Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    Colocado por: HAL_9000- qual a diferença entre ter um leão numa box de 250m2 no zoo ( acho que quase todas tem uma parte ao ar livre até), e ter um gato num apartamento dos mesmos 250m2, entre almofadas e sem acesso a rua?
    .

    - qual a diferença entre esmagar uma abelha que o picou (como já disse um animal essencial para manter a produção de comida tal como a conhecemos) e um gato que o arranhou, dado que ambos o incomodaram?

    Se me conseguir apresentar argumentos lógicos e racionais que justifiquem a diferença acima referida, eu admito prontamente que exagerei quando aludi à hipocrisia e a opressão dos animais domésticos.



    Deixando as touradas a um lado, e tentando responder aos exemplos que colocou:

    Sobre o leão/gato: O leão eu metia-o no "meu" Saco 1 caso tivesse sido trazido do seu habitat, com o intuito de completar uma vaga no zoo. Ou no "meu" Saco 2, caso se tratasse de um centro de investigação que o resgatou a um circo, etc. Nesse caso não o distinguia do gato de apartamento que foi resgatado da rua, (Saco 2). Já se quem o resgatou tem uma casa, jardim, e deixa o animal passear por onde quer, cuida-o, dá-lhe de comer, esse gato ia para o "meu" Saco 3.

    Sobre a abelha/gato: em 1º lugar, não esmagaria uma abelha porque seria por pura vingança, eu já estaria picado e ela iria morrer em todo o caso. Agora, se a abelha/gato ainda não me tivesse picado/arranhado, tentaria que não o lograsse, afastaria-me ou afugentaria-a. Se morresse morreu, paciência. Mas nem a abelha nem o gato o atacaria sem motivo. O mesmo com as aranhas e afins... Já o mosquito não escapa, porque tarde ou cedo lá me irá picar, é certinho. Mas que tem isso que ver com o prazer tauromáquico?
  2.  # 242

    Diretamente não tem nada com o prazer tauromáquico, tem simplesmente a ver com a nossa natureza de dominância sobre todas as outras espécies. Seja na arena, seja ao manter um animal em casa, seja a fazer um ensaio cientifico a verdade é que submetemos o animal à nossa vontade.
    A questão ideológica é: a partir de que pressupostos é que esta nossa atitude, é válida do ponto de vista ético?
    Repare que
    - Tourear um touro na arena
    - Manter um cão em casa

    São duas acções que visam apenas o divertimento do homem,embora seja incomparável a brutalidade em causa (se bem que há cães que também são mal tratados e que passam fome).

    Quando um grupo fundamentalista vem querer proibir a pratica da tourada, penso mantendo uma coerência ideológica, com o tempo também quererá proibir a domesticação dos animais, ou então caem em hipocrisia.

    Tudo isto são questões que eu não consigo encarar de animo leve,porque facilmente podemos estar nas mãos de governos extremistas que obrigam ao "pensamento uno" e são eleitos sob bandeiras aparentemente inócuas.

    Cingindo-me à questão do tópico:
    1-Nas touradas não gosto de ver o touro a sofrer. Contudo poderão existir razões económicas, sociológicas e culturais que eticamente validem a actividade, ainda que ache que nada valide aquele tipo de sofrimento.
    2-Jamais tentaria impor a sua proibição (gera sempre fractura e é contraproducente)ma vez que não sou de uma zona de touradas, logo não sou conhecedor profundo da envolvente das mesmas.
    3-Bater-me-ia acerrimamente pela sua evolução para uma pratica não dolorosa para o touro (ex. bandarilhas em velcro ou colocar um aparato no dorso do touro onde as bandarilhas seriam espetadas, até se podia imitar sangue e tudo), ainda que a pressão psicológica não fosse eliminada, era um mal menor.

    Basicamente acho que todos nós antes de concordar ou apoiar posições extremadas, devemos pensar seriamente no problema sob todos os ângulos e não tomar a decisão de ânimo leve. Caso contrário, todos nós temos uma noção da história, todos sabemos que ela é cíclica e todos sabemos que discursos extremistas quando proferidos em periodos concretos tê escalabilidade descontrolada resultando em regimes que fomentam nada mais que a miséria humana.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  3.  # 243

    Colocado por: HAL_9000- Tourear um touro na arena
    - Manter um cão em casa

    São duas acções que visam apenas o divertimento do homem, embora seja incomparável a brutalidade em causa



    Tem razão, por isso digo que em nada ajuda comparar ou ir buscar outros exemplos (de sacos diferentes).
    • size
    • 9 outubro 2019

     # 244

    Colocado por: HAL_9000

    Se se diz defensora dos direitos dos animais, tem de concordar com isto. Se como eu optar por respeitar, ou pelo menos conhecer de forma profunda tudo o que envolve trato animal. Agitar a bandeira da defesa animal, só porque trata be, o gatinho, enquanto chama retrógrado a outra pessoa que gosta de touradas, é que eu acho uma atitude redutora e potencialmente hipocrita.



