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  1.  # 261

    Colocado por: manelvcsem possibilidade de aumento futuro


    A evolução não é um crescimento interminável.
    Estagnar às vezes é o atingir do equilíbrio.
    • RCF
    • 22 setembro 2019

     # 262

    E o aeroporto de Beja, não sendo uma projeção mas uma certeza, pois já está feito, consta que custou o total de 33 milhões...
    O novo aeroporto do Montijo terá o seu custo suportado pela Vinci/ANA, ao contrário de uma eventual ligação ferroviária a Beja...
    Mas, Joel, ninguém fica mal... isto é apenas uma troca de ideias...
  2.  # 263

    Colocado por: JoelM

    Mas uma ligação a Beja também não serviria só o aeroporto, ou outras cidades estão a ter linhas de comboio renovadas mas beja já não "merece"? Poupavam o investimento do aeroporto, desenvolviam uma cidade do interior e ainda dotavam de melhores transportes e a cima de tudo, davam uso a um elefante branco.
    Concordam com este comentário:21papaleguas

    Mais um discurso bonitinho. Qual capital europeia que costuma usar um aeroporto a 180 Kms . Ou citando o Futre eram pázadas de charters para visitar Beja ou Évora.
  3.  # 264

    Colocado por: CarvaiMais um discurso bonitinho. Qual capital europeia que costuma usar um aeroporto a 180 Kms .


    Pois, o mal foi mesmo construir em Beja... Porque pelo que se vê, haverá um segundo aeroporto em Lisboa, um em Beja e outro em Faro... Quando a maioria dos portugueses vivem no Norte, e na metade dos casos, ainda têm que ir fazer a ponte à capital... Tá certo!
  4.  # 265

    o que é hoje em dia 2 horas de carro? já viajou por acaso aterrar em aeroportos secundários em que demora 10 horas para chegar ao centro ou mais
  5.  # 266

    Colocado por: Reduto25o que é hoje em dia 2 horas de carro? já viajou por acaso aterrar em aeroportos secundários em que demora 10 horas para chegar ao centro ou mais

    Prontes, mais uma medida para descarbonizar Portugal : Fechamos todos os aeroportos no País e usamos o de Madrid. São só 5 horitas de carro...(convém ser elétrico)
    Concordam com este comentário: O.Martins
  6.  # 267

    Colocado por: JoelMIsso foi jogada para justificar este segundo aeroporto neste momento... Aumentar o tráfego em Lisboa e depois dizer que está cheio é preciso um novo urgente.


    Se o LIS não tem por onde aumentar, porque não aumentar o OPO e inverter a ponte?! Seja por ar, ou comboio...
    Claro que uma solução destas nem se discutiria neste país tão polarizado...
  7.  # 268


    Em qualquer capital pode demorar 1 ou 2h a chegar ao centro, o mesmo que demoraria de Beja por exemplo. Quando não se sai do retângulo e não se vê fora da caixa, só se vê problemas, não vê soluções. Se é o ideal segundo aeroporto em Beja? Claro que não, mas já está feito o investimento, toca a rentabilizar.



    E assim muitas empresas vão ao charco: os chamados custos afundados... são incapazes de perceber que o dinheiro perdido está perdido e que não vale a pena enterrar mais só porque já se enterrou muito ..
    Concordam com este comentário: O.Martins
    • RCF
    • 23 setembro 2019

     # 269

    Colocado por: JoelMA título de curiosidade, o troço de Évora - Elvas vai custar 509 milhões "Évora-Elvas e o arranque da obra de modernização do troço Elvas-Caia (na fronteira), um investimento global de 509 milhões.", o novo aeroporto vai custar 1.1 mil milhões.

    Ó Joel

    Para além do troço ferroviário Évora-Elvas ser incomparável ao eventual troço de comboio rápido Beja -Lisboa, pelos motivos que o Carvai já expôs, mesmo partindo do princípio que ambos percebemos pouco de aeroportos, acha que, se o aeroporto do Montijo custará 1.1 mil milhões e o aeroporto de Beja custou 33 milhões, terão ambos a mesma capacidade de resposta?! Poderiam ambos servir a mesma finalidade?!
    E, pelo que consta, o aeroporto do Montijo até será uma solução low cost, pois é feito sobre uma base aérea militar já existente...
    Basta-me isto para concluir que o aeroporto de Beja nunca será uma alternativa. É mais um aeroporto, ou melhor, um pequeno aeroporto, que poderá ser melhor aproveitado e rentabilizado, mas nunca conseguirá ser uma alternativa. E fazer uma linha férrea de alta velocidade para o servir e ligar a Lisboa, em bom português, seria pior a emenda que o soneto...
    • RCF
    • 23 setembro 2019

     # 270

    Colocado por: JoelMA misturar conceitos é que não chega a conclusão nenhuma! Alta velocidade de Lisboa a Beja? Estamos a falar de que? 140km? Isso é 1h no alfa pendular por exemplo, para que que precisa de alta velocidade?

