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  1.  # 461

    Existem alternativas que é produzir com energia limpa tal como faz a Noruega, mas pelos visto os governos querem fazer a qualquer custo e o mais rápido possível (mediante o lobby e o plano que está em marcha)

    Os dados estão lançados á muito, a campanha do "tudo electrico" fez uma lavagem cerebral á população mundial que o VE vai "limpar o planeta de CO2" e o cancro e as doenças vão desaparecer em algumas décadas...

    O parque automóvel vai ter de mudar forçosamente para electrico, custo o que custar, nem que se tenha de ir buscar níquel ao fundo do mar, como já faz a apple a algum tempo na extração do 8 minério mais toxico do mundo...VE a qualquer custo.

    O problema é estrutural, desde a falta de Produção de energia limpa, até a construção de baterias com essa mesma energia limpa, até ao carregamento com energia limpa.

    Eu pergunto, como é que um parque/estação que tenha uma oferta de carregamentos a 50kwh ou 100kwh consegue fornecer energia limpa a algumas centenas de carros a abastecer diariamente ? Quantos m2 de terrenos vamos ocupar para usar a energia solar ?

    Como devem saber a rede da Mobi.e foi abaixo nos últimos dias, sem aviso, tudo em cima do joelho...
    Mas Vou dar um exemplo que é a falta de organização deste pais
    Li a uns tempos (2017) que o governo aprovou ou vai aprovar a obrigatoriedade de todas as futuras habitações terem tomada para VE, o tal plano GOP do governo.

    Ou seja em 2011 da-se energia de borla ao VE projecto piloto, mas como aos mandantes do LOBBY da ENERGIA não convém que os VE carreguem em casa, então estas decisões tão inconvenientes arrumam-se numa gaveta até passar á pratica.

    Caros, uma decisão destas tem de ser implementada no manual Ited-itur (anacom) que levou a ultima revisão em 2014, nada, mas nada vai ser obrigatório enquanto não estiver no Ited-itur, os projectos continuaram a ser aprovados mesmo sem os Pontos de carregamento de VE, o mesmo se vai passar para carregamentos em passeios ou via publica.

    Algo que ja devia estar feito á muito tempo, vai andar aqui a arrastar-se anos e anos....quem quiser um Ponto de carregamento de VE usa o que diz o Decreto Lei n.º90/2014, e no fim as custas são para o consumidor, pois o consumidor é que paga tudo.
  2.  # 462

    Aqui á dias vi utlizadores a vangloriarem-se que portugal tem reservas de níquel no alentejo e algarve...pesquizei no google a apareceu o site "boasnoticias, so pode ser uma ironia da mesma....

    Extraçao de níquel 1 exemplo global

    https://www.theguardian.com/sustainable-business/2017/aug/24/nickel-mining-hidden-environmental-cost-electric-cars-batteries

    https://www.theguardian.com/cities/2016/sep/15/norilsk-red-river-russias-most-polluted-city-clean

    fonte: níquel aparece nas faixas de Ferreira do Alentejo/Mombeja/Beja, S. Cristóvão/Beja/Serpa e Alter do Chão/Elvas.

    PS: pobres gente dessas vilas e aldeias se decidirem a extração do mesmo.

    PPS: Graças a Deus que não existe níquel no Meco, se houver até compro o terreno para não o extraírem...fonix.
  3.  # 463

    Continuando com o off-topic, pelo que depreendo das tuas intervenções:
    - o petróleo, a sua extração, refinação e transporte é mais limpo e ético que a extração de litio, niquel...
    - conduzir CIs é mais limpo que VEs
    - a manutenção de um CI (correias, óleos, filtros,....) é mais ecológico, barato e limpo que a reciclagem de uma bateria de um VE
    - a possibilidade e a eventual obrigatoriedade de em novas casa, estar planeado um ponto de carga é errado
    - a energia elétrica, em Portugal, é maioritariamente proveniente de fontes não renováveis?

    É isto?

    Ainda não percebi a tua azia perante os VEs.
    Também estás contra os CIs a GPL?
    Ninguém te obriga a comprar um VE hoje...

    Como disse algures neste tópico, tudo o que fazemos e consumimos tem consequências no meio ambiente.
    O melhor para o meio ambiente era voltarmos a morar em cavernas, vestir peles de animais, cultivarmos os alimentos sem quimicos, caçar, andar a pé.
    Felizmente, estamos noutra era onde podemos ter algum conforto.
    E este conforto paga-se obviamente, logo no meio ambiente.
    Cabe a cada um de nós, conscientemente, contribuir para a redução ou não da nossa pegada ecológica (e é se estiver para isso).