    Que disparatada comparação ! Gostar de touradas é um gozo pessoal seu, desprezando, que para isso, está a assistir ao massacre violento de animais até à morte.
    A sua capacidade de avaliação é, efectivamente, retrógrada e inconcebível, perante o real sofrimento de um animal a ser, severa e lentamente, torturado numa arena e, seguidamente, alvo de dolorosa matança. Conceitos bárbaros...
  4.  # 245

    Claro que não fazem sentido, obrigada por partilhar a petição. O fim das touradas está para breve, só pode, não há espaço para tortura animal num país que se diz evoluído.
    Concordam com este comentário: Jota5, N Miguel Oliveira, Bricoleiro
  5.  # 246

    Colocado por: size

    Que disparatada comparação ! Gostar de touradas é um gozo pessoal seu, desprezando, que para isso, está a assistir ao massacre violento de animais até à morte.
    A sua capacidade de avaliação é, efectivamente, retrógrada e inconcebível, perante o real sofrimento de um animal a ser, severa e lentamente, torturado numa arena e, seguidamente, alvo de dolorosa matança. Conceitos bárbaros...

    Aconselho-o a ir ler todas as minhas intervenções antes de me acusar de amante de touradas, é precisamente este julgamento desprendido de reflexão que abomino. Lembre-se que partiu para o ataque pessoal e isso diz algo sobre si. Passe bem
  6.  # 247

    Colocado por: JoelM

    Hipocrisia é comparar o incomparável para tentar justificar algo!


    Comparar o incomparável tinha o objectivo de forçar a reflexão. Se não reflectiu e acha que isto é hipocrisia, então o Joel não sabe o que hipocrisia é.

    Vou-lhe dar um exercício simples de reflexão:
    - Quantas famílias em Portugal ficariam sem rendimentos, ou os veriam reduzidos consideravelmente se amanhã fosse aprovada uma lei a proibir as touradas?
    - qual a extensão de montado que ficaria abandonada à mercê do fogo?

    Note que eu penso nisto mesmo odiando touradas a adorando os touros.
  7.  # 248

    Colocado por: JoelM

    esclareça lá quantas...
    Está muito enganado se pensa que no negócio das touradas (criação de touros) estão famílias de rendimento mínimo ou algo do género. Sabe o que é uma ganadaria? vá ver quem são os donos e que negócios têm! Fossem a viver dos touros para touradas e já tinham ido à falência à muito!



    A serio que isso é um argumento? sabe que os touros bravos pastam nas pastagens, não em florestas certo?
    Ok se já tem as respostas reflexão feita. Eu não as tinha.

    Aposto que os donos das ganadarias vão de galochas tratar dos touros, não têm subcontratados.
    Também não tinha ideia que os montados não ardiam, mas sendo assim, agradeço a novidade.

    Só não consigo perceber uma coisa, se o impacto económico e social das touradas é assim tão diminuto, porque que ainda não foi banida a prática, e mais grave porque que é subsidiada? É que sendo assim não entendo
  8.  # 249

    Colocado por: HAL_9000- Quantas famílias em Portugal ficariam sem rendimentos,



    Voltando à chatice das comparações: quando o negócio já não der, por proibição ou simples falta de interesse, essas famílias farão o mesmo que aquelas que viviam da prostituição, dos que vendiam contrafacção, dos policias-sinaleiros, dos engraxadores de sapatos, dos taxistas... adaptar-se-ão, não se preocupe... lá procurarão a solução que melhor lhes convier.

    Nota: favor de não se focar nas profissões que mencionei, podia ser qualquer uma, que em determinada época esteve em crise, foi proibida ou está a ser ultrapassada...
  9.  # 250

    Colocado por: HAL_9000Só não consigo perceber uma coisa, se o impacto económico e social das touradas é assim tão diminuto, porque que ainda não foi banida a prática, e mais grave porque que é subsidiada? É que sendo assim não entendo


    Nem eu, esta "arte" não faz sentido...
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 251

 
0.0200 seg. NEW