Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    eu já dei a minha opinião: não
  2.  # 62

    Ora boas... Não sou técnico nem nada, mas gostava de comentar aqui algumas coisas... Moro numa casa antiga e cai na asneira/necessidade de isolar e acabei fazendo com lambrimpvc ir dentro ... Mas já cá morávamos, com miúdos pequenos... Foi falado aqui em VMC mas parece esquecido... Se a maior parte da humidade vem da utilização humana a VMC vai poder tirá-la... A VMC vai ter apoio de aquecimento? E ninguém falou aqui de isolar com capoto ou será uma heresia? Eu na minha casa fico com a sensação de que o capoto teria sido o melhor. A casa é antiga, rebocada a cimento mas as paredes são de pedra sobre pedra, que é algo sem continuidade tanto em termos de transferência de humidade ou de calor.. eu aqui tenho (tirando um problema pontual) só condensação nos rodapés e lanteis devido aos pontos frios... Está sena de se usar a placa até á parte de fora faz uma boa ponte térmica... E terei que pôr no futuro VMC. Zona de Mafra...
  3.  # 63

    caixa de óculos

    experimente meter capoto numa casa antiga cujas fachadas estão cheias de elementos decorativos e depois talvez perceba porque nem sempre as coisas podem ser viáveis. É claro que pode sempre acabar com esses elementos e "alisar" tudo com capoto, mas isso seria "acabar" com a traça da casa original.
  4.  # 64

    Como o marco1 disse, o capoto numa casa dessas poderá ser um atentado arquitetónico.

    Por outro lado, como bem lembrou o Anonimo16062021, essas paredes têm um coeficiente de transmissão térmica muito alto, isto é, não vejo como não colocar isolamento térmico.

    A minha opinião é: isolamento térmico pelo interior e placas de pladur.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  5.  # 65

    J.fernandes

    no entanto repare que a pedra não está a nu, é "argamassada" com massa apropriada nesses tempos, e ainda que acaba pelos seus 50 cm de espessura de ser uma boa massa térmica a fazer o controle das varações de temperatura, não é á toa que essa espessura vá deixar entrar ou sair tanto calor ou frio.
    é apenas a minha opinião, preferia empregar os euros noutros requisitos, olhe por exemplo recuperar os soalhos condignamente, isolar a laje de esteira, etc...
  6.  # 66

    Colocado por: marco1é "argamassada" com massa apropriada nesses tempos, e ainda que acaba pelos seus 50 cm de espessura de ser uma boa massa térmica a fazer o controle das varações de temperatura, não é á toa que essa espessura vá deixar entrar ou sair tanto calor ou frio.

    Terá sempre que haver aí material de isolamento para que se possa garantir um conforto mínimo sem gasto excessivo de energia para aquecimento.
  7.  # 67

    Caros falaram em BPV mas a MLM nao tem papel kraft que serve de BPV
    DM23 desculpe estar a meter a colher
    • ik
    • 7 abril 2019

     # 68

    Eu metia capoto e removia os enfeites nas janelas.

    Não me parece uma casa com arquitectura que mereça permanecer inalterada
  8.  # 69

    Ao Marco1
    Não me parece assim com tantos elementos decorativos... Tenho a dúvida de que espessura existe capoto. Nem estava a falar em 7 centímetros como já vi algumas, mas 3 CMS ou 25mm (não há desta espessura¿). Suponho que era risível... Gostaria de ouvir o Dm23 sobre isso. De qualquer maneira o dono já esteve na casa?
  9.  # 70

    sim como é que fazia o etics aos elementos salientes sem dar cabo deles? "andava á volta" com o etics? é que se é para meter etics então tem que ser integral para não haver pontes térmicas.
  10.  # 71

    eu faria isolamento termico pelo interior. já viram que bela cimalha/ friso sob o beirado!!!?
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  11.  # 72

    Colocado por: caixa de oculosA casa é antiga, rebocada a cimento mas as paredes são de pedra sobre pedra, que é algo sem continuidade tanto em termos de transferência de humidade ou de calor
    devia picar o ceimento da juntas e rebocar de novo com argamassa de cal, a diferença a nível de transferência de humidades vai ser imediata, aumenta desde logo o nivel de conforto e baixa a humidade/condensação
    Concordam com este comentário: T.e.r.e.s.a
  12.  # 73

    desde já peço desculpa pelos erros e estranhezas mas dou-me mal com o teclado do telemovelzito...
    estou no pc agora...

