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  1.  # 1

    Boa noite a todos, já há alguns meses que sigo este excelente fórum mas só agora irei participar pela primeira vez no mesmo.

    Eu moro num apartamento rés-do-chão que na prática é uma cave, ou seja, metade da altura das paredes da casa são abaixo do nível da rua, o apartamento é muito antigo e não tem isolamento térmico nenhum no chão nem nas paredes, e como devem imaginar a temperatura no interior da casa durante o outono/inverno é muito fria, sendo a casa uma cave e não tendo isolamento térmico nenhum no chão nem nas paredes todos os anos aparecem condensações nas paredes interiores viradas para o exterior nos meses de outono/inverno, chegando ao ponto de escorrer água por essas paredes abaixo.

    Eu estou a remodelar a casa toda mas aos bocadinhos, ainda por cima é a casa onde eu e a minha família residimos o que torna as coisas mais complicadas, morar e fazer obras ao mesmo tempo na mesma, mas tem de ser, entre várias coisas ainda falta colocar o isolamento térmico na casa, o isolamento térmico tem que ser feito pelo interior porque não posso coloca-lo pelo exterior porque é um prédio.

    Actualmente o chão de toda a casa é em tijoleira, mas eu pretendo colocar placas de XPS 3cm no chão da casa para ter algum isolamento térmico, e pretendia também colocar placas compostas de Pladur+XPS 3cm nas tais paredes interiores viradas para o exterior de forma a tentar aquece-las para não se criarem condensações nas mesmas.

    Antes de meter definitivamente o isolamento térmico, eu fiz 2 testes com alguns materiais para ver como se comportavam esses materiais nas condições actuais da casa (temperatura ambiente muito baixa, paredes que dão para o exterior geladas, chão completamente gelado), os testes que fiz foram os seguintes:

    Para testar o chão, coloquei num dos cantos mais frios da casa que tem duas paredes viradas para o exterior, coloquei então uma manta plástica impermeável e anti-vapor no chão por cima da tijoleira, por cima dessa manta plástica coloquei um bocado de cortiça de 2mm, e por cima da cortiça coloquei uma tábua de pavimento laminado flutuante, o resultado foi que passado poucos dias a parte de cima do pavimento flutuante, como da cortiça como da manta plástica apareceram molhadas por cima, ou seja, condensou por cima dos 3 materiais.

    O segundo teste que fiz foi o seguinte, coloquei a mesma manta plástica impermeável e anti-vapor no chão, encostei 3 placas de EPS de 3cm á parede nas mesmas duas paredes onde fiz o teste ao chão, ou seja, as 3 placas de EPS foram encostadas ao chão e ás duas paredes, coloquei também mais duas placas de EPS "deitadas" no chão encostadas ao EPS das paredes, e por cima das placas de EPS que coloquei no chão meti duas ou três tábuas de pavimento laminado flutuante, e o resultado foi que até agora ainda não condensou em nenhum dos materiais, nem por cima dos materiais nem por baixo, e a parte das paredes onde está encostado o EPS 3cm está seca (está fria mas seca), mas logo acima das placas as paredes já apresentam condensação porque aí já não encostei nenhuma placa de EPS.

    Mas agora aqui é que tenho algumas dúvidas, como eu não percebo muito de obras pedia então a vossa colaboração afim de me esclarecerem melhor nas seguintes dúvidas:

    1 - Para isolar térmicamente o chão e evitar humidades e condensações no pavimento, posso apenas colocar a manta plástica impermeável como a que usei no teste descrito acima, por cima desta colocar placas de XPS 3cm e por cima do XPS colocar directamente o pavimento flutuante? ...ou terei que obrigatoriamente colocar uma betonilha por cima do XPS? ...e se tiver que obrigatoriamente colocar betonilha, poderá ser apenas 1cm/2cm ou tem que ser mais?

