Colocado por: José BarnabéSe gosta de ler sugiro:https://www.bertrand.pt/livro/os-olhos-da-pele-juhani-pallasmaa/10966696
Colocado por: JP PassosApenas reuni com um gabinete e já recebi orçamento. Por acaso falei no mapa de quantidades e no caderno de encargos.
Relativamente ao caderno de encargos disseram-me que fazem mas que não faz sentido planear tudo tudo tudo porque há coisas (tipo louças) que não faz sentido definir porque as coisas mudam, e falaram que o que habitualmente fazem é definir valores limites (tipo louças até 20€ m2).
Relativamente ao mapa de quantidades, dizem que não fazem, que não faz sentido pk é algo que moroso (deram-me a entender que aumentava muito o custo do orçamento que me iam dar).
O orçamento foi 6000 (projeto)/ 1000 (fiscalização)/ 250 (certificado energético).
Não faço ideia se está dentro do mercado ou não!
Colocado por: JP PassosRelativamente ao caderno de encargos disseram-me que fazem mas que não faz sentido planear tudo tudo tudo porque há coisas (tipo louças) que não faz sentido definir porque as coisas mudam, e falaram que o que habitualmente fazem é definir valores limites (tipo louças até 20€ m2).
Colocado por: JP PassosRelativamente ao mapa de quantidades, dizem que não fazem, que não faz sentido pk é algo que moroso
Colocado por: Picareta
Escolha outro, que esse não serve.
Colocado por: JP PassosOu seja é essencial mapa de quantidade! Já estou a ver!
Colocado por: JP PassosMas então na fase de planeamento já tem de ficar definido todos os materiais a colocar na casa (louças, pavimentos....) ??
Colocado por: Picareta
Não tem, mas é melhor do que colocar plafons.
Ao fim de 3 meses de obra entra o canalizador, e você tem que ter as louças sanitárias e torneiras escolhidos. Porque é que não as escolhe logo e fica com esse trabalho feito?
Colocado por: JP Passos
Estou a perceber a ideia!
Pois vou consultar mais alguns gabinetes de arquitetura! Também quero saber quanto custa com o mapa de quantidades incluido!
Mas já percebi a importância!
Colocado por: enf.magalhaesA sério...
Eu defini tudo , cada sanita , cada cerâmica, eu sabia tudo o que ia aplicar , sabia os valores que o fornecedor me fazia a mim DO , e isso foi bom para analisar as propostas dos empreiteiros porque tinha um valor de referência.
Nas propostas dos empreiteiros o preço era tão similar ( modo ironico) que me saiu mais em conta comprar tudo ao fornecedor e só pagar ao empreiteiro o assentamento das coisas .
Além disso como já disseram : vou perguntar se quer torneira a sair do móvel ou da parede , se a sanita é suspensa , que lavatórios são e onde os quer , etc
Colocado por: JP PassosO mapa de quantidades só é feito depois do DO efetuar todas as escolhas? Ou seja, já tenho de ter definido todas as divisões a colocar na moradia.
Colocado por: JP PassosO mapa de quantidades só é feito depois do DO efetuar todas as escolhas? Ou seja, já tenho de ter definido todas as divisões a colocar na moradia.