Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Eu gosto de pensar que quem trabalha mais e melhor deve merecer ganhar mais.
    Infelizmente estamos no país errado.
    Concordam com este comentário: NTORION, José Barnabé
  2.  # 202

    Ou, infelizmente, no mundo errado...
  3.  # 203

    Colocado por: SirruperE os outros?
    eu não vou abaixo de aquilo que acho justo, baseado no que prevejo ser o volume de trabalho que determinado projecto vai dar. Explico ao DO que por menos não posso garantir um trabalho de qualidade.

    posso dizer que perco bastante trabalho. mas em contrapartida não trabalho para aquecer
  4.  # 204

    Fossem todos assim...
  5.  # 205

    Colocado por: antonylemoseu não vou abaixo de aquilo que acho justo, baseado no que prevejo ser o volume de trabalho que determinado projecto vai dar. Explico ao DO que por menos não posso garantir um trabalho de qualidade.

    posso dizer que perco bastante trabalho. mas em contrapartida não trabalho para aquecer

    Acho que é a postura correcta.
    Alguem dizia aqui no forum. Se queres trabalhar com o melhor, vais ter de esperar por ele. Nao o contrário.
  6.  # 206

    acho que é uma questão de dignidade, eu se quero trabalhar de borla pego numa enxada e vou pra horta.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 207

    houve alguem que publicou que calcula que por projecto gasta 1000 horas de trabalho... houve outra pessoa que achou 12000 muito dinheiro para os projectos.. (arquitectura, especialidades e execução)... atenção que as especialidades não são feitas pelo arqº

    só para teremuma referência de comparação, na páscoa para matar anhos cá na freguesia,o matador cobro 10€ por cabeça. demora entre 20 e 30 min cada.... 1000 horas davam 20mil€...

    pá... sei que uma coisa n tem a ver com a outra, mas é muito mais fácil matar anhos...
    • MVA
    • 29 janeiro 2019

     # 208

    Uma pessoa aleatória, que leia todas as 13 páginas deste tópico, vai ficar com uma péssima ideia dos arquitectos, frutos dos posts colocados pelos próprios arquitectos neste tópico.

    Srs arquitectos, antes de postarem algo, leiam e releiam o que escrevem. Quem vos lê, fica com uma péssima imagem de vós.
    Vocês andam a tentar justificar coisas com argumentos que não lembram ao diabo. E parem de se tentar comparar com profissionais de outras áreas utilizando analogias completamente desfasadas da realidade.
    Concordam com este comentário: Sirruper, nbastos, Diogo999, jamesponde
  8.  # 209

    Penso que ficou algo no ar, que foi a questão de como um arquitecto com base no projecto evita custos inesperados. Até me parece clara a resposta, e, mais uma vez, respondida na enorme entrevista a Souto Moura que eu pus mas ninguém leu: o arquitecto evita supérfluos e redundâncias nas casas, logo, optimiza a funcionalidade do espaço, logo, optimiza os gastos. E, embora já os arquitectos tenham dito, não neste tópico, mas no fórum, que hoje é mais difícil prever os custos duma obra, como pelos vistos acontece com os empreiteiros igual, (o material que sobe dum dia para o outro, os serviços idem), é claro ainda assim, para mim, que conseguem controlar melhor estes custos do que o dono de obra, desconhecedor destas andanças e que, sem saber fazer as previsões ou provisões, é depois obrigado a começar a cortar nos revestimentos..O equilibrio da construção está no todo do gasto, de ponta a ponta, o arquitecto controla e gere tal. Dentro da actual realidade do mercado, como já se disse.
    Agora, claro, existem projectos com derrapagens, mas, a meu ver, terão a ver mais com ideias megalómanas de, e repetindo, áreas enormes vs. mais contidas, e querer soluções caras que enchem o olho mas que, depois, resultam pobres por falta do investimento necessário para as fazer resultar. É isso.
  9.  # 210

    Colocado por: MVAUma pessoa aleatória, que leia todas as 13 páginas deste tópico, vai ficar com uma péssima ideia dos arquitectos, frutos dos posts colocados pelos próprios arquitectos neste tópico.

    Srs arquitectos, antes de postarem algo, leiam e releiam o que escrevem. Quem vos lê, fica com uma péssima imagem de vós.
    Vocês andam a tentar justificar coisas com argumentos que não lembram ao diabo. E parem de se tentar comparar com profissionais de outras áreas utilizando analogias completamente desfasadas da realidade.
    Concordam com este comentário:Sirruper

    Porque diz isto, os arquitectos não são pessoas como as outras, com defeitos e virtudes, e individualmente diferentes uns dos outros ?
  10.  # 211

    Colocado por: JoelM

    Há por aqui gente que pensa que os arquitectos que por aqui andam têm de sujeitar a toda e qualquer circunstância porque afinal "eles" precisam do trabalho logo têm de se sujeitar! E nós tempo livres ainda tem de ajudar quem pede ajuda aqui no fórum!
    joel, com esse tipo de comentario acaba por dar alguma razao ao que disse o MVA...
    Concordam com este comentário: Diogo999
  11.  # 212

    Colocado por: JoelM

    Há por aqui gente que pensa que os arquitectos que por aqui andam têm de sujeitar a toda e qualquer circunstância porque afinal "eles" precisam do trabalho logo têm de se sujeitar! E nós tempo livres ainda tem de ajudar quem pede ajuda aqui no fórum!