    2 - Em relação a isolar as paredes com placas compostas de Pladur+XPS 3cm, como é que deverá ser feita a instalação, terá que ser obrigatoriamente com uma estrutura de calhas/perfis metálicos ou poderão as placas serem aparafusadas directamente á parede? ...se obrigatoriamente tiver que ser com calhas/perfis metálicos, qual a distância a que a estrutura metálica terá que ter em relação á parede?
  2.  # 2

    A manta plástica para fazer o papel de barreira-pára-vapor tem de ficar do lado "quente" do isolamento - ou seja do lado de dentro. Mas mesmo fazendo isso tudo direitinho vai faltar-lhe uma coisa tão ou mais importante: ventilação. Pode fazê-lo de forma barata e passiva com grelhas em paredes opostas, pode usar um ventilador mecânico simples (uma VMC básica) ou pode criar um sistema com recuperação de calor (VMC de fluxos cruzados), bem mais caro mas não vai estar a fazer entrar ar frio na casa.
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  3.  # 3

    nunogouveia, muito obrigado por ter respondido.

    Mas ainda assim continuo com as dúvidas colocadas no ponto 1 e no ponto 2, ou seja...

    1 - Para isolar térmicamente o chão e evitar humidades e condensações no pavimento, posso apenas colocar a manta plástica impermeável como a que usei no teste descrito acima, por cima desta colocar placas de XPS 3cm e por cima do XPS colocar directamente o pavimento flutuante? ...ou terei que obrigatoriamente colocar uma betonilha por cima do XPS? ...e se tiver que obrigatoriamente colocar betonilha, poderá ser apenas 1cm/2cm ou tem que ser mais?
    Percebi pelo seu comentário que a manta para fazer efeito terá que ser também colocada por cima do XPS...

    2 - Em relação a isolar as paredes com placas compostas de Pladur+XPS 3cm, como é que deverá ser feita a instalação, terá que ser obrigatoriamente com uma estrutura de calhas/perfis metálicos ou poderão as placas serem aparafusadas directamente á parede? ...se obrigatoriamente tiver que ser com calhas/perfis metálicos, qual a distância a que a estrutura metálica terá que ter em relação á parede?


    E em relação ao pormenor que referiu acerca da ventilação, está a referir-se á ventilação geral da casa ou a ventilar apenas as paredes onde irá levar as placas compostas? ...a ventilação que menciona tem que ver com caixa de ar, ou isso é outro assunto?
  4.  # 4

    Ponha as placas que já trazem o EPS/XPS, e cole-as com massa de agarre. Assim não tem ponte térmica.
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  5.  # 5

    SS1128, quando diz para colocar massa de agarre nas placas XPS, está a referir-se ás placas para o chão ou para as paredes?

    Se eventualmente referir-se ás placas para as paredes, será que existe o risco de as placas descolarem da parede, visto que as paredes onde vai levar essas placas são paredes geladas e com bastante condensação?

    Mas e em relação ás placas XPS para colocar no chão, alguém me sabe dizer se posso colocá-las e por cima delas colocar logo o pavimento flutuante, ou é obrigatório levar sempre uma betonilha? ...qual é a função da betonilha quando colocada por cima do XPS?
  6.  # 6

    Colocado por: Jorge NovoMas e em relação ás placas XPS para colocar no chão, alguém me sabe dizer se posso colocá-las e por cima delas colocar logo o pavimento flutuante, ou é obrigatório levar sempre uma betonilha?


    pode
    se é flutuante pode aplicar em cima do Xps
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  7.  # 7

    meta mais do que 3 cm nas paredes...

    e o tecto? o que existe por cima?
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  8.  # 8

    Colocado por: Jorge NovoSS1128, quando diz para colocar massa de agarre nas placas XPS, está a referir-se ás placas para o chão ou para as paredes?

    Se eventualmente referir-se ás placas para as paredes, será que existe o risco de as placas descolarem da parede, visto que as paredes onde vai levar essas placas são paredes geladas e com bastante condensação?

    Mas e em relação ás placas XPS para colocar no chão, alguém me sabe dizer se posso colocá-las e por cima delas colocar logo o pavimento flutuante, ou é obrigatório levar sempre uma betonilha? ...qual é a função da betonilha quando colocada por cima do XPS?


