ex dado anteriormente) se será viável dessa forma .
  6.  # 6

    De referir que os estores são manuais e irei automatizar, tendo pelo menos aí abrir caixas para os comandos
  7.  # 7

    O chato de automatizar é a abertura dos roços na parede.

    Em relacao a portoes nao consigo dizer pq nao tenho, instalei ha uns meses os switchs para controlar as luzes e ate agora tudo fixe, presumo que os estores tambem sejam pacificos os modulos sao todos da mesma marca (fibaro) e deve de ser muito semelhante instalar para as luzes e para os estores.

    Compra o hub e os switchs duplos para as luzes da fibaro que posso te dizer como se mete isso a funcionar.

    Sendo as luzes o mais facil ficas logo com uma nocao de como fazer para as outras coisas
  8.  # 8

  9.  # 9

    Para quem ja tem estores que seja possivel instalad motor (o meu caso) essa solucao é muito cara, um motor para um estore custa por volta dos 60euros.

    De certeza que essa peca nao funciona a pilhas por isso a chatice dos roços mantem.se.
  10.  # 10

    Pode não necessitar de abrir muitos roços...
    Pode utilizar comandos sem fios para funcionar com o motor.
    Para alimentar o motor, é possível, por exemplo, passar os fios desde o sótão (caso tenha, claro)?
  11.  # 11

    Abrir os roços para os estores embora de chato ainda será viável, porque irei pintar a casa por dentro depois, e assim já fico com os estores a funcionar tanto por WiFi com com os botões.

    que motores aconselham para os estores?
    Qual a melhor solução, sonoff para controlo quer estores e luzes ou os módulos da fibaro ?
  12.  # 12

    Motores Para os estores pensoque o melhor é somfy.

    Tb dizem bem de gaviota ( penso que feito em portugal)
  13.  # 13

    Eu optei por fibaro sao mais caros mas pareceram.me mais fiaveis
  14.  # 14

    No que diz respeito ao controlo da automação em si surgiram algumas opções, os fibaro roller shutter 2 (trabalham por RF), sonoff (Trabalham por WiFi, é comviniente flashar, caso percas o sinal tens de reconfigurar), o módulo OneOfre do Bruno Horta (preciso algum conhecimento de programação e tempo), os módulos da shelly (wifi, bastantes pequenos e cabem dentro de qualquer caixa, mas muito difíceis de comprar).

    A minha primeira escolha está para recair para os fibaro, sendo que terá de ser tudo interligado ao hub da samsung smartthings
  15.  # 15

    Colocado por: Helder BarbosaNo que diz respeito ao controlo da automação em si surgiram algumas opções, os fibaro roller shutter 2 (trabalham por RF), sonoff (Trabalham por WiFi, é comviniente flashar, caso percas o sinal tens de reconfigurar), o módulo OneOfre do Bruno Horta (preciso algum conhecimento de programação e tempo), os módulos da shelly (wifi, bastantes pequenos e cabem dentro de qualquer caixa, mas muito difíceis de comprar).

    A minha primeira escolha está para recair para os fibaro, sendo que terá de ser tudo interligado ao hub da samsung smartthings


    Qual a dificuldade de comprar modulos da shelly?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susto
  16.  # 16

    Apenas disponível para compra no site do fabricante e sempre sem stock
  17.  # 17

    Estao sem stock agora que houve uma reducao mt significativa de preço. Qd reduziram o preço encomendei shelly2 e foram mt rapidos nos envio.
  18.  # 18

    Se optares peoo smarthings quando chegares á parte da iluminacao diz que eu ajudo
  19.  # 19

    Colocado por: tcoutoEstao sem stock agora que houve uma reducao mt significativa de preço. Qd reduziram o preço encomendei shelly2 e foram mt rapidos nos envio.


    E qual o feedback que tens deles ?


    Colocado por: putefabioSe optares peoo smarthings quando chegares á parte da iluminacao diz que eu ajudo


    Sim, no que diz respeito ao Hub acho que não há melhor que o smartthings, o mais difícil é comprá-lo na Europa, pelo que tenho pesquisado só em UK e com tomada UK, tenho procurado a nova versão a V3 e também não é fácil de encontrar
  20.  # 20

    Ainda não instalei.
 
0.0222 seg. NEW