    Se há uns anos o diesel e a gasolina era a melhor opção, entretanto surgiu o GPL e os hibridos, agora estamos na era dos VEs (PHEV ou BVE) e hibridos plug-in.
    No futuro os VEs serão substituídos por outro tipo de enrgia.
    Água, ar comprimido, nuclear...
    Também há uns 50 anos, dava~se sopas de cavalo cansado de manhã ás crianças e fumar fazia bem e recomendava-se... e agora, mesmo apesar das evidências, há quem teime em fumar.

    Não te stresses, que quem anda de VE tenta não se stressar, mesmo com a ineficácia e o amadorismo da Mobi.e.
  4.  # 464

    Colocado por: AlarmesdoMecoExistem alternativas que é produzir com energia limpa tal como faz a Noruega, mas pelos visto os governos querem fazer a qualquer custo e o mais rápido possível (mediante o lobby e o plano que está em marcha)
    Energia solar e eólica?
    Cá também fazemos isso :-)

    Já agora, conheces?
    https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/origem-energia/
    Em 2017, a energia de fontes renováveis foi de 68,4%
    É pouco? É.... mas cada ano que passa tem vindo a aumentar.

    E também podes de algum modo obrigar a produzirem mais energia de fontes renováveis, optando por tarifários de eletricidade de fontes renováveis, como este da EDP:
    https://www.edp.pt/particulares/energia/eletricidade-verde/

    Os outros fornecedores de energia também tem tarifários semelhantes.
    É procurar.
  5.  # 465

    Colocado por: AlarmesdoMecoExistem alternativas que é produzir com energia limpa tal como faz a Noruega


    Qual?


    Colocado por: AlarmesdoMecoOs dados estão lançados á muito, a campanha do "tudo electrico" fez uma lavagem cerebral á população mundial que o VE vai "limpar o planeta de CO2" e o cancro e as doenças vão desaparecer em algumas décadas...


    A energia que dizes que a Noruega produz certamente que é eléctrica.



    Colocado por: JoelMSolar, eolica, geotérmica, hidráulica, etc etc etc mas a solução mesmo é andar de bicicleta, contudo imagino que também não lhe agrade!
    Já agora, qual será a solução para quando faltar o petróleo?? é que não dura para sempre...


    Este quote está com o meu nome, mas não fui eu que escrevi. Edita o teu post pf.
  6.  # 466

    Colocado por: AlarmesdoMecoExistem alternativas que é produzir com energia limpa tal como faz a Noruega, mas pelos visto os governos querem fazer a qualquer custo e o mais rápido possível (mediante o lobby e o plano que está em marcha)
    https://www.electricitymap.org/?page=country&solar=false&remote=true&wind=false&countryCode=NO-NO3
    Hidrica?
  7.  # 467

    E porque VEs não são só carros:
    Motos elétricas vindas de Espanha garantem 300 km de autonomia
    https://www.motor24.pt/sites/motos-eletricas-vindas-espanha-garantem-300-km-autonomia/?utm_source=Push&utm_medium=Web
  8.  # 468

    Colocado por: mafgodE também podes de algum modo obrigar a produzirem mais energia de fontes renováveis, optando por tarifários de eletricidade de fontes renováveis, como este da EDP:
    https://www.edp.pt/particulares/energia/eletricidade-verde/


    Lol.
  9.  # 469

    Sobre energia Limpa na noruega, vejam o grafico do Current vs target

    https://www.greenmatch.co.uk/blog/2017/07/top-eu-countries-in-clean-energy
  10.  # 470

    Colocado por: mafgodContinuando com o off-topic, pelo que depreendo das tuas intervençõe:

    - o petróleo, a sua extração, refinação e transporte é mais limpo e ético que a extração de litio, niquel...


    achas ? o simples transporte de níquel e o po na atmosfera é nocivo, ve o artigo do guardian

    Colocado por: mafgod

    - conduzir CIs é mais limpo que VEs
    - a manutenção de um CI (correias, óleos, filtros,....) é mais ecológico, barato e limpo que a reciclagem de uma bateria de um VE



    A publicação cientifca no artigo well-to-whell dá numero acerca do "longo tube de escape do VE, se o tivesses lido percebias

    Colocado por: mafgod

    - a possibilidade e a eventual obrigatoriedade de em novas casa, estar planeado um ponto de carga é errado



    compreendeste mal, a parte do Ited-itur é a minha area profissional, na Holanda se comprares um VE na cidade colocam-te um posto á porta de casa.
    Em portugal "obriga" ao desenrascando e a ir ao bolso do consumidor.
    Não disse que era mau, mas são situações politicas recorrentes que são aprovadas na AR e até passarem ao pratico demoram anos e anos.

    Enquanto a tomada para VE não estiver no iter-itur não vai ser obrigatório em futuras construções, simples, são conversas para enganar o povo, marketing


    Colocado por: mafgod
    - a energia elétrica, em Portugal, é maioritariamente proveniente de fontes não renováveis?



