Olá a todos! Antes de mais parabéns aos membros e mentores deste projecto pois é uma ajuda útil para quem está com dúvidas nestas matérias que aqui se tratam. O meu caso é o seguinte: Possuo uma pequena moradia para reconstruir com cerca de 100 anos, com 3 pisos (cave, rés-do-chão e 1º andar). Neste momento pretendo recuperar e efectuar uma ampliação, mas deparo-me com algumas dúvidas em relação ao prédio existente. As paredes do prédio antigo são todas elas construídas em betão ciclópico (em bom estado, sem fissuras), na cave existe uma viga de 50cm x 30cm em bom estado, outra a meio de 30cm x 20 cm em bom estado e na outra extremidade uma outra viga de 30 cm x 20 cm. Esta última está em muito mau estado e tem ferro a aparecer e degradado. Estas 3 vigas são atravessadas a meio por uma pequena viga perpendicular com 20cm x 10 cm em bom estado. O que gostaria de saber é se recuperar a viga danificada resolve ou convém fazer uma viga nova??? Como o 1º andar está em mau estado e o pé direito é baixo, pretendo reforçar os andares inferiores (cave e rés do chão) com pilares de modo a dar mais consistência ao 1º andar e permitir colocar mais uma laje do topo do 1º andar e ficar como terraço. Como podem ver na foto em anexo, não pretendo manter o 1º andar tal como está mas aumentar o pé direito e aplicar uma ultima laje nova e ficar como terraço.
Que me dizem a esta situação e qual a vossa opinião. A demolição total julgo estar fora de questão pois o estado geral é satisfatório. Obrigado desde já por quaisquer esclarecimentos.
acho que mesmo que tenha 100 anos, está bastante adulterada e não me parece que tenha muito interesse arquitectónico. assim á partida parece-me que este é um caso em que a demolição seria melhor e fazer uma coisa de raiz de forma a aproveitar melhor o exiguo espaço que parece ter.
Essa é a parte das traseiras. Aí sim está adulterada esse acrescento feito há pouco tempo sim é para demolir. O que está implantado tem 5.7m por 4.5m e o que pretendo acrescentar ficará no total com 11m por 4.5m distribuido em 3 andares. A parte da frente mantém a estrutura original muito apreciada por quem passa na zona. A demolição no local onde se encontra é de dificil execução mas a questão maior é mesmo o estado razoavel do existente.
compreendo, realmente esta parte de tras não me parece muito bem. Acho que devia contactar um gabinete de projectos para lhe dar um parecer, de preferência um gabinete que tivesse quer um arquitecto e um engenheiro que se disponibilizassem a ir ao local. Mesmo parecendo estar a ser corporatisvista recomendo que adjudique um bom projecto pois serão euros que vai "buscar" depois na execução.
atenção a estas recuperações, na maioria da parte as pessoas deitam estas casas abaixo"" e dizem que foram recuperadas, não faça o mesmo. pode mexer em lajes, vigas, pé direitos não vejo problema, contrate é alguem que saiba o que faz. cumprimentos
Exacto, a ideia é mesmo fazer uma boa recuperação...reforçar e ampliar o que for possível. O meu maior receio era mesmo o mau estado de uma viga que lá se encontra mas julgo que actualmente é algo facilmente ultrapassavel...
Outra viga...esta em muito mau estado como se pode ver. No entanto é uma viga com 50 cm de altura, logo acho que ainda há aqui consistência. A recuperação da mesma acho que seria suficiente. Na laje o que existe não são fissuras mas sim teias de aranha pois é uma cave que não é usada há décadas.
Todas as fotos que coloquei anteriormente dizem respeito à cave pois o rés do chão a nível interior está muito melhor, e tem laje e vigas mais recentes (10 anos). No rés do chão pretendo fazer parede dupla em alvenaria uma vez que a parede existente é em betão ciclópico de 13 cm. Ou seja, fica a parede de betão ciclópico por fora e por dentro coloco wallmate e depois uma parede em alvenaria de 10 cm ou 15. Após reforçar a cave, irei prolongar os novos pilares da cave para o rés do chão. No 1º andar pretendo demolir tudo o que existe, levantar paredes duplas e terminar com uma nova laje. O 1º andar seria tudo novo. Como pretendo fazer esta última laje, cabe-me a preocupação de reforçar muito bem desde a cave, pois é aí que tudo começa. Obrigado pelos comentários.
mas então é uma casa centenária já bastante adulterada, pelo menos a nivel estrutural. aparentemente mantenho a opinião que devia considerar apenas manter a fachada e vá lá alguma parte do volume mas renová-lo todo a nivel estrutural.
a ideia é essa marco1, manter a cave e rés do chão...reparar e reforçar e ampliar em altura e em comprimento. A fachada é para renovar como as imagens em anexo que desenhei. Esta primeira foto é a fachada principal.
Vista lateral e traseiras. A demolição total do existente seria o ideal mas dada a localização é uma operação extremamente complicada e como disse, há muito que se pode aproveitar no existente até porque não existem paredes interiores...dá para dividir a gosto
é isso já foi deveras adulterado e mal, esse betão foi mal feito, convinha uma remodelação estrutural, mas também se pode aproveita. em exterior só mudança de caixilharias e outro pequeno pormenor.
esses desenhos é completamente o que não deve fazer, já destruiu"" tudo a essa altura, não faça isso, se quiser ampliar faça-o atrás e com muito cuidado. contrate um arquitecto com sensibilidade em património.
Eu não pedi opiniões para avaliar o nível de adulteração até porque eu nada tenho a ver com tal situação de adulteração e apenas estou a tentar recuperar o que existe.
As fotos que enviei do interior da cave, essa construção é a original...logo pode dizer que está mal ou bem feita mas adulterada não foi...
O que foi adulterado e mal foi as traseiras da casa...aí concordo plenamente.