    Referia-me mesmo as placas de Pladur (ou outra marca) que já trazem o XPS ou EPS no verso (Pladur Term-N XPS, por exemplo).
    Quanto ao agarre, só tinha atenção em ver se não há tinta solta, e raspar se houver. As condensações não existirão dado que o ar húmido não terá contacto com a parede de betão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Novo
  9.  # 9

    Colocado por: SS1128

    Referia-me mesmo as placas de Pladur (ou outra marca) que já trazem o XPS ou EPS no verso (Pladur Term-N XPS, por exemplo).
    Quanto ao agarre, só tinha atenção em ver se não há tinta solta, e raspar se houver. As condensações não existirão dado que o ar húmido não terá contacto com a parede de betão
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    Na última linha tenho sérias duvidas pois o gesso não é estanque ap ar, sendo que o gesso cartonado expande com a presença da humidade.
  10.  # 10

    Colocado por: fernandoFerreirameta mais do que 3 cm nas paredes...

    e o tecto? o que existe por cima?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jorge Novo

    Mais do que 3 cm de XPS na parede não me convinha para não me roubar mais espaço, pela pequena experiência que fiz com placas de EPS de 3cm encostando-as ás paredes e também no chão, parece-me muito sinceramente que 3 cm chega bem.
    O tecto é um tecto normal de estuque, por cima do tecto tem o chão do vizinho de cima. Mas também é verdade que tenho humidades em algumas partes dos tectos dos quartos e da sala, mas tudo isso é devido á condensação, a minha casa é uma cave sem isolamento rigorosamente nenhum, até as janelas são de alumínio com vidro simples e com pedra mármore nos peitoris, tudo isso junto não ajuda nada em termos de isolamento, mas eu vou mudar tudo, vou isolar o chão e as paredes, e as janelas também vão ser todas trocadas por janelas de PVC, Oscilobatentes, vidros duplos, corte térmico.


    Colocado por: SS1128

    Referia-me mesmo as placas de Pladur (ou outra marca) que já trazem o XPS ou EPS no verso (Pladur Term-N XPS, por exemplo).
    Quanto ao agarre, só tinha atenção em ver se não há tinta solta, e raspar se houver. As condensações não existirão dado que o ar húmido não terá contacto com a parede de betão
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jorge Novo

    Todas as paredes viradas para o exterior que vão levar o isolamento, estão todas lisas (apenas com ceral) e ainda nem estão pintadas.
    Pela experiência que fiz encostando placas de EPS 3cm ás paredes, realmente por trás das placas não tem condensação nenhuma, as paredes estão muito frias mas não estão molhadas por trás das placas.
    Essa massa de agarre que mencionou tem grande poder de colagem? ...se então não ocorrer condensação por trás das placas, será que a temperatura muito baixa da superfície das paredes viradas para o exterior poderá eventualmente descolar as placas das paredes?

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Na última linha tenho sérias duvidas pois o gesso não é estanque ap ar, sendo que o gesso cartonado expande com a presença da humidade.

    Isso significa que se não houver condensação por trás das placas de XPS, poderá eventualmente aparecer condensação na frente das placas de pladur e posteriormente humidade por condensação?
    • jlmfr
    • 10 julho 2019 editado

     # 11

    Viva.

    Agradeço desde já quem me puder ajudar com uma questão relacionada com cheiro a mofo numa cave com janela e cerca de 15 m2. Foi aplicada cerâmica no solo e até cerca de 1 metro nas 4 paredes da cave (prevenir/evitar humidade ascendente que por vezes surge nestes locais....).

    Apesar de abrir todos os dias de manhã cerca de meia hora a janela da cave e muitas vezes ao fim da tarde ( a case tem um jardim na frente frente e depois uma espécie de "fosso " tipo pátio inglês onde foi colocada a janela da cave), a ceve temeste cheiro característico quase todos os dias. Tenho um "higrómetro" que normalmente tem marcado nos últimos meses 80%- 84% de humidade e cerca de 21 graus (ou seja muito húmido).

    Infelizmente, não foi colocado a barreira "pára-vapor" (????) antes do cimento e depois do cerâmico, pelo que deduzo que este cheiro derive da humidade do solo e também da falta de circulação de ar durante o dia na cave.

    Tenho 2 sofás na cave, 2 aparadores e 1 mesa. Apesar das paredes não terem humidade (manchas) aparece uma espécie de manchas de "pó" na parte de baixo das portas e em alguns objectos .