    Colocado por: antonylemosdevia picar o ceimento da juntas e rebocar de novo com argamassa de cal, a diferença a nível de transferência de humidades vai ser imediata, aumenta desde logo o nivel de conforto e baixa a humidade/condensação
    Concordam com este comentário:T.e.r.e.s.a


    por agora esta fora de questão... a casa esta mesmo a ser usada... Acho que não conseguia convencer a minha mulher...
    As obras foram feitas antes de vir para cá, mas as paredes são grossas, tipo 80 cms...

    um dos sitios pontuais onde tenho humidade, tipo colónia de bolor em expansão é numa parede em que a parte interior está abaixo do nivel da rua (horta)... Esteve agendado vir cá uma máquina para cavar trincheira, isolar com tela, fazer dreno no fundo e canalizar para longe, mas o fulano da maquina que é experiente foi peremptório- nem merece a pena, a humidade NÃO VEM DE FORA! a parede não tem continuidade entre o exterior e o interior logo não há migração de humidade... parece simples, né???
    A minha sogra diz-me que aquelas duas paredes sempre foram humidas, e que foi feito uma caixa de ar na parede, na verdade nem sei se isso foi feito por fora ou se por dentro...

    resta saber se a parede do DM23 é assim tambem ou se é feita de pedras maciças...

    Há aqui um ponto muito importante que queria pôr em cima da discussão:
    isolem a placa com lã de rocha com papel... ou sotão ou o que quer que tenham por cima... a diferença é brutal. É simples, eficaz , barato e pode ser o proprio a fazer (com jeito e cuidados minimos...).
    Epá aquilo é um rolo que se desenrola um ao lado do outro e siga...
    Concordam com este comentário: antonylemos
  13.  # 74

    nao perde nada com a drenagem extra como pretendia fazer.

    mas a humidade n vir de fora num local desses parece estranho.. tem de haver migração de humidade em qualquer lado.. e se vier de baixo para cima é igual.com um dreno diminui a água que desce pela parede.. tem é de drenar tudo à volta, não apenas um bocadinho.
  14.  # 75

    Bom dia, peço desculpa desde já intrometer me no fórum mas tenho uma questão idêntica.

    Que acham que pode ser feito nesta parede? Por dentro a partida ia levar lá de rocha 70kg de 40 mm... Por fora gostava de deixa lá assim como está mas gostava de ouvir opiniões.

    Obrigada.
      75E6641D-43BF-4DB4-8C81-AA9F6CA160B1.jpeg
      C1FAFC02-1DB6-441B-996A-94450141DE7C.jpeg
      280B4B66-83A1-4B1D-8A9D-BCCC515394FE.jpeg
  15.  # 76

    Eu aplicava 60mm, minimo.
    No exterior.. isso como esta, eu rebocava tudo, com uma argamassa, à base de cal, tipo ReabilitaCAl, da secil... e pintava com uma tinta de silicatos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wicked
  16.  # 77

    Colocado por: Pedro BarradasEu aplicava 60mm, minimo.
    No exterior.. isso como esta, eu rebocava tudo, com uma argamassa, à base de cal, tipo ReabilitaCAl, da secil... e pintava com uma tinta de silicatos.


    Boa tarde Pedro, então tapava as pedras todas certo?

    Mas como punha 60 mm de lã de rocha, os perfis não são de 5 cm?

    A Lã de rocha encosta-se diretamente à parede com o papel kraft virado para o interior?
    • ik
    • 14 outubro 2019

     # 78

    Já lhe tinha dito antes e volto a dizer, meta capoto!
  17.  # 79

    Colocado por: ikJá lhe tinha dito antes e volto a dizer, meta capoto!


    Se reparar a parede tem uma ramada, faz sentido o capoto ser interrompido?
    • ik
    • 14 outubro 2019

     # 80

    Vai manter aquela ramada ferrugenta?, só lhe vai sujar as paredes!

    Se a for substituir pode muito bem fazer o capoto e depois a estrutura para a ramada em inox ou aço tratado
 
0.0195 seg. NEW