    A ideia não foi minha. Foi sua... a não ser que agora queira discutir o preciosismo de que "alta velocidade" não é o mesmo de "comboio rápido"...
    Colocado por: JoelMTemos um aeroporto novo em folha as moscas, e que tal fazer um acesso de comboio rápido até Lisboa e aproveitá-lo?


    Colocado por: JoelMEu gostava de ver a solução discutida a fundo por quem entende do assunto, ver estudos feitos para então descartar a hipótese se essa fosse a conclusão!

    A sério? Ainda quer enterrar mais dinheiro em estudos sobre o novo aeroporto?! Assim é que não vamos a lado nenhum...
    • FFAD
    • 23 setembro 2019 editado

     # 271

    O problema do aeroporto de Beja, foi só um, a sua construção!!!

    Em Viseu e apenas com capital particular reavivaram o aeródromo, há voos diários cheios para várias localidades e inclusive voos noturnos. Já aterram vários aviões privados para irem para os hotéis de luxo do Douro.

    Inclusive creio que já a Ryanair lá aterrou.
  8.  # 272

    os opositores ao Montijo quando veem com o ( apenas) argumento da capacidade, fazem-me rir.
    se não houver um milhão para fazer uma casa mais vale não fazer ?
    se tecnicamente é possível fazer no Montijo e sem matar ninguém, qual o problema?
    • RCF
    • 23 setembro 2019

     # 273

    Colocado por: JoelMNão é preciosismo nenhum, não fui eu que me referi à alta velocidade como um custo extra (não sei em relação ao quê). Um comboio como o alfa pendular a ligar Lisboa e Évora é mais que suficiente.

    Para um alfa pendular poder circular de Lisboa a Beja precisa, simplesmente, de uma linha nova... e não é uma linha com a caraterísticas da que está projetada para o troço Évora-Elvas, pois esse não permitirá as velocidades praticadas por um alfa pendular.

    Colocado por: JoelMRealmente... Quem quer decidir a construção de uma infra estrutura (nem que fosse de uma casa), sem primeiro estudar o assunto... É tomar decisões com base em conversa de café e do "eu acho que"... Está tudo dito!

    Sem primeiro estudar o assunto?! Ainda mais...? Já não se estudou a Ota? Já não se estudou Alcochete? Já não se estudou Montijo? Também quer estudar Beja? E porque não Viseu? E porque não .... Chega de estudos. É tempo de construir!
  9.  # 274

    Colocado por: JoelM

    Isso foi jogada para justificar este segundo aeroporto neste momento... Aumentar o tráfego em Lisboa e depois dizer que está cheio é preciso um novo urgente.


    O avião actualmente serve quem vive em portugal ou a quantidade de gente que tem feito turismo no país? Tenho dúvidas, por acaso
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 275

    "Assim, como quem não quer a coisa"... e ali não dava? Há colinas ou patos? Porque não fazer uma espécie de mini-Barajas... com um mini-metro a circular entre os terminais... não?
      LIS.png
    • RCF
    • 23 setembro 2019

     # 276

    Colocado por: JoelM
    Está a confundir discussão e barulho com estudo de viabilidade!

    A sério? O que se gastou nos estudos com a possibilidade Ota, Alcochete e Montijo foi só discussão e barulho?! Imagino quanto custaria então um estudo de viabilidade na sua perspetiva...
  11.  # 277

    Não teriamos mais vantagens e ter um TGV nem que fosse dos pequeninos kkkkk

    Temos um atraso muito grande no transporte de mercadorias, que nos retira competitividade pois somos um país periférico.

    É que falta tanta coisa neste país e vamos começar pelo mais caro? E num esquema de PPP que na altura de fazer sai barato mas vamos deixar aeroporto para os nossos netos pagarem.
  12.  # 278

    engraçado, há uns bons 10 anos as vozes diziam que a portela por esta altura tinha já colapsado, e outras que defendiam portela mais 1 com unhas e garras, agora já não é bem assim.
    opa demonstrem a inviabilidade da solução Montijo com argumentos técnicos ou então deixem-se de futurologia.
  13.  # 279

    Colocado por: marco1opa demonstrem a inviabilidade da solução Montijo com argumentos técnicos



    "Tecnicamente" há ali um riozito entre Lisboa e Margem Sul... :)
  14.  # 280

    e?

    já reparou que até existem aeroportos construídos em ilhas artificiais
    portanto tecnicamente para si o facto de haver rio já não dá?
 
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