Colocado por: Wardruna
Generalizar é baseado em quantidades.
"Os ciganos na sua maioria vivem de subsidios, sao violentos e querem mnter-se á margem da lei"Isto é generalizar ou a realidade?
Colocado por: JoelM
Mais parvo que este comentário não pode ser... Aliás, deve ser preciso ser-se muito "especial" para pensar que lendo meia dúvida de comentários de alguém num fórum, consegue traçar o mais ligeiro perfil psicológico de alguém!
Do outro papagaio que só vem atirar lenha para a fogueira e que está constantemente a tentar adivinhar quem sou, o que faço e afins, já espero tudo mas nem ligo, agora de um usar com quem nem me lembro de ter cruzado uma conversa...
Obrigado por me dar razão! Não justifica uma ofensa corporal do educando, vai justificar do vizinho...
Colocado por: FFADobviamente que há excepções, mas é a regra...
Quando vou a um supermercado e vejo-os a encher os putos de doces e depois deixam lá os papeis e não pagam nada, acham que os miudos vão crescer sem querer fazer o mesmo?
Colocado por: NelhasGeneralizar não tem problema nenhum . Espelha alguma realidade de facto, o problema é que só espelha o pequeno ponto de vista que sai de cada um de nós.
Cresci na Margem Sul inicio dos anos 90. O problema eram os Africanos.
Cresci em Lisboa e em Sintra e veio-se com a Teoria dos Ciganos e manteve-se a dos Africanos.
Cheguei a Universidade no Norte do País e vi os mesmos problemas com Bairros cheios de Portugueses Brancos.
Nem Africanos e Ciganos em Minoria.
Afinal o problema está na raça, no meio onde vivem ou como vivem?
Conheci ciganos porta-a-porta que viviam integrados dentro das suas tradições e que nunca fizeram mal nenhum. Até têm um sentimento genuíno de lealdade quando gostam de alguém e o sentem como um deles.
Na margem sul no fim da guerra colonial foi ver atirarem-nos (africanos das colonias) para os cantos ( Arrentela) e taparem a manta para esconder por trás de corta-fitas que eram todos políticos abertos a imigração.
Existem maus ciganos, bons ciganos, maus africanos, bons africanos, bons brancos, maus brancos.
Não vejo que a raça ou a cor da pele possa definir seja quem for.
É só uma desculpa simples para se puder por as culpas em alguém.
Colocado por: Nelhas
Se pensa que não há brancos a fazer o mesmo , ou sai pouco a rua ou conhece mal o país.
Colocado por: JotaP
Isso tudo que descreve é a forma errada, a meu ver, de generalizar.
O que deve analisar é um pouco mais acima, na observação - de que forma vive determinado tipo de comunidade (não estamos a falar de eventuais problemas causados mas sim a forma de estar).
O sentimento de familia entre ciganos é enorme e de muito valor, a meu ver. Certo? Isto é uma generalização positiva. Podemos mantê-la? Depois de concordar comigo, passaremos a analisar como os vemos comportarem-se em locais públicos e em grupo... Se discordar da minha generalização positiva, pronto... temos pontos de vista mesmo diferentes.
Colocado por: Wardruna
Claro que há, mas não são a maioria dos brancos, são uma minoria. Essa é a diferença.
Colocado por: Nelhas
JOTAP
Eu não estou a generalizar nada.
Estou lhe a dizer que a violência , a marginalização e os comportamentos incorretos não são exclusivos de ninguém.
Eu não discordo de algumas coisas que voçes mencionaram sobre a etnia.
Que acontecem?
Acontecem.
Eu não tenho anda que os defender ou deixar de defender.
Só acho que generalizar é perigosos.
Colocado por: JotaP
Nunca disse que você generaliza algo. Perguntei se poderiamos / concordaria comigo, na generalização positiva do conceito de "familia", das comunidades ciganas.
Adiante. Eu vivo com o que vivo e você com o que vive. Como muito bem deu o exemplo do Porto....há uma diferença com bairros do Porto ou Viseu, mas adiante.
Colocado por: NelhasClaro que há, mas não são a maioria dos brancos, são uma minoria. Essa é a diferença.
Colocado por: slb1982 um exemplo esta madrugada os donos saíram as 22horas só chegaram as 7h00 manhã cão esteve tempo todo chorar.hoje voltaram sair às 15h e cão está chorar até agora.e horrível está o tempo todo nisto
Colocado por: RafaelafilipaOlá venho aqui pedir ajuda conselhos e opiniões,pois já não sei que fazer.
Passo a explicar,vivo numa vivenda,que é dividida por um muro da vivenda dos vizinhos,os meus vizinhos tem um filho e uma filha,o miúdo tem 9 anos. Ele passa o dia todo a dizer palavrões, todos os que existem e diz o dia todo ,chama nomes aos avós aos pais e se o mandam calar ele ainda grita maos e diz ainda mais palavrões.(1) (...) Eu não tenho paz,porque se ouve tudo dentro da minha casa,se eu estar no meu quintal com os meus filhos é pior pq ele sabe q estamoa na rua e diz ainda mais alto.(2) Uma noite tinham visitas e sempre q tem visitas fazem barulho até as tantas. Nessa vez,eram 22.45h quando eles estavam na rua deles a jogar a bola e agritarem,pedi pra nao fazerem barulho q ja nao era horas ainda fizeram pior e acordaram a minha filha...(3) hoje eu sai para ir a rua que a minha porta da cozinha e virada pro quintal deles,e ele so estava a ameaçar e a ofender a avó e eu disse lhe que ele tinha q se acalmar q eu nao tenho q ouvir esses palavrões.. resultado ofendeu me (4) (...). P que posso fazer?(5) Nao consigo desfrutar da minja casa,para alem disso o cão q eles tem faz barulho a noite,e as 7h da manha tambem. Acorda nos. Tb tenho 2 caes mas nao fazem barulho.(6) Sofro de depressao e lidar com todo este barulho nao tem sido facil.(7) Grata a quwm me puder ajudar.