    Tal como há arquitectos que pensam que podem pedir o que quiser pelos projectos e o dono de obra tem mais é que pagar....
    A vossa arte não é superior nem inferior a qualquer outra! Por isso é que cada um fixa o preço que quer e o dono de obra só aceita se quiser e poder. Eu como D.O. tenho prioridades o arquitecto pode ou não ser uma delas. Sou eu que pago, sou eu que escolho. Não percebo tanto alarido.
    Concordam com este comentário: Diogo999, desofiapedro, Jota5
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo999
  12.  # 213

    O alarido é que você não quer (ou quer?!) saber da arquitetura e quem sai a perder não é só você e o arquiteto. Mas estamos na internet. Não serve de nada discutir estes assuntos.
    Concordam com este comentário: CMartin
  13.  # 214

    Vou partilhar (de novo que já o fiz antes por aqui) convosco um outro fórum, o de arquitectura, numa conversa sobre o forum da casa que em 2007 constatava aquilo que se constata ainda hoje no dono de obra do forum da casa. No fundo, continuam a não perceber a utilidade de um arquitecto, embora lidem com eles todos os dias aqui.


    http://www.arquitectura.pt/forum/forums/topic/5250-fórum-da-casa/
    A mensagem do que é a arquitectura e do que é o arquitecto não se fez passar em 11 anos de discussões, embora ou apesar das várias contribuições prácticas que esses arquitectos têm dado aqui às questões colocadas pelos donos de obra do forum da casa. Nem assim conseguiram ganhar qualquer consideração por eles e pela sua disciplina ? Desculpem, mas talvez o erro não esteja bem do lado deles. O dono de obra deveria estar mais atento ao que e aos que o rodeiam, e das partilhas aqui no forum da casa. Se não, nunca se aprende nada nunca, nem se tira o devido proveito do que nos é transmitido, pessoas.
  14.  # 215

    E por fim, um provérbio.
    "Cego, Surdo e Mudo :
    Que descreve a mais absoluta ignorância sobre um determinado assunto.
    O contrário desta expressão é: ser todo ouvidos que significa escutar com muita atenção e interesse."
  15.  # 216

    Colocado por: nbastosjoel, com esse tipo de comentario acaba por dar alguma razao ao que disse o MVA...

    E nbastos, desculpe lá a si também, mas também não vejo porquê. A verdade é que, embora aparentemente não se sabe o que faz o arquitecto nem o que é a arquitectura, para se pedir ajudas (no forum) ou particularmente aos arquitectos daqui, aí, ja todos sabem para que servem estes arquitectos afinal. Tenham paciência.
  16.  # 217

    Colocado por: CMartinpara se pedir ajudas (no forum) ou particularmente aos arquitectos daqui, aí, ja todos sabem para que servem estes arquitectos afinal. Tenham paciência.


    Tem bom remédio :)
    Concordam com este comentário: Diogo999
  17.  # 218

    Colocado por: JoelMpara não ter de estar a explicar aos clientes a mesma coisa umas quantas vezes porque vinham sempre com a história "ah mas o meu vizinho diz que dá assim..." ou o "mas eu li na internet que era melhor assado...".

    Aqui está a expressão da arrogância de quem acha que tem que fazer como quer, sem dar explicações e que o cliente apenas tem de assinar o cheque.

    Meus caros, todos nós, sejamos arquitetos, engenheiros ou canalizadores, temos de meter na cabeça de uma vez por todas que o respeito pelo cliente tem de estar acima de tudo e se ele quer que lhe expliquemos as nossas opções e levemos em conta as dele, apenas temos que o fazer e ponto final, porque no fim quem paga este circo todo é o dinheiro dele.
    Concordam com este comentário: crapa, Diogo999, desofiapedro, Jota5
  18.  # 219

    Colocado por: crapaTem bom remédio :)

    Não sou arquitecta. Apenas acho que saber ouvir, e pormo-nos, muitas vezes, no lugar dos outros, para além de ser uma qualidade profissional, é uma qualidade humana, que nos facilita bastante a compreensão do outro.
  19.  # 220

    Colocado por: J.FernandesMeus caros, todos nós, sejamos arquitetos, engenheiros ou canalizadores, temos de meter na cabeça de uma vez por todas que o respeito pelo cliente tem de estar acima de tudo e se ele quer que lhe expliquemos as nossas opções e levemos em conta as dele, apenas temos que o fazer e ponto final, porque no fim quem paga este circo todo é o dinheiro dele.

    J.Fernandes, é uma grande verdade, e todos o sabemos. Faço é uma pergunta, se a si, como engenheiro, o cliente pede para lhe fazer de forma a que seja prejudicial para o trabalho (projecto) do J.Fernandes e, por conseguinte, do do cliente, o que opta o J.Fernandes por fazer ? Como lida com isso, considerando que está a ser pago por esse mesmo cliente ? Em parte pode ser relativo, mas se nos pesar na consciência o pagamento torna legítimo o trabalho feito de forma contrária ao ideal ou ao que é suposto, no respeito que se tem pelo cliente ? O pagamento fala mais alto ?
 
0.0255 seg. NEW