Iniciar sessão ou registar-se
    • VLCP
    • 10 setembro 2019

     # 1

    Bom dia,

    Sou nova cá pelo fórum, enquanto participante, e gostaria de obter ajuda dos foristas, se possivel.
    Adquiri uma moradia de 3 frentes, usada ( construída em 2008) e, apesar de ainda não ter feito a escritura ( será nos próximos dias), existem já algumas questões que gostava de esclarecer. Vou começar pelo tema desta discussão "Estores interiores".
    A casa em questão tem os estores do lado de dentro da habitação. Quais as vantagens desta solução? E quais os problemas que poderei ter com isto, a nivel térmico? Anexo parte do CE, onde conta o tipo de janelas e caixilharia.( estão mencionadas diferentes caixilharias e não sei a que divisão pertence qual)

    Muito obrigado a todos que possam ajudar.
      6.PNG
      52.PNG
    • RCF
    • 10 setembro 2019

     # 2

    Colocado por: VLCPA casa em questão tem os estores do lado de dentro da habitação. Quais as vantagens desta solução? E quais os problemas que poderei ter com isto, a nivel térmico?

    o estore pelo interior evita a entrada de luz, mas não evita a entrada de calor ou frio...
    É, por isso, uma desvantagem, termicamente. Nesses casos, é conveniente que, pelo menos, os vidros compensem termicamente.
    • MVA
    • 10 setembro 2019

     # 3

    O estore pelo interior tem uma gigantesca vantagem.

    A caixa-de-estore (que é por onde entra 90% do som de um quarto de dormir) fica do lado de fora.
    Logo o transtorno do som da rua a entrar pelo quarto adentro fica à partida resolvido.
  1.  # 4

    Colocado por: MVAO estore pelo interior tem uma gigantesca vantagem.


    Negativo. Bem pelo contrário!!
  2.  # 5

    Colocado por: RCFo estore pelo interior evita a entrada de luz, mas não evita a entrada de calor ou frio...


    Errado! Os estores não fazem isolamento térmico, estejam por dentro ou por fora.
  3.  # 6

    Colocado por: ****qualquer estore interior ajuda sim na parte térmica


    Não sei como... Pode explicar?
    • MVA
    • 10 setembro 2019 editado

     # 7

    Colocado por: sousa tavares

    Negativo. Bem pelo contrário!!


    Se o estore estiver pelo interior, significa que a janela vai estar do lado de fora da caixa-de-estore, impedindo a propagação de som para o interior do quarto !

    Colocado por: sousa tavares

    Errado! Os estores não fazem isolamento térmico, estejam por dentro ou por fora.


    Existem estores do tipo persiana preenchidos com EPS no interior.


    Colocado por: sousa tavares

    Não sei como... Pode explicar?


    Qualquer estore, até um simples estore de rolo, faz controlo solar, o que em termos térmicos ajuda e muito !
    • RCF
    • 10 setembro 2019

     # 8

    Colocado por: ****já agora qualquer estore interior ajuda sim na parte térmica , pode não ser muito

    digamos que, em bom português, dá uma no cravo e outra na ferradura...
    mas, já agora e na minha opinião pessoal, muitos estores interiores poderão ter algum efeito de corte térmico, dependendo do material em que são constituídos. Outros, poderão mesmo ter um efeito contrário pois, com o sol, poderão mesmo fazer efeito radiador, isto é, aquecem e irradiam calor.
  4.  # 9

    O estore serve para fazer o escurecimento da divisão onde está instalado e evitar que o sol incida diretamente nos vidros.

    Isolamento acústico e/ou térmico é quase inexistente.
    • RCF
    • 10 setembro 2019

     # 10

    Colocado por: sousa tavaresO estore serve para fazer o escurecimento da divisão onde está instalado e evitar que o sol incida diretamente nos vidros.

    Isolamento acústico e/ou térmico é quase inexistente.


    e se o sol incidir diretamente sobre os vidros, o que acontece? Os vidros aquecem... e se os vidros aquecerem, o que acontece? Irradiam calor para o interior da casa.
    Portanto, se não bater o sol nos vidros, já não irradia calor para o interior da casa. Consegue-se o tal efeito térmico.
  5.  # 11

    Os estores pelo interior são desvantajosos em quase tudo.

    Um conhecido mudou-se para um T2 orientado a Poente, sendo essa a única fachada exterior. Disse-lhe, porque percebo uma coisa ou outra de térmica de edifícios, que fruto dos estores serem interiores ele ia passar um mau bocado.