    Não, não é...se a rede de VE está saturada e não se consegue dar resposta a demanda, imagino o que será no futuro, vai ser tudo feito sem planeamento, tudo em cima do joelho, que se lixe o impacto ambiental, vai ser os municípios a aprovar tudo o quanto seja postos públicos..

    Sabes quem vai pagar isso tudo...o consumidor

    Repara eu nem tenho VE, mas tenho de pagar que o meu municipio esbanje dinheiro publico (dos meus impostos) para colocar um posto de VE que custa mais de 20.000€

    E para isso o governo aumenta os impostos da pegada ecologica de CO2 para os mesmo valores de um pais como o reino unido que tem 60 milhoes de habitantes ?
    Portugal com 10 milhoes polui tanto como o reino unido ?
  11.  # 471

    Esta conferencia foi no dia 7 & 8 de setembro 2018 no Porto

    https://www.portoconference2018.org

    https://www.portoconference2018.org/final-conclusions.html

    Aos interessados que estes cientistas vieram ca fazer, leiam, pesquisem..
  12.  # 472

    Colocado por: AlarmesdoMecodemanda


    Por favor não usem estes termos brasileiros.
  13.  # 473

    Colocado por: JoelM

    Isto é completamente ridículo! Se num prédio 10 pessoas tiverem VE (como no meu) vao ter de meter postos até ao fim da rua e rezar para o pessoal dos prédios vizinhos nao comprar VE...

    rel="nofollow">https://dicionario.priberam.org/demanda
    [consultado em 02-10-2018].


    O ridículo é o nosso governo aumentar os impostos (taxa do carbono) pela pretensa pegada ecologica que vendeu aos cidadãos.

    The coolest thing I think I discovered — mentioned by Karel Beckman of EnergyPost.eu (who hooked me up with Hans and other cleantech experts for my tour) as well as the VW Golf GTE driver who I met — was that people can request from the government EV charging stations on streets where they live, work, etc., and the government will install them for free in a relatively short time.


    A tempos partilhei o que se fazia na Holanda, fica aqui o link de novo (com videos)
    https://cleantechnica.com/2015/07/08/amsterdam-ev-charging-how-it-works-original-videos/

    Outra situação, ja fui algumas vezes á holanda, e das vezes que aluguei carro não tive o minimo problema de congestionamento, ou em estacionar dentro da cidade.

    Rules for parking and vehicle charging
    If parked at a spot designated for electric vehicles, your car or motorcycle must be connected to the charging point. There is no time limit on charging at the charging point. However, you must have a personal charging pass in order to connect. You can request these from Nuon-Heijmans. If the charging point is in an area where paid parking is in force, then you must also have a valid parking permit or pay for on-street parking.


    outra fonte: https://www.amsterdam.nl/en/parking/electric-charging/
    • eu
    • 2 outubro 2018

     # 474

    Colocado por: mafgodEm 2017, a energia de fontes renováveis foi de 68,4%
    É pouco? É....

    Eu não acho que seja pouco... aliás, estamos no top mundial no que respeita à produção de energia elétrica renovável.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • eu
    • 2 outubro 2018

     # 475

    Colocado por: JoelMOs carros não são bem vindos ao centro da cidade!

    É o que acontece em qualquer cidade civilizada do primeiro mundo.

    Mas têm alternativa: transportes públicos de qualidade e que chegam a todo o lado.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • mafgod
    • 2 outubro 2018 editado

     # 476

  14.  # 477

    Chamar-lhe leaf ou renault 1ualquer coisa é basicamente o mesmo :)
  15.  # 478

    No mundo dos VEs, olhe que não...
  16.  # 479

    Colocado por: eu
    É o que acontece em qualquer cidade civilizada do primeiro mundo.

    Mas têm alternativa: transportes públicos de qualidade e que chegam a todo o lado.
    Concordam com este comentário:mafgod


    E o que é esta a ser feito ca em portugal para afastar os carros do centro da cidade ? Nada. Taxa de carbono para cima e vamos mudar o parque automovel para VE.

    Engarrafamentos...é o habitual.

    Uma questão pertinente.
    Porque é que as bicicletas nao teem imposto zero (iva) se sao ecologicas)???
  17.  # 480

    Colocado por: JoelMPor acaso a palavra é portuguesa PT.

    de·man·da
    (derivação regressiva de demandar)
    substantivo feminino

    1. Acto ou efeito de demandar.

    2. Acção de procurar. = BUSCA, PROCURA

    "demanda", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,https://dicionario.priberam.org/demanda[consultado em 02-10-2018].


    Não é a questão da palavra.

    Alguma vez ouviste falar da lei da oferta e da demanda? Diz-se procura em português de Portugal.
 
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