Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    No projecto térmico tenho previsto um isolamento de 3 cm de XPS jo pavimento. A minha dúvida é se ao colocar prh, a propria placa do prh faz o isolamento ou se tenho/ devo colocar os 3cm de xps mais as placas do prh. Na altura da realizaçao do projecto termico ainda não estava prevista a instalaçao do prh, por isso a minha duvida.
  2.  # 2

    se puser nao perde nada
    Concordam com este comentário: Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Pires
  3.  # 3

    Colocado por: Sergio Rodriguesse puser nao perde nada
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Marco Pires

    Se puser, coloco após a passagem dos tubos da pichelaria?
  4.  # 4

    Colocado por: Marco Pires
    Se puser, coloco após a passagem dos tubos da pichelaria?

    Mete antes de aplicar as placas do PRH
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, Picareta, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Pires
  5.  # 5

    Colocado por: fernandoFerreira
    Mete antes de by {PRODUCT_NAME}" style="z-index: 2147483647;">aplicaras placas do PRH
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues,Picareta,jorgealves
    exacto, nao convem fazer uma sanduiche de isolamento com os tubos do radiante =)
  6.  # 6

    Fazer uma sanduíche?
  7.  # 7

    A casa tem apenas um piso, com um desvão sanitário, e vai levar piso radiante. Em conversa com o empreiteiro hoje, ele disse-me que não valeria a pena isolar com xps, até porque iria reduzir o pé direito, e deu-me como alternativa a betonilha com eps antes de pôr as placas do prh. Esta alternativa é eficaz?
  8.  # 8

    Colocado por: Sergio Rodriguesexacto, nao convem fazer uma sanduiche de isolamento com os tubos do radiante =)

    Se bem entendi:
    1- regularizo o piso
    2- coloco o xps (3cm)
    3-placas do prh
    4-betonilha de enchimento e regularização
    Estaremos a falar de um máx de 20 cm??
  9.  # 9

    Isso termicamente nao faz nada.
  10.  # 10

    Colocado por: Marco Pires
    Se bem entendi:
    1- regularizo o piso
    2- coloco o xps (3cm)
    3-placas do prh
    4-betonilha de enchimento e regularização
    Estaremos a falar de um máx de 20 cm??
    mais exactamente 85mm com PRH de baixo perfil ou 120mm convencional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Pires
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvesIsso termicamente nao faz nada.

    Será que 15cm de betonilha com granulado de EPS não fará mesmo nada?


    Colocado por: jorgealvesmais exactamente 85mm com PRH de baixo perfil ou 120mm convencional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Marco Pires


    Já agora Jorge, para um sistema convencional, leia-se, sistema da Uponor, painel autofixante de 25mm e tubo 16x1.8mm qual será o recobrimento total mais indicado?
  12.  # 12

    Colocado por: falcon16qual será o recobrimento total mais indicado?
    esta descrito no manual de aplicação da Uponor, minimo de 45mm (existe uma norma europeia especifica sobre isto) por cima dos tubos e muito importante e fundamental criar e respeitar as juntas de fraccionamento da betonilha.
    http://www.uponorpro.com/technical-support/manuals.aspx

    https://www.uponor.co.uk/support/underfloor-heating-install-manual.aspx
  13.  # 13

    Colocado por: falcon16Será que 15cm de betonilha com granulado de EPS não fará mesmo nada?
    eu repito: termicamente é 0.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Pires
  14.  # 14

    Colocado por: jorgealvesesta descrito no manual de aplicação da Uponor, minimo de 45mm (existe uma norma europeia especifica sobre isto) por cima dos tubos e muito importante e fundamental criar e respeitar as juntas de fraccionamento da betonilha.
    http://www.uponorpro.com/technical-support/manuals.aspx

    https://www.uponor.co.uk/support/underfloor-heating-install-manual.aspx


    Jorge obrigado pelos links, mas relativamente ao recobrimento, não encontro essa informação..
  15.  # 15

    pag 44 do manual pro us

    (A) Wirsbo PEX in a Slab or Overpour
    Structural Factors - Minimum cover for tubing is detailed in
    the local building codes. Generally, a minimum of 1Z\x" of concrete
    must be poured over the tubing when the slab is exposed to the
    earth or weather (UBC). When the slab is not exposed to the
    earth or weather, a 3/4 concrete pour over the tubing is generally
    acceptable (UBC). Other types of slab constructions (e.g., prestressed
    concrete planking or posttensioned concrete slabs) may
    have different requirements.
    See Chapter 9 of the Wirsbo Complete Design Assistance
    Manual (CDAM) and check local building codes for additional
    information.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: falcon16
  16.  # 16

    tem aqui a versão castelhana
  17.  # 17

    pag 32

    El espesor recomendable es de
    45-50 mm medidos a partir de la
    generatriz superior de la tubería,

    siempre que el proyectista no
    recomiende otro espesor. Espesores
    mayores aumentan la inercia térmica
    del sistema, mientras que espesores
    menores reducen la capacidad de
    la loseta de mortero de cemento de
    resistencia ante esfuerzos cortantes.
  18.  # 18

    na pag 29 tem a especificação das juntas que ninguém aplica:

    Se preverán juntas de dilatación
    para seccionar superficies de
    área superior a 40 m2
    , con una
    longitud máxima de 8 m.
    - Se debe prever una junta cuando
    un lado de un local presenta un
    longitud superior a 8 m, teniendo
    en cuenta que la relación entre
    los lados sea inferior a 2 a 1.
    - Se recomienda la colocación de
    las juntas de dilatación desde los
    rincones, por ejemplo en pilares
    y chimeneas de salón, es decir,
    en puntos donde se produce una
    dilatación o un estrechamiento
    de la superficie de la placa. Las
    juntas de asiento o simuladas
    se colocan en los telares de las
    puertas o en los pasillos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: falcon16
  19.  # 19

    Dado haver placas do PRH de várias espessuras, faz sentido colocar placas com uma espessura superior apenas, ou é melhor termicamente colocar por exemplo 3 cm de xps sob a placa do PRH com menos espesssura
  20.  # 20

    Boa noite,
    Estou numa situação semelhante ao colega que abriu o tópico, ou seja, o PRH passou a ser uma opção durante a construção,onde , de acordo com o projecto estava prevista a aplicação de floormate de 4cm após a regularização do piso.
    Este floormate é necessário/recomendado na aplicação de PRH ou pode/deve ser evitado?
    Obrigado
 
0.0172 seg. NEW