    Bem, mesmo a pensar mal daquilo, a realidade foi ainda pior. Os estores podiam queimar uma criança, literalmente, e no ano seguinte esse conhecido mudou de apartamento porque, sem ar condicionado, o mesmo era inabitável.

    Os estores pelo interior são uma experimentação que correu mal e mesmo assim ainda hoje replicam o problema.
    Concordam com este comentário: RCF, Pedro Barradas, sousa tavares, N Miguel Oliveira
  6.  # 12

    Skink

    que estores eram esses do seu conhecido? eram os tradicionais com a caixa de estore ?
  7.  # 13

    Colocado por: RCFe se o sol incidir diretamente sobre os vidros, o que acontece? Os vidros aquecem... e se os vidros aquecerem, o que acontece? Irradiam calor para o interior da casa.
    Portanto, se não bater o sol nos vidros, já não irradia calor para o interior da casa. Consegue-se o tal efeito térmico.


    ???????

    Demasiado complicado...
  8.  # 14

    Colocado por: SkinkxOs estores pelo interior são desvantajosos em quase tudo.


    Colocado por: SkinkxOs estores pelo interior são uma experimentação que correu mal e mesmo assim ainda hoje replicam o problema.


    Mas há pessoas que percebem muito do assunto e dizem exatamente o contrário!
  9.  # 15

    Fiz algumas experiencias... acho que...

    Só janela, o sol entra e acaba por aquecer tudo onde bate, chão, moveis,... n aquece muito o vidro...
    Com estore de rolo (branco) aquece o vidro de dentro.
    Com estore por fora totalmente fechado, aquece bastante a caixa de ar e o vidro do lado de fora, o de dentro e o caixilho ficam frios mas parece que ficam mais frios se o estore estiver só a sombrear e deixar um bocado de estore aberto a ventilar a caixa de ar...
  10.  # 16

    Colocado por: sousa tavares



    Mas há pessoas que percebem muito do assunto e dizem exatamente o contrário!


    Mas percebem mesmo? Ou dizem que percebem? É que se defendem os estores pelo interior na realidade não percebem é nada de nada...
  11.  # 17

    Colocado por: ****Mas falamos de extremos ou falamos de situações equilibradas , ou será que estamos a falar de estores milagrosos , que são obrigados porque o vidro não presta , mais uma vez como é possível o PHPIP aceitar o coeficiente do estore interior na parte opaca ? Eu também já ouvi a história do gajo que queimou os pés por causa da parede de trompe . Agora dizer que uma solução com vidros bem calculada , com uma pala de sombreamento bem dimensionada , não precisa sequer de estores , eu tenho 20 m2 de vidro a sul , e sem estores , nem vai ter exteriores, com 35 graus , tenho a sala a 24 e um quarto a 24.6 .
    A mesma situação na casa da minha mãe daria 40 graus e com estores interiores .


    Qual é que é a dificuldade de sombrear a Sul? Difícil é Nascente e Poente, Sul não custa nada... qualquer pala a sul ajuda bastante, o problema é o sol rasante
  12.  # 18

    As palas a Nascente e Poente não resolvem nada ou quase nada, são impotentes face à posição do sol. Ou então ficam desproporcionais.

    Quanto ao restante post, não contesto que uma estrutura envidraçada bem dimensionada (vidro de factor solar baixo acrescido de protecções interiores) pode ajudar a controlar o sobre-aquecimento no verão. Mas nada como protecções solares exteriores, tudo funciona melhor, desde o verão ao inverno, porque de inverno não dá para remover o vidro com baixo factor solar ("filtrante") e por isso a casa nunca aquece tanto como poderia, de forma natural/passiva.

    Quanto À solução de estores interiores, é sempre uma porcaria. Para o que faz, fica sempre feio. Vale mais optar por umas cortinas interiores catitas, mais baratas, menos perigosas, eficiência semelhante.
  13.  # 19

    Mais, a maior quantidade de energia acumulada pelos vidros de uma casa, por m2, vem dos quadrantes Nascente e Poente e não de Sul, como seria a nossa primeira intuição.
  14.  # 20

    As palas a sul também são inúteis na Austrália e Brasil. Mas pensei que falávamos da nossa realidade e não doutra coisa qualquer.
 
0.0191 seg. NEW