    A cave tem pré-instalação" de AC mas ainda não instalei . Poderá ser esta a solução mais prática (não a mais barata) de resolver esta questão, diminuindo o teor de humidade nesta divisão??
    • Hugo_G
    • 10 julho 2019 editado

     # 12

    Jorge Novo como procedeu?
  11.  # 13

    Colocado por: jlmfrViva.

    Agradeço desde já quem me puder ajudar com uma questão relacionada com cheiro a mofo numa cave com janela e cerca de 15 m2. Foi aplicada cerâmica no solo e até cerca de 1 metro nas 4 paredes da cave (prevenir/evitar humidade ascendente que por vezes surge nestes locais....).

    Apesar de abrir todos os dias de manhã cerca de meia hora a janela da cavee muitas vezes ao fim da tarde ( a case tem um jardim na frente frente e depois uma espécie de "fosso " tipo pátio inglês onde foi colocada a janela da cave), a ceve temeste cheiro característico quase todos os dias. Tenho um "higrómetro" que normalmente tem marcado nos últimos meses 80%- 84% de humidade e cerca de 21 graus (ou seja muito húmido).

    Infelizmente, não foi colocado a barreira "pára-vapor" (????) antes do cimento e depois do cerâmico, pelo que deduzo que este cheiro derive da humidade do solo e também da falta de circulação de ar durante o dia na cave.

    Tenho 2 sofás na cave, 2 aparadores e 1 mesa. Apesar das paredes não terem humidade (manchas) aparece uma espécie de manchas de "pó" na parte de baixo das portas e em alguns objectos .

    A cave tem pré-instalação" de ACmas ainda não instalei . Poderá ser esta a solução mais prática (não a mais barata) de resolver esta questão, diminuindo o teor de humidade nesta divisão??

    Não consegue instalar um sistema de ventilação mecânica, por mais simples que seja?
  12.  # 14

    Colocado por: ****

    isso nao resolveu as humidades ascendentes



    Nao leva essa manta BPV





    desumidificador


    Obrigado . Peço desculpa mas não percebi: "Nao leva essa manta BPV"...?

    Desumidificador tem , mas tem de estar sempre ligado (a gastar energia)?
  13.  # 15

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Não consegue instalar um sistema de ventilação mecânica, por mais simples que seja?


    Tenho janela, mas não deixo aberta sempre. Tenho receio que entrem animais para dentro se casa: ratos, pequenas cobras, etc....


    Ventilação mecânica ? Sose fosse n janela oscilobatente, mas não o vejo como.... a parede da cave também não.

    Obrigado
  14.  # 16

    Colocado por: ****de sílica, com uns sacos


    Colocado por: ****


    A barreira para vapor , não lhe resolve o problema , o que poderia resolver é algo como têm a Schluter (ditar).

    O problema é que como não consegue ventilar , e as patologias estão lá, só consegue minimizar, com ajudas mecânicas , desumidificador, etc , existe alguns de sílica, com uns sacos é tentar .


    Obrigado. Para ventilar só abrindo a janela que esta cave tem ( tipo oscilobatente) . Mas, durante o dia, não a deixo aberta, naturalmente.

    NEste caso, ou colocando já o Ar condicionado (tem pré instalação na cave ) e sempere a ajuda a "mover" o ar (nem que seja o AC em modo de "ventoinha") , programando para ligar periodicamente, ou então fica apenas o desumidicador na cava, sendo no entanto mais limitado.

    O Ac apesar de ser mais caro, ajuda a aquecer /desumidificar no inverno. Que acham?
  15.  # 17

    Colocado por: ****

    O ar condicionado nao ventila


    Em princípio não, mas alguns já ventilam.
  16.  # 18

    Colocado por: ****

    O ar condicionado nao ventila , faz quente e frio .


    Expliquei-me mal.... Ventilar no sentido de movimentar o ar, no modo de "ventoínha", ou, quando muito em desumidificar.....
  17.  # 19

    Colocado por: Skinkx

    Em princípio não, mas alguns já ventilam.


    Obrigado. Quais?
  18.  # 20

 
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